Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« e agora, josé? | pelo amor de deus, parem de nos ajudar! | check-in »

pelo amor de deus, parem de nos ajudar!

Para o economista africano James Shikwati, "infelizmente, a necessidade devastadora dos europeus de fazer o bem não pode mais ser contida pela razão". Após Kadafi, ele é outra voz a pedir que a África pare de "mendigar". Um trecho:

Der Spiegel - A África seria realmente capaz de solucionar esses problemas por conta própria?

Shikwati - É claro. A fome não deveria ser um problema na maioria dos países ao sul do Saara. Além disso, existem vastos recursos naturais: petróleo, ouro, diamantes. A África é sempre retratada como um continente de sofrimento, mas a maior parte dos números é enormemente exagerada. Nos países industrializados existe a sensação de que a África naufragaria sem a ajuda ao desenvolvimento. Mas, acredite-me, a África já existia antes de vocês europeus aparecerem. E não fizemos tudo isso com pobreza.

Conhecendo o gosto dos alemães por qualquer causa em favor do terceiro mundo, um verdadeiro vício naquele país, muitos deles devem ter ficado de cabelos em pé ao ler esta entrevista. Mas o economista tem certa razão. Os países ricos ajudariam muito mais a África e todos os países subdesenvolvidos se cancelassem suas dívidas e acabassem com os subsídios à agricultura.

Sugerido pelo Mojo.

9 de julho de 2005, 14:48 | Comentários (10)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif


OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.