« Peça em um ato sobre brindes do McLanche Feliz | Preciso ter aulas de mandarim | Comida brasileira é mais do que moda em São Paulo »

Preciso ter aulas de mandarim

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

A Lenara Verle foi à China recentemente e trouxe como lembrança um livro de receitas. Obviamente não entendo nada, mas queria dividir com vocês as duas páginas abaixo.

livro_chines_pombo.jpg

A receita acima é de pombo. Interessante o ensaio sensual com uma ave morta que acompanha as explicações.

livro_chines_cao.jpg

Vocês acham o cãozinho mais lindo vivo ou cozido?

Quase todas as receitas com carne mostram no topo uma foto do bicho ainda vivo, depois uma foto da carcaça e finalmente o prato já finalizado. Há cobra, tartaruga, pés de galinha, porco, pato, cordeiro. No Ocidente, um livro de receitas mostrando o animal vivo é simplesmente chocante, porque lembra que aquele pedaço de picanha sanguinolenta já foi um animal vivo. Pelo jeito, os orientais encaram a morte de forma um tanto mais saudável.

Ou talvez apenas ainda tenham mais contato com o campo. Na verdade, os habitantes de países urbanizados já tiveram mais tolerância à visão da morte. Hoje em dia, lembrar em uma mesa que o filé é no fundo um pedaço bicho morto pode ser considerada uma das melhores maneiras de se tornar impopular nas festas. Os supermercados já exibiram placas com desenhos dos animais de que os pedaços de carne na prateleira haviam sido extirpados. Não à toa, muitas crianças pensam que salsichas nascem em árvores ou algo assim.

Marcelo Träsel | 29.11.2007, 12:37 | Comentários (16)