Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


por que você não bloga?

Porque estou terminando minha dissertação de mestrado, a respeito do webjornalismo participativo no Kuro5hin e no Wikinews.

Agora, com um incentivo a mais: dar aulas de jornalismo digital e online I na Famecos a partir de março.

26 de janeiro de 2007, 18:13 | Comentários (22)

Por que você bloga?

Responda ao questionário — em inglês — e concorra a um iPod shuffle.

23 de janeiro de 2007, 20:09 | Comentários (4)

outdoor em lajeado, rio grande do sul

outdoor.jpg

22 de janeiro de 2007, 14:50 | Comentários (9)

confissão de um ex-comunista

E começou um novo Fórum Social Mundial.

Foi só lá pelo terceiro FSM aqui em Porto Alegre que eu deixei de ser comunista. Tive uma epifania enquanto caminhava pelo "acampamento da juventude". Ao ver todas aquelas barracas torrando no sol de verão, as pessoas bêbadas, descalças e seminuas tocando Raul Seixas e Manu Chao em volta de fogueiras, os banheiros imundos [quando havia algum], a poeira que se grudava em qualquer pedaço exposto de pele, as discussões sobre o calendário maia, a dúvida subitamente me atingiu: "peraí, é essa gente que vai comandar o tal outro mundo possível?".

Prefiro continuar oprimido pelo capital, mas manter o ar-condicionado e o acesso de banda larga à Internet, obrigado. Por isso, virei anarco-financista.

21 de janeiro de 2007, 12:22 | Comentários (44)

da série "manchetes impertinentes"

Justiça absolve cego que dirigia a 154 km/h. Impossível não pensar em algo como "ora, mas é claro, a defesa deve ter alegado que ele não podia enxergar o velocímetro".

Agora, insuperável mesmo foi uma manchete que tive o prazer de publicar no Terra certa vez: Desempregado mata pavão e é agredido por travestis. A história inteira, infelizmente, é triste.

20 de janeiro de 2007, 10:29 | Comentários (7)

terrorismo poético

Depois de virar sertanejo por um ano e agora em Recife, Ari Almeida resolveu abrir uma editora sob demanda, a Tukaga. Notícias nas próprias palavras do moço:

— A coisa tá foda aqui, to afinzaço de criar galinha caipira na caatinga mesmo, to até fazendo curso na Embrapa criar galinhas e imprimir livros, mas ainda to na fase de cálculos.

A idéia é publicar livros que "nenhum editor com noção" publicaria.

17 de janeiro de 2007, 16:35 | Comentários (8)

sobre o gabriel

Valério Pillar, pai do Gabriel, anda investigando por conta própria o acidente que levou nosso amigo a falecer. Há alguns dias ele me enviou uma mensagem resumindo tudo, que reproduzo a seguir. Caso alguém tenha informações, favor entrar em contato.

Investigando o acidente descobri fatos relevantes que resumidamente relato a seguir. Se for conveniente podes divulgar amplamente na forma que achares melhor. Os resultados dessa investigação já estão com a polícia.

Ao sair do Ocidente, Gabriel deu carona para uma amiga até o bairro Cidade Baixa. Estava bem, conversando normalmente, dirigindo devagar, usando o cinto de segurança. Dali seguiu provavelmente pela Venâncio Aires e Felipe Camarão para voltar para casa. Uma testemunha me relatou que Gabriel o teria ultrapassado ao final da Felipe Camarão, dirigindo de forma segura, fazendo sinal com o pisca-pisca, depois andou devagar após a sinaleira da Ramiro.

A primeira idéia que muitos podem ter tido é que Gabriel teria perdido o controle do carro em alta velocidade na rua Mostardeiro no ponto onde ocorre súbita mudança de declividade logo depois da esquina da rua Florêncio Igartua. Essa hipótese não se confirmou porque a análise das imagens de vídeo de uma câmera de segurança mostrou que, antes do início da descida, Gabriel dirigia em baixa velocidade (47 km/h).

Ainda está sendo investigado o que aconteceu a partir do ponto em que o Fiat Palio e os demais veículos que vinham poucos segundos logo atrás desaparecem na descida da Mostardeiro até aproximadamente metade da lomba, de onde testemunhas teriam escutado um estouro forte e ruído de vidro se quebrando. Depois disso o carro foi visto derrapando até atingir com o lado direito o poste na esquina da Comendador Caminha; no choque teria girado por movimento inercial (por isso que aparece de frente para a rua Mostardeiro na foto publicada na Zero Hora). Esse primeiro estouro, segundos antes do carro atingir o poste, foi escutado por várias testemunhas independentes, sendo que uma delas estava a cerca de 150 metros do local do acidente (o estrondo ao atingir o poste foi escutado por testemunhas a 800 metros de distância).

Várias testemunhas relataram que momentos antes do acidente escutaram na Independência e depois, antes da descida da Mostardeiro, um veículo cujo motor e escapamento produzia um ruído ensurdecedor, possívelmente desses carros turbinados ou modificados para participar de corridas e que são capazes de aumentar a velocidade rapidamente. Gabriel dirigia o meu carro, um Fiat Palio com motor 1.3 e escapamento original, que não se enquadra nessa descrição.

A análise das imagens de vídeo mostra que dentre os veículos que vinham logo atrás havia um táxi, identificado como uma Volkswagen Parati modelo recente, cujo motorista (e talvez passageiro) deve ter visto o que aconteceu. Esse taxista não parou para dar assistência nem se apresentou como testemunha. Por que? As imagens de vídeo ainda estão sendo analisadas com o objetivo de identificar com mais detalhe os veículos que desceram a Mostardeiro naquele momento. Também, espera-se que testemunhas possam acrescentar novas informações para o esclarecimento do que aconteceu.

16 de janeiro de 2007, 14:28 | Comentários (27)

qual é teu signo?

Como pretendente a cientista, provavelmente não deveria estar publicando isso, mas dane-se: há algum tempo fiz um cadastro no Astro.com, para agradar a uma mocinha. De lá para cá, entro volta a meia no horóscopo diário por curiosidade. O nível de acerto começou a chamar a atenção, mas sempre atribuí isso a uma simples projeção, isto é, minha mente adequava as experiências às previsões e vice-versa.

Pois ontem entro e vejo isso:

Válido durante várias semanas : Este trânsito pode ser financeiramente bom ou ruim, a depender de sua forma de lidar com ele. Talvez surjam boas oportunidades financeiras, mas há uma tendência a extravagâncias que podem trazer-lhe dificuldades. Seus desejos podem ser mais pródigos que seu orçamento.

Detalhe interessante é que tinha acabado de voltar do supermercado, onde gastei uma quantia absurda de dinheiro em produtos de primeira necessidade como uma garrafa de espumante Marson feito pelo método champenoise, um iogurte de frutas meio fresco da Batavo e uma long neck da nova cerveja Eisenbahn Golden Ale. Só minha sensatez ultradesenvolvida me impediu de torrar mais dinheiro em bobagem.

Depois, uma amiga apontou o horóscopo de viagens, que mostra as melhores cidades para você. Tentei a região de Florianópolis, Essen, Berlin, Amsterdam e Barcelona, todos lugares com que sinto uma forte ligação. Em todos, a ligação faz sentido astrologicamente.

Agora, acho que tem gente me vigiando e estou meio paranóico. Melhor terminar logo esse mestrado.

15 de janeiro de 2007, 10:25 | Comentários (18)

exemplo para o mundo

Lula tem razão, o Brasil tem muito mais a ganhar com intercâmbios Sul-Sul do que Sul-Norte. Pode, por exemplo, transferir tecnologia jurídica para a Índia, cujo governo anda às turras com o YouTube por conta de um vídeo de Gandhi fazendo strip-tease. Ah, sim, Brasil e Índia também poderiam trocar técnicas para eliminação do senso de humor.

14 de janeiro de 2007, 14:00 | Comentários (7)

deixem-me trabalhar, por deus!

Agora, a Justiça de São Paulo mandou o Orkut eliminar comunidades que façam sátira a Rubinho Barrichello. Seria fácil culpar os juízes, mas a verdade é que eles são obrigados a tomar uma decisão com base na lei quando algum cidadão entra com um processo. E a lei, antiquada e burra, favorece esse tipo de decisão. Os grandes culpados pela censura estar ocorrendo na Web brasileira são em primeiro lugar os nossos parlamentares, incapazes de fazer algo de útil pelo país e mudar leis da época da ditadura.

Em segundo lugar, os culpados são as próprias celebridades, que não agüentam a menor crítica ou piada sobre si mesmas. O problema aí é bem mais profundo do que simples ignorância sobre o funcionamento da Internet. O caso é que o brasileiro de uma forma geral odeia a ironia e o sarcasmo. Os motivos não são claros. Talvez por causa da "cordialidade", da mania de ser da turma do deixa-disso. Possivelmente por levar mais a sério a imagem de si mesmos do que o conteúdo, o que inviabiliza um processo dialógico refinado como a ironia. Ou quem sabe por idiotice, mesmo. O certo é que esse horror à sátira contamina tanto celebridades, quanto juízes. Dá no que se está vendo por aí.

O grande problema disso tudo nem é eliminarem algumas comunidades do Orkut. Ruim, mesmo, vai ser quando, incentivadas pelas decisões equivocadas da Justiça, as celebridades resolverem processar os programas de humor, as colunas de jornais que fazem piadas maldosas e qualquer um que tente fazer sátira. E os juízes passarem a aceitar os pleitos, porque não há muita distância entre censurar o Orkut ou o Casseta & Planeta.

11 de janeiro de 2007, 10:42 | Comentários (14)

mea culpa além de burra, mentirosa

Ora, parece que devo desculpas à Cicarelli pelo achincalhe. Já as críticas ao desembargador e à burocracia nacional como um todo seguem válidas.

A modelo-e-apresentadora e agora atriz pornô praiana Daniella Cicarelli mentiu, seu nome consta no processo contra o YouTube, sim. Ela diz que lembrar do caso é "superdolorido". De fato, fricção na área genital com areia de praia não deve ser nada agradável. Ela também comentou a impagável campanha contra a dengue da Secretaria de Saúde gaúcha.

É muito burra, mesmo. Como achou que, com toda essa publicidade, ninguém acabaria descobrindo? Já este blogueiro é um tanto ingênuo.

10 de janeiro de 2007, 9:58 | Comentários (22)

parabéns, cicarelli

Este post deveria informar aos caros leitores que, devido à premência dos prazos, este blog está em recesso até o depósito de minha dissertação de mestrado. Espero que isso aconteceça antes da data limite, dia 28 de fevereiro.

A premência dos acontecimentos, no entanto, exige que se faça aqui um registro: parabenizamos a senhora Daniela Cicarelli pelos esforços em legitimar todos os estereótipos de modelos-e-apresentadoras como pessoas frívolas e imbecis. Senão, vejamos: primeiro, casa com o pobre Ronaldo em um palácio chamado Chantilly e separa-se apenas 86 dias depois, supostamente recebendo R$ 15 milhões de indenização — o que daria R$ 7.267 por hora. Depois, transa em uma praia da Espanha à vista de todo mundo, inclusive de um papparazzo, e fica irritada quando o vídeo é publicado. Em vez de ficar quieta e deixar o assunto morrer, resolve entrar na Justiça e causar um bloqueio do YouTube para os clientes da BrT. De quebra, incorre na ira dos internautas e consegue, praticamente sozinha, colocar o Brasil na companhia de países inimigos da Internet como Cuba, China e Irã.

Menção honrosa, aliás, para o desembargador Ênio Santarelli Zuliani, que demonstrou incrível ignorância sobre o funcionamento da rede mundial de computadores. Nem vale a pena comentar aqui as conseqüências — ou falta delas — da decisão, porque outros blogueiros já o fizeram muito bem. Ressalte-se apenas que, mais uma vez, a burocracia nacional dá mostras de não estar acompanhando o desenvolvimento da mais importante tecnologia da última década. Pior, parece nem ter feito o exame mais superficial da Internet. Como um entrevistado bem lembrou em um telejornal há pouco, a rede foi criada justamente para impossibilitar o bloqueio de informações. Menção honrosa merecem ainda os assessores da modelo-e-apresentadora, por deixarem que entrasse em uma roubada como essa.

Enfim, é isso aí: uma grande corrente pra frente no sentido de transformar o Brasil em chacota entre os geeks e nerds.

ATUALIZAÇÃO: agora já são muitos mais os bloqueados, informa o Solon.

9 de janeiro de 2007, 0:33 | Comentários (31)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:



OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.