Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« grandes questões da humanidade | reversão de expectativas | dândis »

reversão de expectativas

Nada na capa do UOL, na do Terra, na da Folha, na do Estadão ou na do ClicRBS. As notícias sobre os EUA, em todas as capas: Schiavo e a explosão na refinaria. Sobre aquilo que poderia interessar de verdade os leitores tupiniquins, zilch.

Não é sempre que o Cisco escreve algo distintamente idiota, então convém aproveitar. O parágrafo acima demonstra total desconhecimento da realidade de uma redação e, mesmo, do país.

A visita do Rumsfeld não "interessa de verdade" aos leitores tupiniquins. De fato, a maior parte deles provavelmente nem conhece o sujeito. Qualquer um que tenha experiência em uma redação sabe que tropeços do Bush ou palavrório do Hugo Chávez rendem muito mais em termos de audiência. Uma inválida morrendo de fome e uma refinaria em chamas, então, derrubam até o Lula das manchetes.

O Cisco até que parte de uma premissa verdadeira — "É que um Rummy que se dá bem com o nosso governo não é notícia. Não se encaixa na narrativa. Destoa." — mas tira conclusões erradas. Não destoa porque todos os jornalistas são um bando de comunas, ou um bando de preguiçosos, mas porque todas as notícias sobre o passeio de Rummy em Pindorama são boas, como o próprio colega admite. E notícia boa não vende jornal.

Em todo caso, está superestimando a capacidade de julgamento dos repórteres sob a pressão do relógio em um grande portal. Ah, se as pessoas soubessem como se fazem os jornais e as salsichas...

25 de março de 2005, 3:03 | Comentários (12)



Sugestão da
Livraria Cultura

silverspoon.jpg

mãos de cavalo,
por daniel galera

 

Stumble Upon Toolbar

 

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.