Pela chinelização do nosso litoral

O movimento começou com uma entrevista do Miltinho Talaveira ao RSVIP, na semana passada. O trendhunter mais famoso do Estado, em entrevista a Fernanda Zaffari, lançou a sua "campanha pela glamourização do litoral gaúcho". Miltinho deu a entrevista enquanto arrumava as malas, prestes a viajar para a praia. Santa Catarina, claro. Miltinho pretende coordenar a campanha direto de um resort em Jurerê Internacional. De lá ele dará dicas para que o pessoal de Mariluz acondicione o frango de maneira mais elegante, na geleira, à beira mar.

Hoje foi a vez de Martha Medeiros endossar o coro. Em artigo publicado na página 3 de Zero Hora, ela apoia a campanha de Miltinho. Que dupla! Martha estava em Punta quando redigiu o texto, onde afirma que se Torres quer "atrair turistas e não maloqueiros", deve investir em infra-estrutura. "Elitismo, sim, e daí?". Martha comandará o diretório uruguaio da campanha. Pretende focar o trabalho nas tias gordas da praia do Magistério, que precisam perder uns quilinhos. Academias bancadas pelo movimento não estão descartadas.

Pois este freqüentador de Imbé – mais conhecida por Imbéverly Hills, devido à largura das ruas, semelhantes à localidade norte-americana – aproveita para lançar aqui a campanha pela chinelização do nosso litoral. Somos toscos sim, e daí? Quem precisa de cadeiras de palha? Quem precisa de "frescura, leveza e estilo", como pede Martha. Para que ciclovias? Muito mais divertido o off-road dos pedregulhos da Avenida Paraguaçu. Martha quer "palhas, vimes, panos, plantas, tochas". Eu quero peixinhos pintados nas paredes dos botecos. Quero comer areia dos cômoros, que devem invadir o calçadão sempre. Ou o que sobrou do calçadão, destruído depois de alguns verões. Quero obras começadas na véspera do verão e eternamente inacabadas. Quero prefeitos pistoleiros, que freqüentem o xadrez com desenvoltura. Quero tia gorda na praia. Quero frango, farofa, camelódromo e churros.

O movimento já tem adeptos. Conto com o apoio do movimento Cassino Vive. Acabo de ser informado de que o povo de Albatroz foi às ruas contra a campanha de Martha e Miltinho. Em outras praias não foi diferente. "Quero meu Quintão chinelo", dizem as camisetas.

Afinal, é isso que nos faz gaúchos, três meses por ano.

Creative Commons License