Quem precisa do PMDB agora?

Há uma polêmica no ar sobre a estratégia petista para 2006. O apoio do PMDB é necessário ou não para eleger Lula? Ricardo Berzoini diz que não. Já José Dirceu diz que a aliança é a "chave da sucessão".

O PT faz bem em deixar Dirceu no passado. Apoio do PMDB, é sempre bom lembrar, não garante a eleição de ninguém. José Serra lançou-se com Rita Camata em 2002 e perdeu nos dois turnos. Se os dados da CNT/Sensus se confirmarem, Lula estaria dez pontos na frente de Serra, sem sequer ter começado a campanha eleitoral.

A "chave da sucessão", ao contrário do que pensa Dirceu, é uma boa campanha de primeiro turno. A Revista Veja desta semana já chama atenção para o fato de que Lula tem aprovação de mais de 80% dos eleitores de baixa renda. Sem ainda uma campanha articulada, o presidente já vê seu prestígio em recuperação.

Já o PMDB está adotando a estratégia mais inteligente das últimas duas décadas ao lançar candidatura própria. A oito meses do pleito, é hoje o único partido com vaga garantida no Planalto, qualquer que seja a cor do novo governo em 2007.

Creative Commons License