Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« terapia conjugal | pt enfia o pé na jaca | sem vergonha! »

pt enfia o pé na jaca

Luiz Alberto Weber, de Carta Capital, faz uma boa tentativa de explicar como a corrupção tomou conta do PT. Mostra que Delúbio, Sílvio Pereira, Dirceu e Genoino aparelharam a cúpula do partido e depois tentaram fazer o mesmo com o Estado. No final das contas, acaba-se caindo na questão dos cargos de confiança, o maior absurdo da União:

De onde vem a força desse processo político com enorme poder gravitacional a ponto de atrair todos os partidos para o caixa 2 e para relações nebulosas com empresas? Autora do livro clássico Empresário, Estado e Capitalismo no Brasil, Eli Diniz, professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ], enxerga na herança patrimonialista brasileira [o hábito de misturar o público com o privado] o epicentro da crise.

Para ela, os quase 20 mil cargos de livre nomeação da burocracia federal são campo fértil para as trocas e arranjos políticos de circunstâncias, que acabam por franquear o Estado aos corruptores. Eli Diniz prescreve uma ampla reforma do Estado [sem privatização e com mais profissionalismo] como receita.

De fato, mais do que travar batalhas contra o caixa 2 e o nepotismo, o fogo deveria se concentrar nos CCs. Preencher a maioria destes cargos por concurso público eliminaria a maior parte da capacidade de barganha de traficantes de influência como Delúbio e Valério. Bem como o próprio nepotismo e as indicações com objetivo de contatar empresários e formar caixa 2, como descrito por Roberto Jefferson.

22 de julho de 2005, 13:31 | Comentários (8)



Sugestão da
Livraria Cultura

silverspoon.jpg

mãos de cavalo,
por daniel galera

 

Stumble Upon Toolbar

 

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.