Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


jornalismo realmente alternativo

Vale a pena prestar atenção à revista Semana 3. Apesar de se propor a ser um guia de lazer, as pautas que publicam poderiam servir de exemplo a veículos maiores. Nesta edição, por exemplo, há uma entrevista com o marqueteiro da campanha do "não" no referendo. Mesmo acompanhando com alguma atenção o noticiário, era difícil ver qualquer menção aos bastidores na grande mídia. Furo deles. Nos últimos meses, também houve reportagens de denúncia sobre poluição causada pela Unicamp.

Além disso, a revista é organizada, sem erros. Nota-se que contam com uma boa equipe. Por falar em equipe, trazem o impagável Alexandre Soares Silva entre os colunistas. Capaz de ter idéias originais como esta: "Acham que políticos se importam em serem atacados em colunas na página dois? Claro que não – ninguém se importaria. Eu sei que eu adoraria. Não, não – jogue todos para uma notinha no último caderno. Isso sim seria subversivo". O guia de lazer campinense é original no que concerne à categoria, talvez seja essa sua qualidade.

É, eu sei. Como tenho coluna lá, minha opinião é suspeita. Enfim, leiam meu novo artigo.

22 de novembro de 2005, 22:25 | Comentários (5)

gourmet parvenu

Está no ar a mais nova coluna gastronômica do Semana 3.

10 de outubro de 2005, 9:56 | Comentários (0)

chimarrão, the american way

Um norte-americano, divorciado de uma argentina, explica como fazer chimarrão no Slashfood. Ia muito bem, até que sugeriu aos paladares delicados da América do Norte adicionar AÇÚCAR ou MEL ao mate. Se um bagual desses me aparece em Porto Alegre durante a Semana Farroupilha, leva mais relhaço que o Capitão Gay, tchê!

13 de setembro de 2005, 23:58 | Comentários (10)

de vinhos e biólogos

Na mais nova coluna para o Semana 3, uma temerária aventura pelo mundo dos vinhos.

5 de setembro de 2005, 0:29 | Comentários (4)

beberagem sagrada

Não é que o café precise de maiores argumentos em seu favor, além do gosto, mas sempre é bom saber que ainda por cima faz bem.

31 de agosto de 2005, 15:07 | Comentários (2)

arigatô, sakamoto

Já está no ar a nova coluna para o Semana 3. Desta feita, com o relato de uma excursão ao restaurante que serve o melhor sushi de São Paulo, quiçá do Brasil.

31 de julho de 2005, 20:05 | Comentários (3)

prazer gelado

Ninguém que se pretenda gourmet poderia passar pelo bufê de sorvetes da Cronk's sem pegar uma bola para provar o novo sabor: gergelim. Vai que funcione? E funciona! A base é um sorvete de leite com pouco açúcar, ao qual são misturados grãos de gergelim tostados. Fica muito parecido com halawi, mas sem aquela doçura quase insuportável.

A Cronk's fica na rua Felipe Camarão, 611, Bom Fim. Pertence a um judeu simpático e além dos sorvetes, oferece pratos típicos, como shwarma e falafel — e matzot em caixinhas com escritos em hebraico. Em termos de custo benefício, é a melhor sorveteria de Porto Alegre. O sabor chocolate forte dá de dez a zero nas Gelaterias Parmalat da vida, bem como o de doce de leite. Sempre há alguma criação diferente para provar.

31 de julho de 2005, 19:21 | Comentários (18)

e por falar em cerveja...

A edição corrente da Revista V traz matéria minha a respeito de cervejas artesanais do sul do país.

27 de julho de 2005, 19:34 | Comentários (2)

abadia

Vem aí mais um possível motivo de vício. É elogiável o esforço da Ambev em tentar produzir cervejas que prestem no Brasil — muito embora ela seja culpada por grande parte das que não prestam. A rigor, as únicas cervejas bebíveis da linha "popular" são a Serramalte e a Brahma Extra. Mesmo a Bohemia pilsen não é mais grande coisa. Da linha chique, a Bohemia escura é razoável, mas a Weiss não chega lá — ainda que seja melhor do que as bebidas populares e mais barata do que as cervejas artesanais. A royal ale era boa, mas saiu de linha.

27 de julho de 2005, 16:02 | Comentários (5)

paralelos

Não conhecia essa tal de revista Paralelos, até receber um convite do Delfin para escrever uma resenha sobre Anthony Bourdain. É interessante.

17 de julho de 2005, 16:24 | Comentários (0)

yiiiii-ha!

O Texas é muito mais do que barbecue — porque, afinal, para chamar aquilo lá de churrasco, só sendo carioca — e chili. Ao menos é o que diz John Raven. Pelas camadas adiposas, roupas ridículas e Amber Visions, deve saber do que está falando.

12 de julho de 2005, 13:53 | Comentários (3)

comida rápida

Em nova coluna para o Semana 3, o resultado de uma perambulação pelas mais tradicionais lanchonetes de São Paulo.

Faltou espaço só para citar o Rancho da Empada, que também é excelente. A massa se desmancha na boca — é, é BEM gordurosa. Os dois recheios testados, abóbora com carne de sol e escarola com bacon, parecem os mais interessantes e são combinações muito boas. A de camarão é a mais famosa.

11 de junho de 2005, 13:14 | Comentários (5)

beans on toast

Este sujeito certamente leva os feijões cozidos em molho de tomate muito a sério. Por sinal, leitores que tiverem uma receita de como cozinhar os feijões brancos desta maneira, podem enviá-la por email ou deixá-la nos comentários.

10 de junho de 2005, 8:24 | Comentários (2)

não têm vacas? que comam cavalos

Which has made Baker's auction a major supplier of the American horsemeat industry. Each year, roughly 60,000 horses are slaughtered for meat. Nearly all of it is sold overseas, to countries like France, Belgium, Italy, and Japan, where horse is a delicacy. With mad-cow disease posing a serious threat, horsemeat is a welcome low-fat, high-protein substitute for beef. Its flavor is a cross between beef and venison, slightly sweeter in taste, and surprisingly tender. And the U.S. is the world's largest provider.

Outro país famoso por pratos à base de carne de cavalo é a Áustria. Alguém sabe onde se consegue comer em Porto Alegre, ou a uma distância razoável daqui?

9 de maio de 2005, 1:14 | Comentários (5)

a nova religião

Na nova edição do Semana 3, desço a lenha no vegetarianismo e no naturebismo religiosos. Não deixem de ler também a sempre excelente coluna do Alexandre Soares Silva.

4 de maio de 2005, 23:43 | Comentários (6)

caponata dei caponate

Como redenção pela coluna anterior no Semana 3, desta o leitor pode conferir uma receita exclusiva.

8 de abril de 2005, 21:10 | Comentários (7)

em favor do tabaco

Um dia desses teria de escrever uma péssima coluna para o Semana 3.

27 de fevereiro de 2005, 19:58 | Comentários (3)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif


OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.