« Florianópolis | Acabou em calzone | Hiperatividade »

Acabou em calzone

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

Mandando ver um Mini Kalzone de filé com cheddar na praça de alimentação da UFSC, fiquei me distraindo com a história em quadrinhos que veio sobre a bandeja. Explicava a suposta origem do calzone, ou "perna de calça", do italiano, conforme este dicionário. Na verdade, parece que plagiaram a explicação da história do sanduíche. Observem os quadrinhos abaixo:

calzone_2.jpg

Não foi possível encontrar nenhuma história confiável para o calzone. Ele é apenas mencionado na história da pizza. Nada na Wikipedia, seja em inglês ou italiano. Nada na Larousse Gastronomique.

No entanto, a semelhança com a história do sanduíche é prova quase cabal de uma engambelação por parte da franquia de comida rápida. Estão espalhando de maneira irresponsável fatos históricos provavelmente inverídicos. Isso em um país cheio de ignorantes em matéria culinária, em que muitas crianças nem sabem direito que seus bifes faziam parte de um animal maior — e vivo.

Se alguém tiver dados sobre a origem verdadeira do prato, favor indicar nos comentários. Até onde pude apurar, parece que calzones são inspirados em preparações da culinária árabe, como esfihas.

Marcelo Träsel | 2.12.2005, 22:26 | Comentários (13) | TrackBack (0)