Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« kafka e a felicidade | barômetro das américas | melhor idade »

barômetro das américas

O brasileiro parece estar a cada dia mais maduro. De acordo com uma pesquisa publicada pela Economist, só 37% dos brasileiros acham a democracia preferível a qualquer outro tipo de governo — uma queda de 13 pontos desde 1996. Por outro lado, cada vez menos brasileiros acreditam que um governo autoritário seria melhor: apenas 15%, uma queda de 9 pontos desde 1996. Ou seja, achamos a democracia uma bela bosta, mas também não acreditamos em outros sistemas. Viramos niilistas. Tendência igual à do resto da América Latina.

É de fato difícil acreditar na democracia quando se vê todos os dias na imprensa os parlamentares perdendo tempo em disputas pelo poder e picuinhas irrelevantes. Quem está na oposição vive apenas para impedir que quem está no governo possa governar, com o objetivo de tomar o cargo na próxima eleição. Basicamente, Brasília é isso.

Quando resolvem se mexer, os políticos só nos fodem. Ou aumentam os próprios salários, ou nos fazem perder tempo em um domingo de sol para votar em um referendo inútil. De qualquer modo, só torram nosso dinheiro — ou roubam. Como diz Michel Maffesolli, o trabalho do político hoje é nos convencer de que ele é necessário. Ao menos no Brasil, estão indo mal.

Pior de tudo: os jornalistas nem mesmo se surpreendem mais. Arthur Virgílio, líder do PSDB, diz no Jornal Nacional que o governo terá de arregar muito mais agora para aprovar qualquer medida. O repórter nem sequer replica algo como "mas onde fica o interesse público, excelência?". Aceitam tudo. Brasília não estraga somente os políticos, estraga os repórteres também. É muita distância do povo e muito pouca distância do poder. Suruba total.

29 de outubro de 2005, 10:15 | Comentários (5)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif


OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.