frança 2005.
Se a monografia não anda recebendo muito empenho, e por isso estou sempre a adiar a data da formatura, o francês deu uma guinada nesse fim de semana com jeitão de férias. O estímulo que faltava para um 2005 dedicado veio na manhã de sexta-feira sem trabalho, mas com horário a cumprir: um google search qualquer me fez dar de cara como umas tais bolsas que a Unesco distribui anualmente para jovens músicos, artistas plásticos, atores, escritores etc. Olha a maravilha: para 2005-2006, estão previstas bolsas literárias em dois lugares: Nova Delhi ou uma pequena vila medieval a uma hora e meia de Paris (será que resta algum dúvida quanto à preferência?). São três meses de oficina com passagem e despesas pagas.
Planejo transformar isso em algo a ser alcançado daqui uns anos. Para isso, vem o fator complicante, duzentas vezes mais difícil do que um currículo com obras publicadas, que também é um dos pré-requisitos: um grande domínio de francês, que me possilite escrever LITERARIAMENTE na língua. Pra matar. Mas vamos lá.
Com gana abri meu Fitzgerald em francês comprado no Rio por $8, com de quebra um cartão postal de Cannes e anotações ("Cannes, chambre 234, 1985"). Tendre est la nuit. Entre sábado e domingo, já cinqüenta páginas lidas em voz alta. E, como andou chegando um aparelho de dvd bastante fofo para ser empilhado no meu pequenino quarto, aproveitei para assistir com legendas em francês O Jantar dos Malas ( Le diner des cons) e A Teia de Chocolate (Merci pour le chocolat). Muito divertido o primeiro. Roteiro bem redondo e momentos hilariantes. Já esse do chocolate cria boa atmosfera de suspense, mas o fim não se sustenta. Lausanne e o lago que está sempre coberto de névoa (eu passei por lá e me lembro de ter achado aquilo muito deprimente, e olha que eu tinha treze anos) não poderiam ser um cenário melhor, apesar de aparecerem muito poucas vezes.
A outra resolução francesa é para quando eu tiver férias, partindo-se do princípio que continuarei aqui nesse lugar mui simpático: 30 dias na França. Esse mês já vou juntando uns troquinhos. O que leva à questão: conseguirá a Carol deixar de comer algumas delícias portoalegrenses para trocar seus reais por euros?
Mais informações a seguir. Esse post já saiu dos padrões offset75 de tamanho.

postado por Carol Bensimon as 15:07 | pitacos (0) | trackBack (0)

arquivos

insanus



Kongo.gif