« Como decantar vinho | Pão de banana | Florianópolis »

Pão de banana

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

pao_banana_1.jpgSobravam algumas bananas na fruteira. Que fazer, antes que se estragassem no calor de 40°C de Porto Alegre? Olhei para o canto da cozinha e vi a panificadora automática que minha avó me deu quando me mudei para este apartamento. Faz uns pães até bem decentes. Fiz até pão de milho e ficou bem aceitável, mas há meses não usava de novo. Fui procurar alguma receita de bolo de banana no manual de instruções. Achei um pão de banana e chocolate, cuja receita segue abaixo:

— 3 bananas maduras, amassadas
— 1 col. chá de sal
— 1/2 copo-medida — cerca de 1 xíc. — de açúcar
— 1/3 de copo-medida de manteiga
— 2 ovos
— 3 col. sopa de leite azedo
— 1/2 copo-medida de nozes picadas
— 1/2 copo-medida de chocolate ralado
— 2 copos-medida de farinha de trigo
— 2 col. chá de fermento biológico

panificadora.jpgO grande lance da panificadora caseira automática é que basta jogar tudo na assadeira e ligar a energia, que ela faz tudo sozinha: mistura e assa. Não usei chocolate e pus açúcar mascavo no lugar do refinado. Também não tinha nozes, mas aproveitei para dispensar um pacote de amêndoas picadas pela metade que estava havia meses no armário. Acrescentei ainda canela e noz moscada.

O resultado foi bem satisfatório. O sabor ficou muito bom, embora pudesse ter usado mais canela e mais noz moscada. Açúcar mascavo também foi uma boa idéia. Infelizmente, ficou um tanto embatumado. Não cresceu. Acho que há líquido demais na massa. Da próxima vez, usarei menos ovos e leite.

Marcelo Träsel | 25.11.2005, 10:46 | Comentários (4) | TrackBack (0)