Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


ainda existe senso de humor no mundo

Depois de casar com quatro mulheres em uma cidade muçulmana do Estado de Kano, na Nigéria, uma mulher lésbica teve de fugir para não ser presa, informou a imprensa local ontem. Cerca de 2.000 convidados assistiram ao casamento de Aunty Maiduguri, 45, com suas quatro noivas. Foi uma cerimônia suntuosa e os festejos duraram dois dias. Os vizinhos, porém, informaram à polícia islâmica, que agora investiga o episódio.

A notícia é da Reuters e foi enviada pelo Alexandre. A parte irônica é que a lei islâmica, a sharia, permite que um homem case com até quatro mulheres. Só dá para imaginar que Maiduguri quis casar à vista de todo mundo e se complicar com a polícia para encher o saco dos fanáticos muçulmanos que tomaram conta da Nigéria. Protesto de verdade é isso aí.

27 de abril de 2007, 9:54 | Comentários (8)

do livro de ocorrências do condomínio

"PROTESTO

Venho através detes livro fazer um protesto contra a senhora zeladora, pela falta de respeito com que nos trata, após várias situações que ocorreram comigo, no domingo após o almoço, pedi para minha irmã pegar uma furadeira (de propriedade do prédio) para o Sr. Síndico, como ele não se encontrava ela pediu p/ a zeladora, que se negou, alegando estar em seu dia de folga, nos dirigimos a uma conselheira do prédio para ver se ela tinha a ferramenta ou a chave do depósito. Como ela não tinha ligou para o Síndico para ver se ele retornaria ao prédio. E assim que retornou gentilmente nos emprestou a ferramenta. Porém a sra. zeladora não satisfeita ligou para a Conselheira desaforando-a, dizendo que havia passado por cima de sua "autoridade"!?

Esse foi só um exemplo de várias situações ocorridas, não posso obrigá-la a me cumprimentar, pois falta de respeito não é crime, e de educação também não.

Quero também aproveitar para PROTESTAR CONTRA O PAGAMENTO DE HONORÁRIOS, que são pagos a uma Advogada contratada para defender a pessoa Dona Marlene, e não a zeladora funcionária, por um problema que depois da delegacia foi levado à justiça, entre ela e uma moradora do prédio. Mais ainda, o valor de R$ 30 por uma reunião extra feita para solucionar o mesmo problema, E TODOS NÓS PAGAMOS AS CONTAS???

Ainda esclarecer porquê pagamos a conta particular de luz da zeladora.

E quero dar três avisos aos fofoqueiros:
- quem paga minhas contas sou eu;
- não faço em meu apart. nada considerado como crime ou em horários indevidos, e
- assim como a acústica do meu apartamento é ótima, a do de vocês também é, porém não me preocupo com a vida alheia, tenhos meus próprios problemas.

Dia 24 de maio de 2003.

Obs.: Tenho a cópia do documento da delegacia, ocorrência registrada contra a pessoa, e não contra a funcionária."

Leitura mais divertida do mundo.

25 de abril de 2007, 13:07 | Comentários (16)

não entenderam a internet

Parece piada, mas é impossível assinar apenas o conteúdo online da editora Abril. É preciso assinar alguma revista em papel para ter acesso a páginas que já estão na Web de qualquer modo. Isso não faz nenhum sentido. O Brasil não entende mesmo a Internet.

23 de abril de 2007, 12:32 | Comentários (11)

impagável

O mais engraçado é que o Polícia em Ação é supostamente um programa de combate à criminalidade. Talvez o Paulão não saiba que exploração da prostituição é um crime previsto no Código Penal Brasileiro.

20 de abril de 2007, 16:43 | Comentários (20)

um homem de verdade a menos

Em toda essa história da chacina na Virginia Tech, o que realmente chama a atenção é a atitude do professor Liviu Librescu, que segurou a porta enquanto seus alunos fugiam pelas janelas e acabou morto. Librescu era um judeu de origem romena, sobrevivente do holocausto. Difícil saber o que se passou em sua cabeça, se é que algo passou. O fato é que achou mais importante salvar seus alunos do que garantir a própria segurança. Coisa difícil de se ver hoje em dia.

É simbólico que um dos poucos a se preocupar com os outros durante o tiroteio seja uma pessoa que teria todos os motivos para preservar sua vida ao máximo — afinal, não se tem sempre a sorte de passar incólume por uma situação de violência extrema duas vezes. Dois outros alunos ajudaram a segurar portas, ambos americanos ao que parece, mas nenhum deles foi ferido. Librescu se tornou o herói da história e isso é bom, porque em sua atitude está parte da solução para esse tipo de maluquice. O medo tende fazer com que as pessoas se preocupem consigo mesmas. É justo, mas também existe a possibilidade de isso aumentar ainda mais a distância entre as pessoas. E isolamento era justamente um dos problemas de Cho, o atirador.

É claro que Cho já era meio doido antes, mas certamente não ajudou o fato de sua professora separá-lo dos outros em atividades de aula, porque ele era considerado esquisito. Sintomática do nosso tempo a pergunta da apresentadora do Bom Dia Brasil de hoje ao correspondente Rodrigo Alvarez: "Rodrigo, sabemos que existem muitas pessoas desajustadas nas universidades americanas, o que as pessoas estão fazendo para se proteger?". Nossa sociedade vê os desajustados como ameaças, anomalias a separar do resto e, de preferência, eliminar. Até há pouco, a idéia era justamente a contrária. Todo o iluminismo se baseava na idéia de integrar melhor à sociedade os desajustados — o que também teve seus efeitos nefastos, como o imperialismo britânico, mas isso é outro papo. Não parece que isolar ainda mais as pessoas problemáticas vá impedir novas chacinas.

A resposta está em Librescu: é preciso voltar a nos preocuparmos um pouco mais com o próximo e menos com nós mesmos.

19 de abril de 2007, 1:42 | Comentários (20)

cinema grátis

Quer ver de graça Cão Sem Dono, o filme baseado no livro do Galera? Entre na seção de promoções do site e participe do jogo que tem lá. Aproveite para admirar como os responsáveis pela campanha do filme estão usando ferramentas baratas para fazer uma divulgação bem mais interessante que anúncios normais. A idéia de levar o cão ator para todos os eventos relacionados ao filme e depois publicar vídeos no YouTube é simples e eficiente, assim como a das bolachas de chope.

16 de abril de 2007, 23:34 | Comentários (2)

tudo verdade

10 de abril de 2007, 10:08 | Comentários (10)

pederastia deu origem ao ocidente

O que dizer sobre 300 que esse vídeo já não diga? Pareceu um clipe de duas horas do Village People com a fotografia de Traffic, os campos de trigo de Gladiador e a equipe de efeitos especiais do Senhor dos Anéis, com direito a Gollum e tudo o mais. Falando sério, há motivo mais pederasta para ir à guerra do que o fato de os atenienses efeminados terem dito não a Xerxes? Os espartanos são todos bichas ciumentas.

VILLAGE_PEOPLE_1.jpg
Spartans! Tonight we dine in hell!

A tese que perpassa toda a história é que a luta do rei Leônidas não era apenas contra uma bicha louca gigante liderando uma trupe de saltimbancos metidos a soldados, mas sim a luta da razão contra o misticismo. O que aliás fica bem claro no discurso final aos 300. Nem vale a pena contestar o fato de um grego da época saber que sua cultura seria a base do Ocidente milhares de anos depois. Mas talvez fosse bom notar que os persas e outras culturas asiáticas eram tão ou mais desenvolvidas do que o helenismo.

De qualquer modo, o filme acaba mostrando algo sobre o Ocidente por tabela: enquanto os persas "obscurantistas" se esforçam em negociar e evitar derramamento desnecessário de sangue, os gregos "racionais" sentem grande prazer na matança e tentam justificá-la com ideais. Os espartanos mostram total falta de civilidade durante todo o filme, sugerindo que matar mensageiros é uma atitude correta, só porque eles são contra a cultura ocidental. Os persas são mostrados como talibãs avant la lettre.

Por falar na futurologia da problemática principal, também é interessante descobrir que já existia vacina BCG lá por 500 A.C., a julgar pelo braço da rainha Gorgo na cena em que ela está pedindo ajuda para conseguir uma audiência no conselho.

Mas criticar essas incoerências num filme de ação é coisa de gente chata. O problema é que nem como filme de ação 300 funciona muito, já que abusa da câmera lenta e a derrota no final já deveria ser conhecida de qualquer um que vá assistir e tenha freqüentado aulas de história. Se tem uma qualidade, é agregar um blockbuster ao movimento dos últimos anos no cinema de se afastar do realismo. Os personagens fazem movimentos impossíveis e a luz é sempre onírica, aparecem gigantes e deformados que não teriam como estar vivos no mundo real, mas nada disso compromete a verossimilhança. Outros filmes nessa linha foram Sin City, também baseado em quadrinhos de Frank Miller, e Delicatessen. Isso é uma boa tendência. Não há por quê o cinema tentar ser tão realista nas imagens, mesmo em filmes que não se passem em mundos alternativos, no futuro ou passado.

7 de abril de 2007, 23:16 | Comentários (26)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif


OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.