Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« niilismu miguxu | insanus.org na mídia | cada dia mais cabelos brancos »

insanus.org na mídia

O jornal Correio do Povo publicou neste sábado uma matéria sobre o Insanus.org, da repórter Lívia Meimes, com um bom destaque para este blog. Como o conteúdo será fechado até o mês que vem, o texto é reproduzido abaixo.

Agora eles 'blogueiam" em bando
'Blogueiros' gaúchos se uniram num mesmo espaço, mostrando uma nova tendência na Internet

Os blogs - aquelas ferramentas via Internet em que os autores descrevem o cotidiano para amigos e conhecidos - estão de cara nova. De simples diários, alguns vêm se tornando importantes instrumentos de divulgação de idéias. Hoje, são mais de 40 milhões de blogs no mundo.

Outra novidade é que os 'blogueiros' uniram suas forças em bando no mundo virtual. Trata-se das comunidades de blogs, ou seja, pessoas que têm seus próprios sites pessoais, mas que compartilham um mesmo portal, criando uma identidade comum. O melhor exemplo disso é a primeira página, onde vão listadas automaticamente as publicações mais recentes de todos, resultando um novo blog, como acontece no Insanus [www.insanus.org], que abriga cerca de 15 jovens, na faixa dos 20 anos, com centenas de acessos diários cada um, totalizando mais de 400 mil por mês.

Hospedados primeiro no Exquisite, que fechou, o grupo se firmou no novo coletivo em 2004. 'O Insanus é um dos precursores dessa tendência, que valoriza os blogs temáticos', define o fundador, o jornalista Gabriel Pillar, de 22 anos, dono da página 'Vertigo' [www.insanus.org/vertigo]. Na opinião do jornalista Marcelo Trãsel, de 27 anos [www.insanus.org/ martelada], o 'bom' de compartilhar o espaço é o fato de promover o debate entre os participantes. 'É como se estivéssemos constantemente numa mesa de bar', define ele, que criou, recentemente, o 'Garfada' (www.insanus.org/garfada), que reúne gente 'fissurada' em gastronomia e que sentia falta de um espaço mais crítico sobre o tema.

Já o 'Martelada' é um tipo de caderno de anotações, onde Trãsel escreve suas idéias e comentários a respeito dos acontecimentos. 'Raramente falo de minha vida pessoal. A exceção foi quando passei um mês no hospital, experiência que descrevi nos mínimos detalhes. Achei que tinha interesse público, ou ao menos, literário', diz. Outro ponto curioso na mudança de perfil dos blogs é a cobertura jornalística.

O 'Nova Corja [www.insanus.org/novacorja] é o responsável pelo jornalismo político no Insanus. Segundo Rodrigo Alvares, a idéia inicial era relatar, de maneira informal, sobre os problemas de Porto Alegre, mas a atual crise política acabou dando outro rumo à história, e o blog começou a ganhar destaque pelo tratamento 'ácido' dado aos fatos. 'As fleumas e formalidades da política nacional perderam a vez no caos intelectual do ciberespaço', avalia o jornalista de 26 anos.

28 de maio de 2006, 23:31 | Comentários (7)



Sugestão da
Livraria Cultura

silverspoon.jpg

mãos de cavalo,
por daniel galera

 

Stumble Upon Toolbar

 

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.