unindo conforto e.
Tem sempre modinha na publicidade. Tem mídia da modinha, tem design modinha. Ou tu não tá percebendo uma tendência em molduras brancas em muitos anúncios? Grossas molduras, dando a impressão de que o dito cujo é menor do que o espaço pago. Enfim, tem sempre modinha, mas elas nunca passam pela redação. Eu, ao menos, nunca percebi.
O dicionário do publicitês é desse tamanhinho. Dá pra colocar em duas páginas, fonte 12 e espaço duplo (uma em cada linha, claro), os adjetivos que a publicidade se apropria. E, quanto a ritmo, nem deixam brincar. Não há distinção entre redatores, muitas vezes nem entre anunciante: a publicidade fala sempre igual. E não só em termos de conteúdo do discurso, mas até, pra fazer tosca analogia, de pausa e goles d’água.
Tá bom, sou nova no pedaço, dá um tempo se tu é um redator com doze anos de experiência. Mas a distinção que eu vejo nisso do ritmo funciona apenas de país pra país - e numa conversa portenha, eu disse pro Gabriel: nos Estados Unidos, parece que a coisa é mais QUEBRADINHA do que aqui. Pare. Beba. Sinta. Se eu fizer assim, me matam.
O que fode é que nos sobra a parte ruim. Como:

puxe o saco do cliente
Todo mundo sabe que ele não acredita nessa história de que você, Empresa, está sempre pensando nele, procurando fazer o melhor pra ele e etc. Quer dizer, claro que você está pensando nele, mas porque quer o dinheiro, o dinheiro! Isso todo mundo sabe. Mas mesmo assim o Redatorzinho vai ter que dizer alguma coisa assim no folder, no anúncio, no site, "Tudo isso para oferecer a você o que há de melhor em (preencha aqui)".
Essa frase exemplo conseguiu reunir dois dos mais abomináveis cacoetes sem saída: "tudo isso" (para finalizar uma lista interminável de maraviiilhas da Empresa) e "o que há de melhor" (porque a Empresa é muuuuito boa, não?)

junte duas coisas estupidamente maravilhosas
A Empresa não quer apenas ser boa em um ponto: ela quer dois e, quanto mais contraditórios, melhor. Em publicidade, raro vender a Empresa como A MAIS BARATA. Ou quem sabe A MAIS MODERNA. A Empresa quer ser barata E de qualidade, moderna E ecologicamente correta, cara E descolada, qualquer duas coisas que você conseguir juntar. E vai sobrar pro Redatorzinho dizer que a Empresa uniu, combinou, juntou blá blá blá.
"Uma solução perfeita para quem quer aliar um trabalho de qualidade com cuidados com a natureza".
"Você tem agora um sapato que une conforto com design moderno e diferenciado."

Todo mundo está sempre falando em inovar na publicidade. Penduram banners onde quer que seja, envelopam prédios, usam formas não usuais nos anúncios, objetos pulando da página, propaganda com cheiro e não sei mais o que. Mas alguém já tentou inovar no discurso ou na forma lingüística? Raro, meu amigo. Muito raro.
Eu proponho um movimento.

postado por Carol Bensimon as 18:29 | pitacos (14) | trackBack (0)

arquivos

insanus



Kongo.gif