As Havaianas da Adidas subtraem a diferença

Se existe algo abominável nas pessoas é a capacidade delas de se deslumbrar. Acreditar no exagero simbólico que costuma vir a reboque e deixa para trás o valor essencial de cada objeto ou experiência adquirida. Não confundam com o espanto permanente diante dos absurdos cotidianos.

Desde 1989, Lula é tomado como uma pessoa sem recursos intelectuais para presidir o Brasil. Até 2002, quem dissesse isso francamente em uma conversa informal seria empalado em pleno Brique da Redenção. Como bem frisou Guilherme Fiúza no No Mínimo, essa acusação estava certa.

Durante 20 anos, escutei os petistas se arvorarem na convicção de que eram o povo escolhido. Hoje, eles se escondem de vergonha e não têm o que dizer. E não dá nem para ter pena deles. Os gaúchos conheceram o deslumbramento concreto do PT quando venceram as eleições de 1998. Foi um fracasso. Enquanto eu esperava que aprendessem alguma coisa com aquilo, ocorreu o contrário. O PT se deslumbrou com Brasília e não há como negar isso. Nem vou citar os acontecimentos em série porque todos estão cheios deles. É simplesmente inadmissível que um governo eleito como foi o de Lula tenha essa corrupção generalizada, desde a sua própria família até os escalões mais furrecas do governo.

O "Rouba, mas faz", do Maluf, foi substituído pelo "Rouba, mas sabe esconder", do PSDB. Até isso os petistas conseguiram. É uma proeza. E não consigo deixar de ver eles depondo na CPI e pensar: "São uns coitados". Mas é a democracia. Exatamente o que os brasileiros merecem. São tão amadores que deixaram rastros de roubalheira por todo o país pela simples razão de EMPUNHAVAM A BANDEIRA DA ÉTICA.

Agora eu assisto o Delúbio Soares claramente dopado, com o melhor advogado criminalista de São Paulo, afirmando que agiu sozinho e que ninguém sabia das mutretas. Tem dó. É patético, constrangedor e repulsivo. E antes que alguém responda que é armação da Direita, eu vou dizer uma coisa: se eles arquitetaram mesmo TODAS essas denúncias, então devem mesmo voltar para o governo, porque tudo se encaixa direitinho. E eu falo de um governo que deixou algo como o APAGÃO acontecer. Eu não queira concordar com o Walter. Sério. Mas esse governo não chega ao fim.

No meu dicionário das Havaianas da Adidas, a figura que ilustra a palavra "Política" é a foto de Luiz Inácio Lula da Silva.

Chega de folclore. Perdeu a graça.

Creative Commons License