Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« decepção | habemus papam | antepenúltimo papa »

habemus papam

E está escolhido o novo papa, Bento XVI. O alemão Joseph Ratzinger é o chefe da antiga Santa Inquisição, que hoje adotou um nome um tanto mais eufemístico e evita enviar hereges para a fogueira. Alguns acham que ele é um nazista, porque tem o costume de silenciar as vozes dissonantes na igreja.

É difícil prever, entretanto, como será o pontificado de Ratzinger. Provavelmente será curto, pois ele já tem 78 anos. Espera-se que seja conservador, ao menos no que tange a manter a política do falecido Karol. Mas talvez um exame dos Bentos anteriores possa jogar alguma luz sobre o futuro.

Bento XV, que reinou de 1914 a 1922, gastou a maior parte de seu mandato lidando com os efeitos da Primeira Guerra Mundial. Tentou se manter neutro, embora tenha reconhecido o direito de a Áustria atacar a Sérvia. De qualquer modo, achava que uma possível derrota da Rússia — aliada da Sérvia — fosse abrir espaço para a expansão do catolicismo na terra dos czares.

Bento XIV foi eleito sem querer. De saco cheio após 34 votações no conclave, nas quais as facções se dividiam na liderança, mas sempre com três votos a menos que o necessário, brincou: "Se vocês querem um santo, fiquem com Giotti, se querem um político, fiquem com Aldovrandi, se querem um bom homem, fiquem comigo." Levaram a sério.

Bento XIII não fez piada alguma durante os dois meses de conclave, mas se negou a aceitar o cargo de Papa até que seu superior Dominicano aparecesse e o mandasse deixar de frescura. Esse sujeito também renegou seus direitos à primogenitura e à herança da família e trocou a cama palaciana por seu velho catre da abadia. Inaugurou o gesto de beijar o chão ao visitar sua terra natal, perto de Nápoles.

O francês Jacques Fournier sagrou-se Bento XII em 1334, em Avignon. Teólogo, manteve as mesmas vestes de monge durante o papado e foi uma espécie de caçador de marajás na corte. Era conhecido entre seus comandados por ser pão-duro e teimoso.

O pontificado de Bento XI durou apenas oito meses e suspeita-se que ele tenha sido envenenado.

Acusado de comprar os votos no conclave, Bento X foi deposto por Nicolau II. Fugiu para as terras do Duque de Tusculum e lá guerreou contra o novo papa. Acabou perdendo e passando o resto da vida preso em um hospício.

Bento IX foi feito papa com 12 anos de idade, dizem algumas fontes. Era conhecido por levar uma vida dissoluta e foi expulso de Roma duas vezes, em uma das quais foi substituído por Silvestre III durante o ano de 1045. Voltou, mas depois um monte de outros candidatos entrou na briga pelo trono de Pedro e virou tudo uma confusão. Bento IX acabou deposto novamente e foi excomungado.

Abaixo disto fica difícil conseguir informações mais detalhadas. Bento VIII foi o primeiro pontífice da casa do Duque de Tusculum. Bento VII foi morto por um antipapa — termo dado aos reclamantes do trono da Santa Sé — chamado Franco, que em vez de ficar no trono, saqueou o Vaticano e foi embora. Sobre Bento VI, sabe-se apenas que enfrentou uma rebelião dos cidadãos de Roma e foi estrangulado por um padre. Bento II é o santo padroeiro da Europa. Há ainda menos informação sobre os outros Bentos na lista, mas a maioria teve fins trágicos. A vida realmente não era fácil na Idade Média.

19 de abril de 2005, 15:33 | Comentários (9)



Sugestão da
Livraria Cultura

silverspoon.jpg

mãos de cavalo,
por daniel galera

 

Stumble Upon Toolbar

 

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.