Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« tigre | revendo o voto | Entrevista com o blog Imprensa Marrom »

revendo o voto

Há um mês, quando abri meu voto, a campanha na televisão ainda não havia começado. Nenhum debate fora transmitido. Nesse tempo, Heloísa Helena cada vez mais passou demonstrar péssimos sinais. Isto é, sinais de lulismo. O primeiro foi a forma arrogante como se comportou no Jornal Nacional e em outras situações de conflito, típica de nosso presidente. A candidata do P-Sol também adotou uma imagem "paz e amor", lembrando sempre que pode sua condição de mãe derretida e católica fervorosa. Nada disso combina com uma líder socialista, desculpem, nem aliás com a própria senadora, sempre combativa. Dá uma impressão muito densa de jogada publicitária. Nesse caso, Heloísa Helena estaria desistindo antes mesmo de começar. Lula ao menos perdeu três vezes, antes de trair seus ideais.

Cristovam Buarque, por outro lado, supreendeu em sua entrevista ao Jornal Nacional e continua surpreendendo. O ar de coitado combina com ele e isso o faz ao menos parecer honesto, se é que não o é mesmo. Por outro lado, tem sido ponderado em seus pronunciamentos, mas sem se deixar intimidar. É um sujeito racional, o que hoje em dia significa quase um suicídio político. Como se não bastasse, o brasileiro parece ter gostado de seu projeto para a educação, porque todos os outros candidatos andam martelando sobre esse assunto. Não admira. É o único a realmente ter algum projeto. Pode-se argumentar que seja imbecil, ou gostar, mas que Cristovam tem um projeto de Brasil, isso tem.

Criou-se o impasse. Por um lado, votar em Heloísa Helena seria uma boa maneira de lembrar o PT pragmático que ainda existem pessoas cujos ideais de esquerda restam intactos. Uma votação expressiva sua talvez chamasse o partido à consciência. Por outro lado, ela tem cada vez mais deixado transparecer semelhanças com os piores aspectos da esquerda, não os melhores. Por um lado, Cristovam pertence ao PDT, um partido com tendências caudilhescas e responsável por muitas desgraças no Rio Grande do Sul. Por outro lado, o P-Sol é um partido tão ruim quanto, embora por outros motivos. Votar em uma esquerdista duvidosa e dar um recado ao PT, ou então em um político divorciado da realidade, mas incentivar as boas práticas da racionalidade e ponderação no Brasil? Inclino-me a cada dia mais para Cristovam.

31 de agosto de 2006, 10:11 | Comentários (25)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif


OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.