Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« elite acha que pobre é burro | anarco-financismo é o futuro | perigo pardo »

anarco-financismo é o futuro

A esquerda está sem rumo. Governos democratas nos Estados Unidos e social-democratas na Europa se sucedem sem fazer mudanças significativas. Na América Latina, a esquerda não produz nenhuma mudança fundamental nas estruturas sociais, mas limita-se a adotar políticas anestésicas, como a nacionalização dos hidrocarbonetos na Bolívia, ou das reservas de petróleo na Venezuela. Após quatro anos de Lula no Brasil, é impossível acreditar em mudar o mundo pela democracia representativa. O PT passou anos prometendo mudar tudo e fez o contrário.

Os ativistas e bichos-grilos de maneira geral continuam com a mesma estratégia de protestar com ladainhas intermináveis e tentar convencer as pessoas apelando para argumentos racionais ou emocionais. Esqueçam. Isso não adianta mais nada. Em vez de ler Negri e Hardt, Rushkoff, Melanie Klein, Chomsky, deviam é estar lendo a biografia de George Soros. Embora alguns considerem o mega-especulador um vilão pós-moderno, ele é na verdade o maior anarquista contemporâneo. Um modelo que todo ativista devia seguir.

soros.jpg
Nosso amigo se prepara
para foder com mais um bando
de porcos capitalistas.

A estratégia para mudar o mundo em um ambiente ultracapitalista como esse é clara: entrar no jogo, ficar bilionário e usar sua força para impor as políticas que achar adequadas. Um de seus maiores lances foi quebrar a libra esterlina e impor um severo golpe ao imperialismo britânico, ganhando US$ 1 bilhão na jogada. Há ação mais anarquista do que essa?

Não apenas isso, como Soros vem usando o dinheiro para sustentar políticas de esquerda. Contribuiu para tentar tirar George W. Bush do poder e apoiou mudanças de regime na Europa Oriental, ajudando por exemplo Vaclav Havel na República Tcheca e colaborando para derrubar Milosevic na Sérvia. Soros vem fazendo com sua Open Society tudo que os ativistas de esquerda sempre sonharam.

Obviamente, melhorar o mundo não é a preocupação mais importante de Soros. Sua preocupação é encher os bolsos de dinheiro, mas cuidando para manter uma imagem de bom homem. Agora, imaginem se, em vez de se acorrentar a árvores, os ambientalistas fossem ricos o suficiente para comprar a porra da floresta inteira e mantê-la a salvo? Comunistas poderiam usar o dinheiro para fundir dezenas de instituições bancárias, só para depois fechá-las e distribuir o dinheiro aos pobres. Aqueles preocupados com abusos de direitos humanos no Tibete poderiam jogar contra a economia chinesa e tentar enfraquecer o país até que se dispusesse a negociar. Enfim, as possibilidades são infinitas.

A única forma de ser anarquista hoje em dia é se tornar o maior especulador financeiro do mundo.

16 de outubro de 2006, 11:26 | Comentários (23)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif


OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.