Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« geek pride | o mundo terminará em reality show | o povo quer saber »

o mundo terminará em reality show

Estamos cada vez mais perto de Spider Jerusalem e suas câmeras e computadores "vestíveis". Quando isso tudo realmente se concretizar e as conexões por satélite se tornarem mais baratas, qualquer jornalista poderá transmitir em tempo real suas matérias por vídeo, som e texto. Até lá provavelmente já se contará com um sistema de cobrança como o imaginado por Ted Nelson. Os repórteres, em tese, poderão viver destas matérias transmitidas ao vivo e in loco.

Estará realizado o sonho de relatar sem um editor mala ou corporação burocrática por trás, que embala todo jornalista. Só que aí o jornalismo provavelmente se transformará em reality-show. Se estas tecnologias seguirem o mesmo padrão de queda de preço das atuais câmeras digitais, computadores portáteis e largura de banda, provavelmente teremos toda a parte da humanidade com um nível de vida decente transmitindo sua vida em tempo real o tempo inteiro. O sucesso dos blogs pode ser um indício da tendência.

Pode parecer que um dia o jornalismo se diluirá em um eterno show de câmeras escondidas. Mas provavelmente será neste momento que o público se voltará para os repórteres, ansiando por alguém que lhes diga o que pensar do mundo que vêem.

6 de agosto de 2005, 10:06 | Comentários (4)



Sugestão da
Livraria Cultura

silverspoon.jpg

mãos de cavalo,
por daniel galera

 

Stumble Upon Toolbar

 

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.