Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


porto dos casais, a novela

Em uma entrevista no Debates TVE, o secretário estadual dos Transportes, Alexandre Postal, anunciou a retomada das obras de revitalização do cais do porto da capital gaúcha. Com um detalhe apavorante: Isaac Ainhorn, que em nome de interesses imobiliários acabou com o bairro Bom Fim e fez força para permitir a construção de prédios cada vez mais altos em cada vez mais regiões de Porto Alegre, faz parte da comissão responsável pelas obras.

Continue Lendo...

31 de março de 2005, 1:14 | Comentários (21)

espírito de porco

Certamente haverá quem diga que a vitória de Jean no Big Brother 5 é uma amostra da maior tolerância do brasileiro em relação a homossexuais e outras minorias. Mas os votos vieram da admiração dos espectadores, ou da gratidão do populacho por diverti-lo com seus trejeitos gays? Convém sempre duvidar do tal brasileiro tolerante.

30 de março de 2005, 2:13 | Comentários (26)

coisa feia!

Expor casos como a "coincidência" entre as entrevistas com Woody Allen feitas pelo site Suicide Girls e a revista Istoé é um dos melhores aspectos dos blogs. Se o jornalismo fiscaliza o poder estatal e econômico, agora o cidadão pode fiscalizar o poder midiático do jornalismo.

E falta do que fiscalizar, não há. Com muito otimismo, poder-se-ia imaginar que o repórter leu diversas entrevistas com o diretor, repetiu algumas perguntas e o cineasta repetiu as respostas. Pesquisar entrevistas anteriores é comum entre repórteres, mas os mais espertos usam o recurso para fazer perguntas diferentes. No mínimo, Osmar Freitas Jr. peca por falta de imaginação.

Algo que incomoda nas diversas teorias a respeito do jornalismo é a falta de lugar para a incompetência, burrice, ou simples preguiça dos repórteres. A maioria dos pesquisadores vê conspirações ou constrangimentos econômicos em todos os erros e casos de má-fé, quando na maior parte das vezes não passam de resultado da falta de saco.

Mas esta entrevista parece ser má-fé, mesmo. Só resta esperar a demissão de Osmar Freitas Jr., ao se comprovar o plágio. E que a cabeça, após rolar, seja pendurada na praça Júlio Mesquita, como exemplo.

30 de março de 2005, 0:41 | Comentários (8)

especial de páscoa ou análise do discurso aplicada à oração

Ó Fonte da Manifestação!
Pai-Mãe do Cosmo
Focaliza Tua Luz dentro de nós, tornando-a útil.
Estabelece Teu Reino de unidade agora.
Que Teu desejo uno atue com os nossos,
assim como em toda a luz e em todas as formas.
Dá-nos o que precisamos cada dia, em pão e percepção;
desfaz os laços dos erros que nos prendem,
assim como nós soltamos as amarras que mantemos da culpa dos outros.
Não deixe que coisas superficiais nos iludam.
Mas liberta-nos de tudo que nos aprisiona.
De ti nasce a vontade que tudo governa,
o poder e a força viva da ação,
a melodia que tudo embeleza
e de idade a idade tudo renova.

Continue Lendo...

27 de março de 2005, 22:00 | Comentários (6)

a luta continua

Nesta terça-feira, a Suprema Corte dos Estados Unidos começa a julgar um processo da indústria fonográfica contra duas empresas responsáveis por softwares de P2P, a Streamcast e a Grokster. A Economist faz uma análise da briga judicial, salientando que a ação ameaça travar o desenvolvimento de novas tecnologias para a WWW e que provavelmente não resolveria o problema do declínio das vendas. Aposta que as vendas não declinaram por causa dos downloads ilegais, mas simplesmente porque ninguém se dispõe mais a pagar por porcarias.

Ao fim e ao cabo, a resistência da indústria é fútil. Ou seus executivos não aprenderam nada com os casos do gravador K7 e o VHS, ou estão apenas querendo desviar a atenção dos acionistas do problema real — e também, claro, seguindo a velha regra do "quem não chora não mama", para ver se conseguem ao menos algumas concessões da Justiça norte-americana.

26 de março de 2005, 15:32 | Comentários (3)

wishlist

Saeco Incanto Sirius. Um dia hei de tê-la.

26 de março de 2005, 15:05 | Comentários (4)

dândis

O número dois da REVISTA ROMANO traz em sua matéria de capa um perfil do ator Edson Celulari. Um exemplo do que é ser Romano. Além de bonito, se cuida, é bom marido, bom pai e excelente caráter. Um homem admirado pelas mulheres e modelo para outros homens.

A revista desmistifica a cirurgia plástica para os homens. Com depoimentos de cirurgiões plásticos e de pessoas que já passaram pelo bisturi para melhorar ou corrigir alguma parte do corpo, entre eles, o apresentador Otávio Mesquita.

[...]

Você sabe dizer qual parte do corpo masculino as mulheres costumam prestar bastante atenção? Acredite: as mãos! Então, é melhor vencer a vergonha ou o preconceito, e procurar um especialista. Sim, um manicuro – e também um pedicuro!

[...]

Viver com prazer é a maior conquista do homem moderno.

Dão o nome de Romano à revista e depois os metrossexuais não querem ser confundidos com uranistas.

26 de março de 2005, 14:36 | Comentários (4)

reversão de expectativas

Nada na capa do UOL, na do Terra, na da Folha, na do Estadão ou na do ClicRBS. As notícias sobre os EUA, em todas as capas: Schiavo e a explosão na refinaria. Sobre aquilo que poderia interessar de verdade os leitores tupiniquins, zilch.

Não é sempre que o Cisco escreve algo distintamente idiota, então convém aproveitar. O parágrafo acima demonstra total desconhecimento da realidade de uma redação e, mesmo, do país.

A visita do Rumsfeld não "interessa de verdade" aos leitores tupiniquins. De fato, a maior parte deles provavelmente nem conhece o sujeito. Qualquer um que tenha experiência em uma redação sabe que tropeços do Bush ou palavrório do Hugo Chávez rendem muito mais em termos de audiência. Uma inválida morrendo de fome e uma refinaria em chamas, então, derrubam até o Lula das manchetes.

O Cisco até que parte de uma premissa verdadeira — "É que um Rummy que se dá bem com o nosso governo não é notícia. Não se encaixa na narrativa. Destoa." — mas tira conclusões erradas. Não destoa porque todos os jornalistas são um bando de comunas, ou um bando de preguiçosos, mas porque todas as notícias sobre o passeio de Rummy em Pindorama são boas, como o próprio colega admite. E notícia boa não vende jornal.

Em todo caso, está superestimando a capacidade de julgamento dos repórteres sob a pressão do relógio em um grande portal. Ah, se as pessoas soubessem como se fazem os jornais e as salsichas...

25 de março de 2005, 3:03 | Comentários (12)

grandes questões da humanidade

O fato de o Brasil parecer fazer fronteira com os EUA não é a única impertinência geográfica na novela América. A personagem principal vive dizendo que "todos têm direito à saúde, casa própria" e outras benesses do estado de bem-estar social. Mas isso é na Europa. Nos Estados Unidos, ninguém tem direito a nada sem pagar antes.

24 de março de 2005, 1:07 | Comentários (6)

farisaísmo

E a nutricionista já está procurando seus direitos. A primeira ação que ela tomou - com os advogados Hélio Monteiro Filho e Paulo Marcelo Raposo - foi registrar a marca do seu nome e das palavras que ela gaguejou no ar e que viraram mania nacional, como o exaustivamente falado "sanduíche-íche-íche". "Estamos entrando com ações contra os que utilizaram o material de forma pejorativa, violando o direito autoral com a intenção de obter vantagens financeiras", explica Hélio Monteiro, apontando os exemplos de dois comerciais veinculados nas rádios, em que são explorados os tropeços de dicção cometidos por Ruth.

É, quando o dinheiro começa a cair na conta, toda humilhação com este tipo de coisa desaparece. Será a garota-propaganda de alguma rede de fast-food por quinze minutos.

As pessoas em geral gostam de usar a mídia para autopromoção − mesmo dizendo que estão apenas contribuindo como profissionais para o esclarecimento de público e balelas do gênero − mas se esquecem de que, uma vez transformadas em imagem, esta adquire vida própria e pode se tornar mais famosa do que seu modelo.

24 de março de 2005, 0:52 | Comentários (6)

só matando

É o fim da picada. O Senado, parece, aumentou em mais de R$ 11 milhões as verbas de gabinete. Pior é saber que nada é de fato decidido dentro do processo democrático nas casas legislativas. Pouquíssimas leis não são apenas uma grande ação entre amigos, ou simplesmente irrelevantes. Mesmo quando não há fisiologismo, grassa a ignorância dos deputados e senadores. Na Argentina, já teriam queimado o Congresso. Aqui, o melhor seria simplesmente passar a ignorar Brasília — e deixar de pagar impostos, bien sûr.

23 de março de 2005, 1:48 | Comentários (9)

happy happy joy joy

Após um início deprimente, com temperaturas acima dos 30°C, o outono finalmente mostra a que veio em Porto Alegre. As temperaturas mínimas previstas para esta semana chegam aos 16°C.

Nesta terça-feira mesmo já se podia usar calças sem transpirar no centro da cidade. Ou seja, finalmente fica humanamente possível tirar os casacos do armário e vestir-se como gente de verdade.

23 de março de 2005, 0:47 | Comentários (12)

serviço de utilidade pública

Você tem em casa um exemplar de A Sociedade do Espetáculo, escrito por Guy Debord, mas não tem nem idéia de onde ele veio? Bem, pode ter vindo da minha estante. Favor entrar em contato.

22 de março de 2005, 2:15 | Comentários (11)

útil e agradável

Que tal trocar sua armação convencional por óculos em forma de piercing? Difícil deve ser limpar as lentes.

O link é cortesia da Sabrina Fonseca.

22 de março de 2005, 1:24 | Comentários (15)

guia da mídia impressa brasileira

1- O Estado de São Paulo é lido por aqueles que governam o país.

2- O Correio Braziliense é lido por aqueles que pensam governar o país.

3- O Globo é lido por quem acha que deveria governar o país e nas outras regiões do Brasil se fala o carioquês com sotaque fajuto.

4- Os infográficos da Folha de São Paulo são lidos por quem acha que deveria governar o país, mas não entende o Estadão.

5- A Zero Hora é lida por quem gostaria muito de governar o país, se não tivesse de deixar o Rio Grande do Sul.

6- O Correio da Bahia é lido por aqueles cujos pais costumavam governar o país e fizeram um trabalho de merda.

7- O Dia é lido por aqueles que não têm muita certeza de quem governa o país e acham que tanto faz, desde que consigam marcar uma consulta pelo SUS.

8- O Diarinho é lido por aqueles que não têm a menor idéia de quem governa o país e estão pouco ligando, desde que faça algo escandaloso.

9- Hora do Povo é lido por quem acha que o FMI governa o país através daqueles que lêem o Estadão.

10 – O Correio do Povo é lido durante a ida matinal ao banheiro ou numa viagem de ônibus de vinte minutos até o trabalho, ou por quem acha que "Zero Hora mente!". Se essa pessoa for um velho maluco conservador, talvez leia O Sul.

Baseado em uma idéia apócrifa até o momento, publicada no OxBlog. Com colaboração de Pedro Dória no terceiro verbete.

19 de março de 2005, 14:59 | Comentários (11)

o fim está próximo

Criaram algo semelhante a um buraco negro em laboratório. Esses caras ainda vão destruir o mundo.

19 de março de 2005, 4:08 | Comentários (6)

reginaldo, você é tão bom para mim!

As fãs - ou os fãs, afinal, a cavalo dado... - de MARTELADA que porventura quiserem agradar ao signatário nesta Páscoa podem muito bem dar de presente o DVD duplo da TV Pirata.

18 de março de 2005, 2:02 | Comentários (11)

as alegrias da mesa

O chef Emerson Mantovani dá zilhões de receitas sofisticadas no blog Gastronomie. Também faz bons comentários sobre a história da alimentação.

18 de março de 2005, 0:31 | Comentários (0)

cuca, lingüiça e delírio em são joão do oeste

O microônibus passava por um pasto. Um dos passageiros gritou para o fundo:

− Quem não conseguir boceta hoje à noite, aqui tá cheio. E vocês viram o tamanho das tetas?

Alheia aos comentários sobre seus atributos físicos, uma plácida vaquinha malhada continuou pastando em um campo de São João do Oeste, Santa Catarina. Cidade de pouco menos de seis mil habitantes, perto da fronteira com o Rio Grande do Sul. Estávamos todos lá para o VII Encontro Internacional da Família Träsel.

Continue Lendo...

16 de março de 2005, 3:12 | Comentários (16)

jornalismo tecnomarrom

Tailandês que perdeu a perna quando a bateria de seu telefone celular explodiu processa a Nokia. O jornal The Register é, tipo assim, um Notícias Populares das novas tecnologias de comunicação.

Infelizmente, nem todo mundo tem bom humor suficiente para apreciar as ironias do falecido NP. A equipe de MARTELADA mudaria imediatamente de emprego se o jornal em questão fosse ressucitado.

15 de março de 2005, 4:30 | Comentários (9)

gimme all ye riches

A society where art is not a disorganized pile of scratches, scribbled by a drug-induced hippie with his eyes closed, but is an enlightening masterpiece, showing man as he could be and should be: a hero.

A society where being an "individual" is not some superficial trait, such as wearing your pants backwards, or having five rings through your nose, but refers to something important: to being a producer, a creator, a thinker — a moralist.

A society where the evil is not rewarded, but punished, and the good is admired, and praised. A society where virtue is not a weakness, but a strength.

A society where a life of imaginable riches and wealth, is a possibility — for everyone who is willing to think.

Capitalismo: um passeio online. Um oferecimento de Capitalism.Org. Interessante é eles considerarem o anarquismo "não uma forma de capitalismo; anarquismo é uma forma de coletivismo, em que os direitos individuais estão sujeitos ao governo de gangues rivais".

12 de março de 2005, 1:39 | Comentários (11)

ironia do destino

Clérigos muçulmanos da Espanha decretaram a primeira fatwa contra Bin Laden. De acordo com eles, os atentados promovidos pelo saudita vão totalmente contra os preceitos do Corão. O terrorista é acusado de apostasia — de acordo com o companheiro Houaiss, "renúncia a uma religião ou crença, abandono da fé".

11 de março de 2005, 1:41 | Comentários (9)

por que eu tenho um blog?

Sabe Deus. Uma viagem à Europa foi a desculpa para criar o MARTELADA. O objetivo era manter os familiares e amigos informados sobre meu paradeiro sem ter de enviar mensagens a cada um deles. Aí, sei lá, acostumei; até porque, com a morte do COL, a compulsão de escrever andava sem ter por onde escoar.

Mas evidentemente todo mundo sabe que a real motivação é um enorme ego.

11 de março de 2005, 0:59 | Comentários (9)

martelada explica

Saiba como iniciar uma revolução.

10 de março de 2005, 0:34 | Comentários (5)

fogo amigo

Por que tanta gente surpresa com o ataque de tropas norte-americanas ao carro da refém italiana libertada no Iraque? Logo nas primeiras semanas de guerra os soldados britânicos já reclamavam que os ianques eram nervosos, mal-preparados e puxavam o gatilho por qualquer motivo. O mais provável é que tenha sido um engano mesmo, como cometem às centenas todos os dias. Aguarda-se a explicação do Pentágono. Será interessante se a Itália, aliada dos Estados Unidos, ficar insatisfeita e decidir se retirar.

8 de março de 2005, 0:40 | Comentários (8)

contemporizando

Há outros caminhos, além de largar o emprego, para aqueles que não vêem sentido algum em seu trabalho. Um é a procrastinação estruturada. Outro, a preguiça inteligente. Os mais radicais sempre podem se juntar ao Partido Anarquista Alemão e tentar mudar o mundo. A palavra de ordem por lá é Arbeit ist Scheisse ["trabalho é uma merda"].

6 de março de 2005, 23:34 | Comentários (4)


fiatfuck.jpg

Quando a economia local é dominada pela família Fuck, uma cidade não pode esperar muita coisa.

6 de março de 2005, 16:52 | Comentários (5)

trabalho é uma merda

Em uma coluna recente em Carta Capital, o historiador Nicolau Sevcenko registrava uma modificação na maneira como encaramos o trabalho. Na Idade Média, trabalho era coisa de servos. Cavalheiros de verdade dedicavam-se à caça, à música, à guerra e às cortesãs. Escravizávamos para viver. Com a ascensão da burguesia, o trabalho tornou-se um meio de conseguir desfrutar um pouco do ócio antes reservado aos nobres. Passamos a trabalhar para viver.

Hoje, muita gente passou a viver para trabalhar. Num mundo com uma parcela cada vez maior da população alijada da economia de mercado, a competição acirrou-se. Ninguém mais sente-se seguro. Isto leva muitos a ficar 12 horas por dia na empresa, tentando mostrar aos chefes que é indispensável. Os gerentes então acabam percebendo que podem muito bem dispensar algumas cabeças e deixar aquele trabalhador mais pró-ativo fazendo o serviço delas. Com isso, ainda mostram ao CEO sua própria competência. O CEO observa, e vê que é bom. Mas não leva uma vida muito melhor. Só workaholics chegam ao topo da pirâmide corporativa.

Continue Lendo...

5 de março de 2005, 3:05 | Comentários (16)

estilo nipônico

Stay the patient course
Of little worth is your ire
The network is down

E se as mensagens de erro fossem hai-kais?

4 de março de 2005, 1:11 | Comentários (5)

auto-retratator tabajara

eu_ilustrado.gif

Portrait Illustration Maker. Só mais uma daquelas bobagens divertidas encontráveis na internet.

2 de março de 2005, 0:40 | Comentários (6247)

mais do mesmo

O maior problema com os políticos incompetentes que temos de agüentar é o tédio. Nada nunca muda. Sempre as mesmas respostas e reações. Como por exemplo, Lula dizer que a oposição está radicalizando sua declaração sobre corrupção no governo FHC, que estão tentando criar uma crise política e econômica no Brasil. Além disso, José Dirceu e outros petistas de alto escalão estão dando declarações tachando a oposição de irresponsável e de se pautar só por objetivos políticos. Os atores mudarem de lado no palco, mas tudo é igualzinho ao governo anterior — dizer que tudo no governo Lula é igual ao de FHC, nestas alturas, é até chover no molhado.

1 de março de 2005, 2:56 | Comentários (4)

valei-nos, santa clara!

O Jornal Nacional desta segunda-feira anunciou em sua escalada o novo drama da ginasta brasileira Jade. Depois de treinar mesmo com dores de cabeça e de estômago — oh! — e chorar em frente às câmeras, a atleta enfrenta um novo e terrível desafio: entrou para a seleção brasileira!

Com essa terrível desgraça, ela terá de se mudar para Curitiba. Mas não quer, porque é muito ligada à família. Seu pai, com expressão preocupada, sugeriu que ela ficasse na ponte aérea. O irmão prometeu ir junto, se ela for. Jade não sabe como lidar com essa surpresa do destino.

Francamente. Vão se foder. Tanto a Globo quanto a ginasta. A emissora por forçar a barra com requintes de pieguice. A ginasta porque, ora, foi se meter em esporte por que afinal? Todo mundo que tenha um objetivo na vida acaba tendo de fazer sacrifícios mais cedo ou mais tarde. Lide com isso ou vá ser balconista, porra!

1 de março de 2005, 2:25 | Comentários (4)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif


OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.