Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« chanel combina com xadrez? | histeria anticapitalista | operação kitsch nunca mais »

histeria anticapitalista

Se as críticas à Daslu forem estudadas mais a fundo, revelam uma mentalidade antiempresarial que permeia o país, pune o empreendedorismo e atrapalha o desenvolvimento. Até mesmo um dos maiores empresários brasileiros, Irineu Evangelista de Souza, o barão de Mauá, foi atacado ao acumular um patrimônio maior que o Orçamento do império. "Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos ou na Inglaterra, onde as empresas são vistas como um reflexo da liberdade de produzir, no Brasil está arraigada a visão de que a empresa é um expediente usado pela elite para ganhar dinheiro injustamente", diz a antropóloga Lívia Barbosa, estudiosa do assunto.

O colunista — ao menos, isso parece uma coluna — Tiago Lethbridge, de Exame, tem um bom argumento acima. De fato, o brasileiro sempre tende a ver os empresários com suspeita. O que é ruim para o país, mesmo. No entanto, ele deixa de explorar uma outra causa para esta desconfiança do povo: que na verdade, muitas vezes, "a empresa é um expediente usado pela elite para ganhar dinheiro injustamente".

Basta pensar em como a maioria dos funcionários é tratada. O sujeito é demitido e descobre que o patrão não pagou o FGTS e a Previdência, ou então jamais recebe horas extras, e quando tenta reclamar, é demitido sumariamente. Sem falar em todas as falcatruas que vê a diretoria da empresa promover, ou nas inúmeras maneiras pelas quais muitos empresários enganam o consumidor. Podem até não ser todos, podem ser inclusive muito poucos, mas fazem os honestos entrarem no mesmo saco de farinha.

Coluna enviada pelo Mojo.

14 de julho de 2005, 11:45 | Comentários (8)



Sugestão da
Livraria Cultura

silverspoon.jpg

mãos de cavalo,
por daniel galera

 

Stumble Upon Toolbar

 

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.