Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« relações perigosas | lembrete | invente sua própria revolução »

lembrete

Em meio a todos caos de acusações entre o governo e todas as instâncias políticas do Brasil, cabe lembrar à imprensa que não apenas os corruptos devem ser presos, mas principalmente os corruptores. As CPIs no Brasil em geral redundam na cassação de dois ou três deputados de meia tigela e, quando muito, na prisão de um ou dois corruptores, sempre empresários de quinta categoria.

Não basta. Bem ao contrário. Mais importante do que prender os corruptos, é prender os corruptores. A imprensa cai em cima dos políticos, até porque político não compra anúncio em jornal, mas costuma poupar os empresários implicados. Na verdade, a culpa maior pela corrupção é dos corruptores.

Errados estão os políticos que se vendem, é claro. Devem ser extirpados sem piedade dos quadros estatais. O problema é que, como no caso do tráfico, prende-se um, aparecem dois outros para tomar seu lugar. A causa da corrupção está, então, principalmente na demanda, não somente na oferta.

Jefferson diz que ninguém se elege sem ao menos R$ 1 milhão para deputado federal ou senador. Este dinheiro, evidentemente, não vem todo dos partidos. Jefferson diz ainda que nenhuma empresa dá o grosso das contribuições pelo caixa 1. Além disso, as empresas esperam um retorno em favores políticos pela "ajuda". Corrompem deputados ainda em campanha. Caso sejam cassados, apenas compram outros.

Por isso, antes de cassar os políticos, prenda-se os empresários que lhes fornecem dinheiro por baixo dos panos.

3 de julho de 2005, 12:07 | Comentários (10)



Sugestão da
Livraria Cultura

silverspoon.jpg

mãos de cavalo,
por daniel galera

 

Stumble Upon Toolbar

 

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.