Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


made in taiwan

tomada1.jpg

A foto desse plug todo deformado aí em cima é o motivo pelo qual você não deve comprar uma estufa da marca De Longhi nesse inverno. Há algumas noites ele simplesmente derreteu. Na verdade, a estufa sempre emitiu um odor esquisito e o plug sempre ficou molenga. Bastou trocá-lo por um outro, comprado na esquina, e o cheiro parou, bem como o derretimento. Uma empresa fabricar um aparelho cuja entrada de energia não suporta a própria potência é o cúmulo da incompetência. Tornaram-se machina non grata na minha casa.

28 de maio de 2007, 22:32 | Comentários (13)

um brinde...

154582735_9501dab5ae.jpg

...à memória do Gabriel, que faria 23 anos hoje.

25 de maio de 2007, 13:03 | Comentários (12)

fim da discussão

Em um exemplo de bom jornalismo, o UOL comprovou que Azeredo prega moral de cuecas. Seu tão querido projeto de lei exige que seja pedida autorização do internauta antes da instalação de um cookie, mas a página pessoal do senador faz isso sem avisar.

Há duas possibilidades:

— Azeredo está tentando passar esse projeto sem saber do que está falando, por isso não se deu o trabalho de adequar sua página a um projeto de Lei que tem tentado emplacar há anos.

— Azeredo sabe muito bem o que está fazendo, mas como o faz apenas para agradar aos seus patrocinadores, não se preocupou em adequar sua página a um projeto de Lei que tem tentado emplacar há anos.

Escolha conforme suas convicções a respeito do senador. De qualquer modo, parece que isso encerra a discussão sobre mais esse projeto inútil proposto por um parlamentar brasileiro.

23 de maio de 2007, 15:08 | Comentários (7)

não aprendem nunca

O projeto do senador Eduardo Azeredo que tipifica os crimes praticados na Internet voltou das cinzas. Para quem não lembra, Azeredo virou motivo de chacota por causa de sua idéia de identificar os navegantes toda vez que praticassem alguma "operação interativa" — mandar e-mails, acessar o MSN, publicar comentários em blogs etc.

A idéia impraticável de identificar os internautas foi retirada do projeto, mas ele continua apresentando um festival de imbecilidades. Por exemplo, cria um amparo legal para "legítima defesa" na Internet, dando licença a "profissionais de segurança da informação" para interceptar dados e invadir redes, caso se sintam ameaçados. Isto é, legitima grampos em correio eletrônico, instant-messengers e outras formas de transferência de dados a pessoas que nem mesmo são policiais. Na prática, os administradores de sistemas ganham o direito de decidir quais redes e indivíduos são criminosos e puni-los imediatamente, contra-atacando.

O projeto também exige que os provedores avisem às autoridades quando notarem indícios de crimes ocorrendo em suas redes. Só não explica quem vai pagar pelos custos dessa vigilância, nem por que a própria polícia não pode investigar os crimes, para variar.

E nem vale a pena entrar no mérito de se criar nomes para crimes no ciberespaço, quando a maioria deles já tem algum correspondente no Código Penal. Roubo de senhas mediante o uso de e-mail falso para tirar dinheiro da conta do cidadão, por exemplo, pode ser enquadrado em fraude, estelionato e/ou roubo. Calúnia, difamação e injúria continuam sendo calúnia, difamação e injúria, seja num jornal ou rádio, seja num blog.

Resumindo: temos um senador da República, eleito pelo povo, propondo a criação de um vácuo no Estado de Direito e querendo jogar a responsabilidade pelo policiamento da rede no cidadão. E isso parte de um sujeito envolvido nas falcatruas eleitorais do Valerioduto e que recebeu doações de empresas ligadas ao setor bancário, o maior interessado em ver um controle maior da Internet.

22 de maio de 2007, 18:27 | Comentários (11)

arte imita a vida

Lembram do sujeito que morreu após se deixar sodomizar por um cavalo? Pois é: agora sua vida será contada em filme.

É brabo se dar conta que dá para viver 100 anos sem ver de tudo.

21 de maio de 2007, 10:24 | Comentários (13)

mais sinais da relevância dos blogs

Fantástica a história do blog americano Engadget, que está sendo investigado pela SEC. Motivo? Uma informação de que o lançamento do iPhone seria adiado, bem como o novo sistema operacional da Apple, causou uma queda nas ações da empresa durante 6 minutos, até que a informação, recebida de alguém dentro da fabricante de eletrônicos de luxo, fosse corrigida. O problema é que a queda foi de US$ 4 bilhões e causou prejuízo a muita gente.

Isso mostra a relevância que os blogs vêm adquirindo no ambiente midiático contemporâneo, para o bem e para o mal. Se uma informação publicada em um blog gera todo esse caos entre os investidores, é preciso levá-los bastante a sério — embora alguém que tome decisões sobre dinheiro baseado em notícias de blogs, fóruns, wikis e quetais mereça é levar surra com um gato morto, até miar. Levanta também uma preocupação: o uso de blogs alfa para manipular a opinião pública. Não seria surpresa se descobrirem que o autor do boato faturou com ações da Apple. Ainda pior, não seria surpresa descobrir que alguém invadiu uma conta de e-mail da empresa para enviar a informação falsa.

Hmmm... Por sinal, vocês sabiam que uma plataforma da Petrobras vai afundar na segunda-feira, assim que abrir o pregão? Se fosse você, leitor, venderia todas minhas ações no primeiro minuto.

19 de maio de 2007, 19:53 | Comentários (9)

efeméride ibero-americana

Feliz Dia da Internet!

Alguém aí consegue se lembrar como era a vida antes de existirem o e-mail, os instant-messengers e o Google? Um resquício de memória me sugere que a gente tinha de realmente FALAR com as pessoas para fazer as coisas. Barbárie!

17 de maio de 2007, 15:23 | Comentários (10)

celebridades adoram enxugar gelo

Roberto Carlos conseguiu proibir sua biografia não-autorizada. A editora, Planeta, preferiu fazer um acordo a defender o trabalho de Paulo César Araújo. Não sei se é uma boa biografia. Não sei se os fatos narrados são exatos ou caluniosos. Na verdade, não dou a mínima para o Roberto Carlos, que é uma versão diluída do Michael Jackson — ex-bom músico que virou cantor brega e tem excentricidades exploradas pela mídia — e, portanto, pessoa irrelevante.

Mas me interesso pela comunicação em redes digitais, daí o caso todo fica muito interessante, porque, apesar de proibido, o livro está disponível na rede. Poucos dias depois da proibição, arquivos variados com o conteúdo completo da biografia pipocavam pela Internet, criados provavelmente usando um scanner em conjunto com um programa de reconhecimento de escrita.

O caso Daniella Cicarelli deveria ter mostrado às celebridades que o melhor na sociedade da informação é ficar quieto sobre assuntos constrangedores. Eu, por exemplo, jamais pensei em ler essa biografia. Agora estou curiosíssimo para ler e descobrir o que incomodou tanto o cantor. E acho que muitos dos meus 500 leitores diários também ficarão.

15 de maio de 2007, 22:58 | Comentários (16)

assessoria de imprensa

A Dani, do Ah! Tri Né!, fez essa reportagem em vídeo aí em cima no lançamento do Cão Sem Dono em Porto Alegre. Legal ver os amigos — no caso, Tainá e Galera — se dando bem. Mais legal ainda ver que o Galera não mudou muito e continua ficando constrangido em eventos de mídia.

11 de maio de 2007, 16:01 | Comentários (8)

humor no google maps

1. acesse http://www.google.co.uk e depois clique na opção "english"

2. clique em "maps"

3. clique em "get directions"

4. no campo da origem digite "new york" e no de destino "london, england"

5. leia o passo número 24 de como ir de um lugar ao outro

Dica do Cardoso.

11 de maio de 2007, 10:04 | Comentários (6)

orgulho de pai

Ter filhos deve ser o máximo. Ao menos é o que eu posso imaginar a partir da experiência de ser professor. Agora que os alunos começam a apresentar os primeiros resultados do semestre, não consigo deixar de me sentir orgulhoso ao ver alguns excelentes trabalhos. Fico especialmente emocionado verificando o crescimento de alguns que tiveram mais dificuldade no início, mas superaram os obstáculos e realizaram coisas muito boas. Se é tão legal presenciar o crescimento de pessoas que nem sabia existirem até março deste ano, imagino o prazer que deve dar a um pai ver seu filho falar palavras novas a cada semana e dar os primeiros passos.

Começo a entender melhor o Firpo.

7 de maio de 2007, 0:13 | Comentários (20)

motorista de buzz

junior.gif

Impressionante o sucesso da campanha "Força, Júnior", iniciada pela Cove. A comunidade no Orkut já tem mais de 1.300 membros em uma semana. Todo mundo na minha lista do Messenger está usando o GIF como imagem pessoal. Até a Zero Hora e o Terra citaram essa bobagem, isso para não falar em vários blogs, como o do Inagaki. Até os spin-offs já começaram. E pensar que isso se espalhou como a peste por conta de um papo via Messenger com um dos guris do Jacaré Banguela.

Como a gente vivia sem Internet?

1 de maio de 2007, 21:41 | Comentários (8)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif


OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.