« Sopa de escarola com arroz | O fogão do Márcio Alemão | O Outback, esse desconhecido »

O fogão do Márcio Alemão

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

Márcio Alemão é o titular da coluna de gastronomia da revista Carta Capital. É o principal culpado por eu ter começado a cozinhar e, principalmente, escrever sobre culinária, pois seus textos me provaram que para ser gourmet não é necessário ser esnobe ou passar dez anos em uma cozinha de um restaurante três estrelas. Como minha pesquisa sobre o melhor fogão residencial se mostrou inconclusiva, decidi entrevistar meu mentor involuntário a respeito do assunto. Aproveitei para perguntar sobre panelas.

A marca de fogões citada pelo Alemão foi comprada pela Fisher & Paykel, recentemente. Peruando pelo Google, também encontrei esse artigo sobre o assunto, que cita um monte de marcas diferentes das quais nunca ouvi falar.

Qual fogão você tem em casa? Se não está satisfeito, qual compraria?

Eu tenho DCS, que é um tremendo fogão que não chega mais por aqui. O importador agora só traz o Viking, cujo preço não vale a pena, a não ser que você não tenha o menor problema em colocar 20 mil reais em um fogão. O Lofra é um bom fogão. Não gosto de Brastemp, mas confesso que faz tempo que não vejo um modelo novo funcionando. Os fogões nacionais tinham, ou têm, um grave problema: ao ligar o forno você aquecia a cozinha e podia assar uma costela lentamente deixando-a encostada na porta do mesmo, do lado de fora.

Francamente, se eu fosse trocar meu DCS eu partiria para um industrial de 4 bocas -- hoje existem modelos muito simpáticos, não tão feiosos. E teria um bom forno elétrico. Pesquise na Paula Souza e adjacências ou Google. Alguns industriais vêm com forno e podem ser boas opções. Mas, repito, faz tempo que não vejo os avanços dos normais Brastemp, Bosch, Eletrolux.

O que se deve ter em mente ao escolher um fogão?

Recomendo: verificar a resistência dos queimadores -- devem ser parrudos -- e o isolamento do forno. Eu tive um GE superbonito que, com o forno ligado, não me deixava encostar a mão nos botões reguladores da chama. Eu paguei uma grana preta no DCS, mas o tenho há sete anos e está inteiro, mesmo com minhas funcionárias mandando ver.

O que é mais importante: um bom fogão ou um bom jogo de panelas? Que tipo de panelas é mais adequado?

Com relação às panelas, sou muito vagabundo nesse quesito, como já disse na revista. Panela tem uma única regra básica: que seja grossa. Não gosto muito de fundos triplos. Gosto muito de alumínio martelado grosso. gosto de ferro; gosto de porcelana tipo Creuset ou similar. Panela é coisa que a gente compra de acordo com o que costuma fazer.

Marcelo Träsel | 29.04.2008, 17:29 | Comentários (9)