2,5 milhões de votos a menos

Caso Lula ganhe a eleição, não conseguirá governar. É o que andam dizendo alguns analistas políticos. O motivo seria o enfraquecimento das alianças políticas do PT depois da crise. O que vem de uma opinião agora pode ser relacionada a dados. Um levantamente feito pelo repórter Marcelo de Morais do Estadão (6/2 A8) mostra que além do enfraquecimento das alianças, dificilmente o PT conseguirá manter sua maioria na Câmara.

Isso porque 2,5 milhões é o número de votos que o PT terá que recuperar para repetir o mesmo desempenho de 2002. O número foi levantado contando os votos de 19 deputados petistas que não terão mais condição de repetir o resultado de quando se elegeram. Seja porque foram cassados¹, se defendem no conselho de ética², deixaram o partido³ ou sairam da Câmara para aceitar outros postos.

Ainda não se sabe para onde irão esses votos. Alguns petistas acham que o partido conseguirá manter a maioria entre as três maiores bancadas, devido ao aumento do número de prefeitos e vereadores de grande expressão regional. Uma estratégia do partido para tentar reverter o caso será tentar convencer o maior número de ministros a disputarem as eleições.

¹ José Dirceu foi o petista mais bem votade em SP tendo mais de meio-milhão de votos.

² José Mentor, João Paulo Cunha, Professor Luizinho, João Magno, Josias Gomes da Silva e Paulo Rocha, que renunciou para não perder o mandato.

³ Orlando Fantazzini, Ivan Valente, Luciana Genro, João Batista Babá, Fernando Gabeira, João Fontes. Além de três campeões regionais que foram para o PSOL: Chico Alencar (RJ 169.111 votos), João Alfredo (CE 112.144) e Maninha (DF 98.049).

Creative Commons License