Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« o lado bom | abrace o filistinismo de meio-turno | estamos cercados de idiotas »

abrace o filistinismo de meio-turno

O texto do Bruno Galera sobre a falsa polêmica a respeito dos cursos universitários para escritores lembra como a mitificação dos artistas e outros trabalhadores intelectuais é algo engraçado. No caso, há quem pense que os cursos são, na hipótese mais benévola, inúteis. José Castello, por exemplo, delira:

A literatura, mais do que as outras artes, trabalha com a palavra pura e o pensamento puro. O escritor não precisa de um pincel, nem de um violino. Você tem de ter atributos que não se ensina. Tem de ter imaginação, por exemplo.

Ah, é? Deveriam erigir monumentos para esses semideuses que trabalham com a palavra. O trecho evidencia a anal-retentividade de parte da "classe artística". Esse negócio de pensamento puro — e aliás, outras purezas — caiu em desuso já no século XIX. Benjamin decretou o fim da aura da obra de arte há mais de 50 anos. Ainda assim, há quem acredite que o artista não deve se deixar contaminar pelo dinheiro, essa coisa suja.

É algo engraçado. Se um sujeito trabalha no setor de compensação de cheques em um banco qualquer, mas à noite participa de algum projeto artístico ou desfruta da arte, todos acham muito bom. Ninguém questiona sua pureza de intenções. "Oh, puxa, um mero bancário se interessando por arte." Por outro lado, se um ator com diversos serviços prestados à dramaturgia resolve trabalhar oito horas por dia na Globo, se um bom músico decide tocar em uma banda de axé, se um artista plástico decide fazer ilustrações para comerciais, logo os chamam de vendidos. Logo os acusam de conspurcar sua arte.

Uma novidade: dinheiro é trimmmassa. Com ele se pode fazer muitas coisas, inclusive patrocinar uma dedicação a projetos artísticos que não rendem dinheiro. Artista não tem de sofrer.

14 de agosto de 2006, 23:13 | Comentários (24)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif


OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.