« Pão de banana | Florianópolis | Acabou em calzone »

Florianópolis

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

peixe_sto_antonio_lisboa.jpg
Algumas considerações gastronômicas sobre minha recente visita a Florianópolis:

— Provei o famoso peixe escalado. Trata-se de peixe salgado e seco em varais, daí o "escalado". Comi no restaurante Chão Batido, em Santo Antônio de Lisboa. Meio decepcionante, na verdade. Diria que faltou tempero no "peixe à Santo Antônio de Lisboa", visto na foto aí ao lado. Estava meio insosso. A receita é uma clássica de bacalhau: cebola, tomate, batata e azeitona, tudo cozido na mesma panela. A moqueca de ostras, mexilhões, polvo e camarões pode ser uma escolha melhor.

— Tomei chope de vinho. É produzido em Foz do Iguaçu e distribuído pela Klaus Bier. Não é ruim, mas também não é ótimo. O sabor lembra um pouco o do refrigerante Grapete. O esforço é válido, entretanto. Na Bélgica, produz-se muita cerveja com sabor de frutas como pêssego, morango ou framboesa, chamadas lambic. O telefone da distribuidora é 48 235-1724.

— É possível sobreviver por pelo menos quatro dias apenas dos coffee breaks de congressos. Ainda mais quando tem bolo de damasco, pães de queijo e empadinhas de palmito.

— Tudo na beira da praia é caro. Inclusive, o peixe sai mais caro do que carne ou frango. Um verdadeiro absurdo. Enquanto um prato de carne com cebola na chapa custava R$ 10, iscas de peixe saíam por R$ 12. Em todo caso, ambas estavam deliciosas. Só não lembro o nome do restaurante na praia dos Ingleses.

Marcelo Träsel | 1.12.2005, 18:48 | Comentários (3) | TrackBack (0)