« Homem come macarrão há 4 mil anos | Descascando o pimentão | Os segredos da crítica gastronômica »

Descascando o pimentão

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

Alguém aí conhece uma técnica infalível para se tirar as cascas do pimentão? Em algumas pesquisas, descobri pelo menos três: mergulhar em água fervente por cerca de um minuto, como os tomates; tostar sobre a chama do fogão; e, finalmente, assar no forno e depois deixar dentro de sacos plásticos por algum tempo, de forma a cozinhá-los no bafo.

pimentao_2.jpgA primeira pareceu um tanto difícil de funcionar, por algum motivo que me escapa à memória. A segunda, agressiva demais. Colocar o pimentão diretamente sobre a chama poderia, a meu ver, queimá-lo e prejudicar o resultado final da receita que darei em seguida. Fui com a terceira. Funciona muito mal.

Na foto vocês podem ver um pimentão vermelho todo enrugado. É assim que ele fica quando sai do saco plástico após dez minutos abafando. As partes que ficaram diretamente em contato com a assadeira no forno, mais tostadas, soltam-se facilmente. O resto fica tão grudado quanto antes. Assim, da próxima vez testarei o método da chama do fogão.

pimentinho.jpgO objetivo de todo o esforço era fazer uma conserva de pimentões vermlhos e amarelos que comi pela primeira vez em uma cidadezinha perto de Rimini, na casa de um ex-padrasto italiano. Sua nova esposa, preocupada com minha falta de peso após três meses viajando de mochila pela europa, preparou algumas das refeições mais deliciosas que já comi. Na primeira, assou pimentões no forno e retirou-lhes a casca — não vi como fez, infelizmente —, servindo-os depois com muito azeite por cima. Assados, os pimentões ficam doces e muito mais saborosos. Sem casca, esse efeito aumenta ainda mais.

Muito simples e muito gostoso. Como a maioria dos bons pratos, aliás.

O detalhe sórdido é que um dos pimentões amarelos estava grávido! Ao abri-lo, encontrei o pequeno bebê que está na segunda foto. Mal espero para comer essa vitela de páprika.

Marcelo Träsel | 13.10.2005, 21:52 | Comentários (17) | TrackBack (0)