« Experimentando o serviço do BK de POA | A pedidos: ceia de Natal | Uso de hormônio em frango pode ser lenda »

A pedidos: ceia de Natal

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

lombinho.jpgA meu ver, existe apenas uma regra a ser seguida para as ceias de Natal e Réveillon: preparação. A única coisa importante nessas datas é estar junto da família e dos amigos, e, creia-me, você não conseguirá fazer isso se estiver cortando cebola na cozinha. Por isso, a escolha mais óbvia são pratos que possam ser preparados com antecedência e consumidos frios, se possível. Como no Brasil faz um calor senegalesco nessa época, optar por acepipes leves também é sensato. A seguir, uma reunião de algumas receitas simples publicadas neste blog.

Lombinho de porco é uma excelente escolha para a carne. É relativamente fácil de preparar e servir e vai bem com quase tudo. Também é mais barato do que peru e outras carnes típicas da época. Esse da foto ao lado foi marinado por algumas horas em água com duas ou três colheres de sopa de vinho madeira, alho, ervas finas (ou sálvia), zimbro e pimenta do reino. Depois foi salgado e levado ao forno alto por meia hora. Só isso. Em minha opinião, fica até melhor frio do que quente.

Pessoalmente, estaria satisfeito apenas com o lombinho e travessas com damascos, passas, nozes e castanhas variadas para beliscar. O lombinho pode até ser fatiado com antecedência e disposto em travessas junto com as frutas. Você também poderia fazer muffins de atum com alcaparras ou espinafre. Ou então, para facilitar ainda mais, preparar pastinhas para molhar pães e biscoitos. Meu orgulho é minha caponata, mas também gosto muito de guacamole.

Agora, se você insiste em passar horas na cozinha, pode contar com essas receitas de chester, tender e lombinho do Fred Leal. Para algo mais leve, Xico Vargas tem uma receita de salmão. Um filé ao molho de figo é refinado e muito fácil de fazer, mas deve ser preparado na hora. Como acompanhamento, uma salada que sempre faz muito sucesso é minha salada búlgara, e você ainda poderia fazer batatas sautée ou massa ao molho de laranja, ambas simples e deliciosas.

De sobremesa, sugiro sorvete de creme com caldas de frutas, como carambola. Ou pegue a geléia de sua preferência e aqueça com pouca água, pode ser até no microondas. As bebidas que sugiro são a boa e velha cerveja, um espumante brut ou um bom vinho branco, como um torrontés.

Marcelo Träsel | 20.12.2006, 10:59 | Comentários (4)