Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« proposta para o novo milênio | só cristo salva | agora vai! »

só cristo salva

Se os grupos progressistas tivessem um décimo da organização dos grupos religiosos, o Brasil — e quiçá o mundo — seriam muito diferentes. Um exemplo é a rede de emissoras de rádio e televisão Canção Nova.

Eles mantém uma programação sem comerciais há mais de 20 anos apenas com doações. Produzem horrores de conteúdo todos os dias, veiculado para todo o país. Construíram instalações enormes Cachoeira Paulista e pretendem ter uma retransmissora em cada cidade que tenha agência dos Correios. Tudo com o único objetivo de evangelizar. Isso que se chama organização da sociedade civil.

O conteúdo veiculado é de qualidade, muito embora seja por vezes irresponsável. Como quando saem anunciando que os preservativos não evitam a aids, neutralizando anos de campanhas de esclarecimento e expondo os espectadores a risco de vida. Também fazem propaganda massiva em favor das bandeiras católicas. No momento, tentam derrubar a lei que permite o aborto de fetos anencéfalos e a permissão do uso de embriões para o uso de suas células-tronco.

Imaginem agora todo este poderio voltado para disseminar idéias progressistas. Ou qualquer idéia. Fomentar o debate, enfim. É clássica a falta de máquinas midiáticas defensoras de ideais liberais no Brasil, nos moldes de um The Guardian.

O caso da rede Canção Nova faz suspeitar que falte mesmo é um objetivo, uma meta, ou algum tipo de cimento ideológico às forças progressistas nestes tempos em que todo sólido se desmancha no ar. Qualquer um que já tenha participado de um debate entre esquerdistas se lembrará de indivíduos mais preocupados em defender suas interpretações das sagradas escrituras de Marx do que em elaborar um programa comum. Problema desconhecido dos cristãos, já que eles têm dogmas para guiá-los e fé para reuni-los.

22 de fevereiro de 2005, 3:25 | Comentários (6)



Sugestão da
Livraria Cultura

silverspoon.jpg

mãos de cavalo,
por daniel galera

 

Stumble Upon Toolbar

 

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.