Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« chimarrão, the american way | vestais literárias | hype »

vestais literárias

Antonio Fernando Borges está preocupado com o fato de a literatura ter se tornado apenas mais uma forma de arte avacalhada pelas massas, como todas as outras. Não está errado na avaliação de que a rapaziada que divulga literalmente ad nauseam seus primeiros rascunhos em blogs e livros apressados poderia refletir e aprender um pouco mais antes de fazer isso.

Sim, tem muita merda por aí. Mas e daí? Ninguém é obrigado a ler nada. Os talentosos vão se tornar bons escritores de um jeito ou de outro, a ralé vai ser varrida para debaixo do tapete. De mais a mais, escritores antigos provavelmente só não publicaram apressadamente seus primeiros cometimentos literários, porque na época não haviam tecnologias que barateassem a empreitada.

No fundo, Borges parece mais um exemplar daquela espécie de crítico para a qual escritor bom é escritor maldito. Seja por ser profundamente problemático, como Kafka, seja apenas por não publicar nada por absoluta falta de autoconfiança, como Pessoa.

Em todo caso, melhor que os jovens estejam publicando em blogs do que criando músicas para tocar nas ruas. Ao menos niguém precisa ler o que não quer.

14 de setembro de 2005, 18:01 | Comentários (37)



Sugestão da
Livraria Cultura

silverspoon.jpg

mãos de cavalo,
por daniel galera

 

Stumble Upon Toolbar

 

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.