Pulíticu$ du Braziu n. 9 - Dep. Federais do Maranhão

Demorou, mas lá vai o Pulíticu$ du Braziu n. 9, com os queridos deputados federais do Maranhão.

Começamos com dois dos mais produtivos. As outras excelência$ estão ali no "Continue lendo...". O Conselho Editorial da Nova Corja também chama atenção para o incansável trabalho do deputado Ribamar Alves.

gastaovieira.jpg
GASTÃO VIEIRA - PMDB

- Sugere ao Ministério da Cultura (MinC) providências para o registro da pelada como bem cultural de natureza imaterial.
- Institui o dia 18 de junho como Dia do Tambor-de-Crioula.
- Dispõe sobre as comemorações do cinquentenário dos painéis "Guerra e Paz", de Cândido Portinari, presente do Governo Brasileiro para a sede das Nações Unidas, em Nova York, inauguradas em 6 de setembro de 1957 e dá outras providências. Explicação: Institui o ano de 2007, "Ano do Cinqüentenário dos Painéis Guerra e Paz", de Cândido Portinari.
- Requer Voto de Regozijo e Louvor pela ordenação do Pe. Sebastião Bandeira Coelho, na cidade de Balsas, Estado do Maranhão.
- Voto de Regozijo e Louvor pelos 50 anos de Sacerdócio do Pe. Sérgio Ielmetti, da cidade de Vitória do Mearim/MA.
- ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM CARLO ELLANA DA DIOCESE DE ZÉ DOCA / MA.
- VOTO DE REGOZIJO E LOUVOR PELA PASSAGEM DOS 86 ANOS DO CURSO DE DIREITO DA UFMA, EM SÃOLUÍS/MA.
- Institui o Dia da Imigração Portuguesa no Brasil. Explicação: A ser comemorado no dia 10 de junho - "Dia de Portugal".
- Institui o Ano Nacional do Poeta SOUSÂNDRADE, a ser celebrado em 2004.
- Institui a data de 28 de julho de 1823 como data de adesão do Maranhão à Independência do Brasil.
- Institui a 'Medalha do Mérito Cultural Gonçalves Dias' e dá outras providências.
- Institui a "Medalha do Mérito Desportivo Adhemar Ferreira da Silva" e dá outras providências.
- Institui o ano de 2003 como Ano Nacional Cândido Portinari.
- REQUER VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. NEWTON NELLO FILHO. END.: Dr. Ney Bello Filho Rua Rio Branco , 115 - centro São Luís / MA 65.020-490
- Concede estímulo à instalação de indústria aeroespacial no nordeste brasileiro.
- Estabele ($ic) a obrigatoriedade da inclusão da disciplina Ensino das Religiões nas escolas de ensino fundamental.
- TORNA OBRIGATPRIEDADE A INCLUSÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR DE 1º GRAU DE MATÉRIA RELATIVA A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO.

pedrofernandes.jpg
PEDRO FERNANDES - PTB

- Denomina a segunda ponte sobre o Estreito dos Mosquitos na BR - 135, ligando a Ilha de São Luís ao continente, de Ponte Governador Ivar Figueiredo Saldanha e dá outras providências.
- Denomina "Aeroporto de Imperatriz - Prefeito Renato Moreira" o Aeroporto de Imperatriz, no Estado do Maranhão.
- Denomina "Avenida Engenheiro Emiliano Macieira" o trecho da BR-135 compreendido entre o quilômetro zero e a Ponte da Estiva, localizado no Município de São Luís, Estado do Maranhão.
- Institui Fundo Especial para a concessão de planos de benefícios de caráter previdenciário a jogadores profissionais de futebol - Futebol PREV, e dá outras providências. Explicação: INCLUINDO COMO BENEFICIARIOS OS JOGADORES DE FUTEBOL, CUJA RENDA MENSAL NÃO EXCEDA A QUARENTA SALARIOS MINIMOS.
- Inclui no currículo escolar do ensino médio e da educação superior a disciplina "Direitos Básicos do cidadão", e dá outras providências.
- Inclui no currículo escolar do ensino médio e da educação superior a disciplina "Normas Gerais de Orçamento e Finanças Públicas", e dá outras providências.
- Projeto de lei que inclui no currículo escolar da educação básica, superior, especial, profissional e de jovens e adultos a disciplina "Educação Ambiental", e dá outras providências.
- Institui o "Dia Nacional da Microempresa de Pequeno Porte", e dá outras providências. Explicação: A SER COMEMORADONO DIA 05 DE OUTUBRO DE CADA ANO.
- Cria o "Prêmio Autoria Popular", e dá outras providências.
- Denomina " Aeroporto de Santarem- Maestro Wilson Fonseca " o aeroporto da cidade de Santarem(PA)

carlosbrandao.jpg
CARLOS BRANDÃO - PSDB

- Institui o Dia do Vaqueiro Nordestino a ser comemorado, anualmente, no terceiro domingo do mês de julho.
- Denomina "Ferrovia Miguel Arraes de Alencar" a ligação ferroviária entre as cidades de Araguaína, no Estado de Tocantins, e a cidade de Moreno, no Estado de Pernambuco.

cleberverde1.jpg
CLEBER VERDE - PRB

- Sugere ao Ministério da Educação a inclusão da disciplina de noções básicas de trânsito no currículo das escolas de ensino médio.
- Dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de serviços de acondicionamento ou embalagem das compras em mercados, supermercados, hipermercados ou estabelecimentos similares.
- Dispõe sobre a adoção de legenda em filmes nacionais e em exibições de peças teatrais.

clovisfecury.jpg
CLÓVIS FECURY - DEM

- Dispõe sobre a obrigatoriedade de veiculação de percentual mínimo de assuntos de caráter educativo em programas de televisão destinados ao público infanto-juvenil.
- Dispõe sobre a veiculação de programação educativa pelas emissoras de rádio e televisão.

domingosdutra.jpg
DOMINGOS DUTRA - PT

- Sugere ao Ministro dos Transportes a federalização de trechos de rodovias estaduais entre os municípios de Chapadinha, Anapurus, Brejo, Santa Quitéria, São Bernardo, Araioses e Pirangi, limite com o Estado do Maranhão.
- Solicita autorização para visitar os Estados de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina

flaviodino.jpg
FLÁVIO DINO - PCdoB

- Sugere ao Poder Executivo, por intermédio do Ministério da Cultura, a construção do Memorial João do Vale no município de Pedreiras, Maranhão.

nicelobao.jpg
NICE LOBÃO - DEM

- Dispõe sobre a comemoração de feriados nacionais Explicação: Estabelece a comemoração dos feriados às segundas e sextas-feiras, com exceção dos feriados de Confraternização Universal (1º de janeiro), Independência, Natal, Sexta - Feira Santa e Corpus Christi.
- Dispoe sobre o fornecimento de colete a prova de balas para jornalistas.
- Título Cidadã Maranhense
- Declara feriado nacional o dia 22 de abril, data comemorativa do Descobrimento do Brasil.
- Institui o Dia Nacional de Reflexão do "Cantando as Diferenças"

ribamaralves.jpg
RIBAMAR ALVES - PSB

- Sugere ao Ministério das Comunicações a abertura de Agência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no povoado Faísa, município de Santa Luzia, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado , Itapera, no município de Bela Vista, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado São João no município de Humberto de Campos no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado Filipa no município de Humberto de Campos no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo – Orelhão, pela TELEMAR, no povoado Vila Santa Lúcia ,no município de Governador Newton Bello, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo – Orelhão, pela TELEMAR, no povoado São Bartolomeu(Colégio Sertão Maranhense) no município de Estreito, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado de Fazenda Nova Esperança (Colégio Salomão Cunha) no município de Estreito, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado , Carrasco ,no município de Bela Vista, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado Violência ,no município de Bela Vista, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado Alto Bonito ,no município de Bela Vista, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, nos povoados Chapadinha,no município de Bela Vista, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado Zutiua ,no município de Santa Luzia, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado Santa Cruz ,no município de Santa Luzia, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado Edite ,no município de Santa Luzia, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no Bairro 07 de setembro(Colégio João Mohama) ,no município de Santa Luzia, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado Boa Esperança da Nenzinha ,no município de Santa Luzia, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, nos povoado de Cachorro Preto ,no município de Santa Luzia, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, nos povoados de Vila do Incra ,no município de Santa Luzia, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, nos povoado Santa Helena no município de Monção no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado , São José no município de Monção no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, nos povoados Santa Maria, no município de Monção no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado Curupati no município de Itapecuru Mirim, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado Catarina,no município de Itapecuru Mirim, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado Parque Guariba, no município de Itapecuru Mirim, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado Buragir ,no município de Itapecuru Mirim, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado Conceição Rosa, no município de Itapecuru Mirim, no estado do Maranhão.
- Sugere à Anatel por intermédio do Ministério das Comunicações, a implantação de Telefone Fixo - Orelhão, pela TELEMAR, no povoado Água Preta,no município de Itapecuru Mirim, no estado do Maranhão.

- Sugere ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Saúde a implantação do Programa Farmácia Popular no município de Lago da Pedra , no estado do Maranhão.
- Sugere ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Saúde a implantação do Programa Farmácia Popular no município de Presidente Dutra, no estado do Maranhão.
- Sugere ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Saúde a implantação do Programa Farmácia Popular no município de Zé Doca, no estado do Maranhão.
- Sugere ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Saúde a implantação do Programa Farmácia Popular no município de Vitória do Mearim, no estado do Maranhão".
- Sugere ao Ministério da Saúde a implantação do Programa Farmácia Popular no município de Santa Quitéria do Maranhão, no estado do Maranhão".
- Sugere ao Ministério da Saúde, a implantação do Programa Farmácia Popular no município de Chapadinha, no Estado do Maranhão".

- Sugere à ANATEL, por intermédio do Ministério das Comunicações a implantação do Serviço Móvel Celular no município de Vitorino Freire, estado do Maranhão.
- Sugere à ANATEL, por intermédio do Ministério das Comunicações a implantação do Serviço Móvel Celular no município de Turiaçu, estado do Maranhão.
- Sugere à ANATEL, por intermédio do Ministério das Comunicações a implantação do Serviço Móvel Celular no município de Sítio Novo, estado do Maranhão.
- Sugere à ANATEL, por intermédio do Ministério das Comunicações a implantação do Serviço Móvel Celular no município de Santa Quitéria do Maranhão, estado do Maranhão.
- Sugere à ANATEL, por intermédio do Ministério das Comunicações a implantação do Serviço Móvel Celular no município de Santa Luzia do Paruá, estado do Maranhão.
- Sugere à ANATEL, por intermédio do Ministério das Comunicações a implantação do Serviço Móvel Celular no município de Riachão, estado do Maranhão.
- Sugere à ANATEL, por intermédio do Ministério das Comunicações a implantação do Serviço Móvel Celular no município de Pio XII, estado do Maranhão.
- Sugere à ANATEL, por intermédio do Ministério das Comunicações a implantação do Serviço Móvel Celular no município de Maracaçumé, estado do Maranhão.
- Sugere à ANATEL, por intermédio do Ministério das Comunicações a implantação do Serviço Móvel Celular no município de Governador Nunes, estado do Maranhão.
- Sugere à ANATEL, por intermédio do Ministério das Comunicações a implantação do Serviço Móvel Celular no município de Cururupu, estado do Maranhão.
- Sugere à ANATEL, por intermédio do Ministério das Comunicações a implantação do Serviço Móvel Celular no município de Amarante do Maranhão, estado do Maranhão.

- Inclui a discussão sobre "Educação para o Pensar" pela disciplina de Filosofia no currículo das escolas de nível fundamental dos sistemas de ensino municipal, estadual, federal e particular.
- Requer a convocação de Sessão Solene da Câmara dos Deputados em homenagem ao 60º aniversário do Partido Socialista Brasileiro - PSB.
- Sugere ao Ministério da Educação a criação da Universidade Federal do Vale do Pindaré, no município de Santa Inês - MA.
- Sugere que o Ministro da Educação crie a disciplina "Ultrassonografia" a nível de ($ic até a morte) especialidade nas Faculdades de Medicina em todo o Território Nacional. Explicação: Criando a disciplina "ultra-sonografia".
- Altera dispositivos do art. 36 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Explicação: Incluindo as disciplinas "Filosofia" e "Sociologia" como disciplinas obrigatórias do ensino médio.
- Inclui a disciplina Cidadania no currículo das escolas de nível fundamental dos sistemas de ensino municipal, estadual e federal.
- Torna obrigatória a inclusão, no programa de disciplinas do ensino fundamental e médio, de estudos sobre o uso de drogas e dependência química.

robertorocha.jpg
ROBERTO ROCHA - PSDB

- Sugere ao Senhor Ministro das Comunicações a edição do selo postal exibindo cena do Tambor de Crioula do Maranhão.
- Sugere ao Senhor Ministro das Comunicações a edição de selo postal exibindo foto dos "Lençóis Maranhenses", acidente geográfico no litoral do Estado do Maranhão.
- Dispõe sobre a inclusão de noções de legislação fiscal e tributária no ensino médio e superior.

sarneyfilho.jpg
SARNEY FILHO - PV

- Requer seja consignado Voto de Louvor ao Sr. Al Gore e ao corpo de especialistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas -IPCC.
- Requer a convocação de sessão solene da Câmara dos Deputados para o dia 05 de junho de 2007, às 10 horas, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
- Requer a convocação de sessão solene da Câmara dos Deputados para o dia 1º de junho de 2006, às 10 horas, em homenagem ao "Dia Mundial do Meio Ambiente".

sebastiaomadeira.jpg
SEBASTIÃO MADEIRA - PSDB

- Dispõe sobre a realização de plebiscito para a criação do Estado do Maranhão do Sul.

Contato

novacorja@gmail.com

Arquivos

março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
outubro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004

Categorias

Cara de pau (167)
Copa do Mundo (17)
Crise Política (139)
Demência (2)
Demência moral (536)
Demência seletiva (107)
Deputado Cloclô (31)
Desgovernada Yeda (54)
Dose diária de demência (158)
Dose Diária de Transparência (9)
Eleições 2004 (31)
Eleições 2006 (387)
Eleições 2008 (26)
Eleições francesas (30)
Esquadrão da Morte Moral (19)
Filó$ofa Chiuaua (22)
Gaúcho é melhor em tudo (20)
Gente inútil (443)
Guerra nuclear sudamericana (4)
Havaianas da Adidas (33)
LatinoDisney (29)
Mangaba Unger (46)
Mensalão: ele existe (52)
Mídia má (18)
Mondo estudo (25)
Mondo Fristão (58)
Pandemência (4)
Petistas (116)
Porto-alegrenses (54)
Povo Bovino (119)
Pulíticu$ du Braziu (23)
Só no Biriri (71)
TÊ VÊ PÊ TÊ (4)
The Mensalão Chronicles (6)

Notícias

Agência Estado
Folha Online
O Globo
Zero Hora
BBC Brasil
No Mínimo
Veja
Istoé
Época
Carta Capital
Blog do Noblat
Josias de Souza
Merval Pereira
Jorge Moreno
Fernando Rodrigues

Partidos

PT
PSDB
PMDB
PFL
PDT
PSOL
PSTU
PH
PMR
PCO
PPS
PL

Creative Commons License