middlesex.
Você não gostaria de ser visto com esse livro na rua. Eu mesmo não gostaria, e vai ver por isso eu saí de sacola da Cultura, com a auto-desculpa de que, É, o tempo está tão instável hoje, vá que comece a chover nas páginas. O problema dele é a capa: pode ser facilmente confundida com auto-ajuda. É de um extremo mal gosto, eu diria. O nome também não ajuda. Mas o que fez realmente eu demorar para pôr a mão foi o preço. Tivesse eu lido a primeira página até o fim, compraria já da primeira vez. Tanto me agrada que terei a paciência descabida de digitar:

Eu nasci duas vezes: primeiro como uma menininha, num dia excepcionalmente despoluído de Detroit, em janeiro de 1960; e depois outra vez como um rapaz adolescente, num ambulatório de emergência perto de Petoskey, Michigan, em agosto de 1974. Os leitores especializados talvez tenham esbarrado comigo no estudo do dr. Peter Luce, "Identidade sexual em pseudo-hermafroditas com 5-alfa-redutase", publicado no Journal of Pediatric Endocrinology em 1975. Ou talvez tenham visto a minha fotografia no capítulo 16 do hoje tristemente ultrapassado Genetics and Heredity. Sou eu lá na página 578, sem roupa, diante de um gráfico que indica minha altura, com uma tarja preta sobre os olhos.
Minha certidão de nascimento dá meu nome como sendo Calliope Helen Stephanides. Minha última carteira de motorista (da República Federal da Alemanha) registra meu primeiro nome simplesmente como Cal. Já fui goleira de hóquei, pertenço há muito tempo à Fundação para a Salvação do Peixe-Boi, freqüento com pouca assiduidade a igreja ortodoxa grega e passei a maior parte da minha vida adulta trabalhando no Departamento de Estado americano. Como Tirésias, fui primeiro uma coisa e, depois, outra. Colegas de escola me ridicularizaram, médicos me trataram como cobaia, especialistas me apalparam e a instituição March of Dimes me pesquisou. Uma ruiva de Grosse Pointe se apaixonou por mim, sem saber o que eu era. (O irmão dela também gostavam de mim.) Um tanque do exército me levou a uma batalha urbana; já saí do meu corpo a fim de ocupar outros - e tudo isso aconteceu antes dos meus dezesseis anos"


Middlesex. Jeffrey Eugenides. O cara é foda. E tava lá na Flip ano passado sem eu saber quem ele era. Mas tudo bem. Com essa coisa de escritor, tietagem não é estritamente essencial.

postado por Carol Bensimon as 21:43 | pitacos (7) | trackBack (0)

arquivos

insanus



Kongo.gif