« As melhores refeições da minha vida - 2 | A melhor droga colombiana | Quero uma assinatura do Estadão »

A melhor droga colombiana

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

Estou em órbita. Acabo de ingerir a primeira dose do carregamento de pó que meu pai trouxe da Colômbia. Só posso dizer que é produto da maior qualidade. Muito menos grosseira do que a versão tupiniquim. A acidez inexiste, desce como seda. Muito, muito sutil mesmo. É o bagulho 100% puro.

Estou falando do Cóndor.

Já havia lido por aí que a Colômbia decidiu há alguns anos investir na qualidade de seu café, em vez de simplesmente aumentar a produção em quantidade. O resultado é que se tornou um dos maiores exportadores de grãos de alta qualidade. Só para começo de conversa, toda sua produção é da variedade arabica, enquanto a brasileira é predominantemente robusta. Claro que a Colômbia também conta com uma geografia e clima favoráveis.

Por sorte meu pai tem contatos na indústria alimentícia, assim conseguiu um pacote do tipo que a associação de produtores usa para enviar como amostra aos clientes. É realmente muito suave, como já haviam me dito. Apesar disso — ou talvez por isso — percebe-se muito melhor o sabor característico do café. Presta-se, portanto, mais ao coador do que à máquina de expresso doméstica.

Marcelo Träsel | 15.10.2006, 15:31 | Comentários (1)