Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« ecce homo | todo poder à blogosfera | par© »

todo poder à blogosfera

Este manifesto pelo uso dos blogs como meio de concretizar a tão falada "democratização da informação" tem seus problemas, mas ao menos propõe uma discussão mais articulada sobre o assunto.

Enquanto em certas salas de certas faculdades de Comunicação os alunos de jornalismo desprezam os blogs como "diarinhos", os mentores da Verbeat, Tiago Casagrande e Leandro Gejfinbein, percebem melhor o potencial de uma ferramenta de publicação simples de usar e de baixo custo. Nos Estados Unidos, os blogs cada vez mais são fonte de informação primária para os internautas. Por aqui, a discussão sobre o valor da informação, e mesmo a produção da informação, recém começou.

O maior problema do artigo é citar as prisões de blogueiros iranianos, chineses e outros habitantes de Estados totalitários como fenômeno isolado do contexto social. Lá, blogueiros são tão perseguidos quanto qualquer outro dissidente. Não contam.

Quanto ao caso do informante sobre novidades da Apple, foi tratado como qualquer jornalista seria. Se os blogueiros querem ser jornalistas, merecem ser tratados como tal pela Justiça. O único processo em que parece haver abuso, ou má compreensão do formato — sem falar em incompetência do advogado — é a do sujeito condenado por um comentário de terceiro.

Restam ainda duas questões, que extrapolam o âmbito do manifesto, é verdade. Por um lado, a maioria dos habitantes deste mundo esquecido por Deus não tem acesso nem a telefones, imagine-se à rede. Por outro, ainda que se garanta a essas pessoas o acesso ao ciberespaço, não se pode garantir que essas pessoas se interessem por informação alternativa.

A conferir o desempenho dos blogueiros reunidos por Casagrande e Gejfinbein. Toda contribuição ao jornalismo e crítica da mídia em publicações pessoais é bem-vinda.

12 de abril de 2005, 0:35 | Comentários (16)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif


OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.