Não faz beicinho

Em nota divulgada à Imprensa, a coordenação da campanha de Germano Rigotto enfatiza que tinha certeza da vitória em razão das pesquisas de voto realizadas nos dias que antecederam as prévias. Mas não fizeram o cálculo da tal Fórmula de Ponderação (a grosso modo, voto proporcional à importância dos estados).

No release, Rigotto "acredita que esse critério gerou grandes distorções, mas reconhece que, utilizando essa interpretação, a vitória é do candidato Anthony Garotinho. E que por esse motivo vai continuar ao lado dele lutando pela consolidação da candidatura própria do PMDB".

Agora é retornar ao RS para tratar de assuntos mundanos, como a greve do Cpers que está para completar um mês.

Nota à Imprensa

Campanha Germano Rigotto Presidente – PMDB

1) Os 61,19% dos votos dados a Germano Rigotto no último domingo consagram uma importante vitória política.

2) Apesar da maioria de votos obtidos no pleito por Rigotto, atingindo 7.580 votos, a alteração da fórmula de ponderação do peso dos estados, estabelecida pela Comissão de Recursos do partido no último dia 15, acabou determinando que Anthony Garotinho fosse vitorioso. Essa alteração gerou situações, como a do estado Pará, por exemplo, onde votaram 34 convencionais. Ali, Rigotto obteve 7 votos e Garotinho 27. Apesar do número pequeno de votantes, o peso ponderado para Garotinho no estado foi de 3,6653 ponto no resultado final. Nesse estado. Rigotto teve 0,953 pontos. Por outro lado, em Santa Catarina, onde Rigotto recebeu 1.187 votos contra 159 de Garotinho, o governador gaúcho obteve, após a ponderação, apenas 3,2242 pontos para serem somados ao resultado final, contra 0,4319 de Garotinho. Ou seja, chegamos à situação em que os 27 votos obtidos por Garotinho no Pará tiveram mais peso no resultado final que os 1.187 votos obtidos por Rigotto em Santa Catarina (ou seja, 3,6653 contra 3,2242).

3) Vale ressaltar que os resultados finais das prévias registram que Germano Rigotto obteve um total de 7.589 votos (61,19%) contra 4.807 (38,81) de Anthony Garotinho. Resultado que confirma as pesquisas divulgadas pelo nosso Comitê Campanha alguns dias antes das prévias. Pela regra de ponderação estabelecida desde o início do processo de prévias, e que foi alterada no dia 15, Rigotto teria 53,36%, contra 46,64% de Garotinho. A partir da nova fórmula de ponderação, esse resultado acabou ficando 51,71% para Garotinho contra 38,87% para Rigotto.

4) Rigotto acredita que esse critério gerou grandes distorções, mas reconhece que, utilizando essa interpretação, a vitória é do candidato Anthony Garotinho. E que por esse motivo vai continuar ao lado dele lutando pela consolidação da candidatura própria do PMDB.

Brasília, 20 de março de 2006

Coordenação da Campanha Germano Rigotto Presidente

Creative Commons License