Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« abrindo o voto contra o desarmamento | abertura revisada do voto pelo não | espírito empreendedor »

abertura revisada do voto pelo não

Dar opiniões sem ler com mais atenção o estatuto do desarmamento é temerário. Uma breve análise, com algumas correções ao post anterior:

  • Prevê-se a posse de espingardas para "caçadores de substência", desde que comprovem a necessidade e a moradia em zona rural [Artigo 27]. Aparentemente, não se poderá ter armas para proteção — ao menos, se o sujeito quiser cumprir as disposições legais. Um convite à avacalhação.

  • Colecionadores, caçadores e atiradores terão de passar por mais burocracia, mas poderão ter armas assim mesmo [Capítulo III, Seção II].

  • Não fica claro afinal se o comércio será proibido. A pergunta no referendo é se o cidadão é a favor da proibição do comércio, mas o estatuto prevê que algumas lojas poderão vender armas a quem tiver autorização para comprá-las [Capítulo I, Seção IV]. Serve para quê mesmo esse estatuto?

    A leitura também permitiu uma grave descoberta. Os agentes de segurança privada terão acesso a armas de fogo. Ora, macacos me mordam, mas se até policiais e soldados vendem suas armas a criminosos, imagine-se o pessoal da segurança privada. São de maneira geral um bando de bestalhões analfabetos, a maioria com tendências criminosas. Basta ver nos jornais a quantidade de seguranças — de policiais também, por sinal — envolvidos em assaltos e assassinatos. Se essa camarilha vai portar armas, nada muda.

    A maioria das medidas previstas no estatuto pode muito bem ser tomada sem a proibição do comércio. Proibir a venda de armas de fogo no país só deixa o tráfico mais interessante, na medida em que o preço das pelas ilegais subir. Um bom incentivo ao aumento da violência a longo prazo, já que os prejuízos para a organização que não proteger suas cargas serão bem mais altos.

    17 de setembro de 2005, 19:09 | Comentários (8)



  • Sugestão da
    Livraria Cultura

    silverspoon.jpg

    mãos de cavalo,
    por daniel galera

     

    Stumble Upon Toolbar

     

     

    somerights20.gif

     

    Get Firefox!

     

    Sindicalize:

    rss_1.gif

    rss_2.gif

    rss_atom.gif

     

    Site Meter


    Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.