Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« blog é auto-elogio | chucrutes não sabem gargalhar | vale a pena ver de novo »

chucrutes não sabem gargalhar

Um homem pula de um avião pela primeira vez. A 3 mil metros ele tenta abrir o pára-quedas, mas falha. A 2 mil metros ele tenta abrir o pára-quedas de emergência, mas ele também falha. A mil metros, ele atinge um homem vestindo macacão azul, carregando uma chave de fenda. "Você conserta pára-quedas?", pergunta o primeiro. "Sinto muito", diz o outro, "eu só trabalho com aquecedores".

A piada acima é uma amostra do humor alemão. Em um artigo do Guardian, um comediante inglês tenta convencer que os alemães têm senso de humor, sim. A tese principal é que os alemães têm um tipo de humor diferente, porque a gramática germânica não permite certo tipo de piada muito comum em inglês ou português. O alemão é uma língua muito mais precisa, é difícil criar ambigüidades.

Em todo caso, em dois meses lá, não houve sinal algum de humor no trato com os nativos. Por outro lado, alguns programas de televisão revelaram um tipo de humor bizarro.

Um dos programas era um show de auditório, apresentado direto de Saint Moritz. O sujeito, na casa dos 30, meio gordo e de cavanhaque, era até engraçado. Tinha um painel com vários botões na mesa. Ao apertar um botão, aparecia alguma cena de gente se acidentando de maneira patética com esquis. O quadro humorístico principal era um visita do apresentador a um restaurante tradicional um tanto chique, em que ele enchia a cara, se portava como um huno e ficava enchendo o saco do garçom. Enquanto o tempo passa, ele vai tirando peças de roupa, até ficar só com a camiseta térmica, causando enorme constrangimento ao pobre suíço bigodudo que lhe atendia. Algo na linha do Pânico.

O outro programa já foi comentado aqui: Bernd das Brot, um pão integral mau-humorado e depressivo, cujo bordão é Mist! [bosta!]. Com seus amigos, um molho de Brócoli e uma Ovelha, faz sátiras de filmes e programas famosos. Um dia, simplesmente ele apareceu no vídeo e começou a mandar as pessoas irem dormir. "Vão dormir! Está tarde! Não tem mais nada para vocês verem aqui." Este programa é realmente bom. Se fala alemão, tente baixar alguns episódios.

24 de maio de 2006, 10:56 | Comentários (8)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif


OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.