they fuck people, don't they?
Vou te contar que senti aquilo que venho sentindo - uma não comunicação com o mundo - quando a amiga disse Bah, um filme sobre maratona de dança?, e daí?, pra que ver essa merda? Minutos antes, eu estava lendo artigos na Internet sobre. Horas antes, sentada no sofá com mamãe e pensando, enquanto o filme rodava, na péssima tradução do título. They shoot horses, don't they? Foi esse, o nome original, que levou ao próprio, numa livre associação materna, ocorrido noutro dos clássicos, The Apartment (algum personagem mencionou cavalos). Veio o filme. E que belo.

9marthn2.jpg

As maratonas de dança foram um fenômeno dos anos 20 e 30, nos Estados Unidos. Claro que não por acaso ocorreram na época de depressão: os prêmios em dinheiro atraíam a galera, e os em situação realmente terrível se inscreviam nem que fosse só pela comida grátis. 07 Refeições ao dia. Luxo? Caralho, esse troço era o inferno. Ganhava quem ficava mais tempo dançando. E nada de tempo besta de 24 horas ou coisa assim. O troço era pesado mesmo. A maior de todas, em Chicago, 1930, durou 1.545 horas. Setentas dias, amiguinho. A cada 01 hora, os caras podiam descansar por 15 minutos. Sim, isso era tudo que eles tinham pra dormir, sentar, tomar banho. Eles comiam dançando. Tiravam a sobrancelha dançando. Liam o jornal dançando. E PODE, por um erro, parecer engraçado - aquela foto ali não parece? Os anos 20 tem esse problema - mas é um dos troços mais tristes que eu já vi. Porque é uma espécie de tragédia deslocada: quando transformam DANÇA em espetáculo de horror, eu perco definitivamente a fé no ser humano.

Eu mencionei que estava fora quem tocasse os dois joelhos ao chão? Que um dormia de pé enquanto o parceiro mantinha a dança com o sujeito ali dormindo? Que, quando soava o sinal do fim do intervalo, os homens que não acordavam eram jogados em baciões d'água e as mulheres levavam tapas na cara? Que, num toque máximo de crueldade, algumas maratonas faziam os participantes competirem numa CORRIDA de tempo x, sendo eliminados os últimos colocados? E que, de tanto cansaço, as pessoas começavam a alucinar?

No filme, A noite dos desesperados (They shoot horses, don't they?), há tudo isso. Com a Jane Fonda fazendo papel de mala. É a maneira visual de saber tudo que está escrito aqui.

Sim. "Ver essa merda" pra entender de gente.

postado por Carol Bensimon as 10:00 | pitacos (6) | trackBack (0)

arquivos

insanus



Kongo.gif