Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


nem que seja plantando bananeira

Finalmente um blog de resenhas que pode competir cabeça-a-cabeça com a mídia nacional. Metade dos livros já está na lista do mês.

31 de julho de 2007, 13:56 | Comentários (26)

teses que gostaríamos de ver

GALVÃO-BUENISMO: A influência da locução esportiva na inversão do sentimento patriótico em competições esportivas

RESUMO: No presente trabalho, investigamos a importância da locução esportiva enquanto causa de um fenômeno facilmente verificável entre os cidadãos brasileiros, qual seja, o apoio às equipes adversárias do Brasil em todos os gêneros de competição esportiva. Apropriando-nos do conceito de Schadenfreude de Ulrich Wejrheinmer, analisamos as narrações do locutor Galvão Bueno, da rede Globo de televisão, e discutimos seu conteúdo no contexto de pesquisas qualitativas entre torcedores. Concluímos que o ufanismo dos locutores leva a uma hipertrofia involuntária da bolsa escrotal, incentivando uma parcela significativa da população brasileira a apoiar os times de outros países.

29 de julho de 2007, 19:14 | Comentários (9)

web 2.0 com chimarrão

Entrou no ar esses dias o Eu Acho Que, um site que, segundo seu criador, o jornalista PC Flores, "foi concebido com o objetivo de criar um espaço na internet para que as pessoas tornem públicas a suas opiniões e posicionamentos sobre qualquer assunto". Não é um site de notícias, mas de artigos. Os melhores ganharão destaque na capa, e também há um box para o "mais comentado".

Duro é agüentar o festival de clichês na justificativa para sua existência:

Criado em um momento chave para a comunicação mundial, em que as informações estão, mais do que nunca, fragmentadas, Eu Acho Que entende que este tipo de site tem um caráter agregador, baseado no conceito de conteúdo colaborativo da web 2.0.

Parece um parágrafo saído de um daqueles geradores automáticos de texto que usam qualquer tipo de expressão retardada sobre Web 2.0. (Aliás, nesse quesito nada supera a expressão lounge networking, usada pela organização do Digital Age 2.0 para se refererir à troca de cartões de visita durante o cafezinho.) Mas o grande problema mesmo de mais esse site de mídia cidadã é que não parece ter nenhuma diferença de tantos outros que andam por aí. O Jornal de Debates e o Overmundo são ferramentas muito melhores, por exemplo.

A única vantagem que dá para apontar no Eu Acho Que é ter mais assuntos locais. Mas, é claro, isso depende de conseguirem manter o foco à medida que novos colaboradores começam a usar o serviço. Porto Alegre bem que precisa de um site que agregue discussões abertas e troca de idéias sobre os problemas da cidade.

Dica da Helena Kempf.

27 de julho de 2007, 13:50 | Comentários (10)

o problema do brasil é falta de laço
Para o grupo formador de opinião, mudou o ideal de felicidade, que hoje é o bem-estar corporal, o prazer físico. Além desse ideal de felicidade sensorial, há uma idéia da vida como entretenimento. Ou seja, a pessoa deixa de pensar nas consequências morais do que faz. Quem compra droga simplesmente desliga o botão que avisa qual será a consequência disso. Parece que tudo é uma brincadeira. Multidões de pessoas que deveriam ter responsabilidade agem dessa forma. Na moral do espetáculo, o outro é sempre o responsável pelas mazelas e não eu. Eu estou corrompendo, sou venal, sou leviano, mas o que eu faço não tem nenhuma consequência. O que o vizinho faz com certeza terá. É uma posição típica dessa falta de compromisso.

Bem que o Guy Debord avisou.

O trecho acima, de uma entrevista do psicanalista Jurandir Freire Costa, expressa com toda clareza algo que sempre tentei comunicar, mas nunca consegui, a julgar pelos comentários de leitores aos meus posts sobre política e sociedade. Não se deixe enganar pelo título infeliz que o editor pôs na matéria, não é bem isso que Jurandir diz durante a conversa. Ele diz é que temos de parar de criticar a corrupção, a imoralidade e o egoísmo, apenas para em seguida sonegar impostos, subornar guardas de trânsito e tentar vencer a burocracia com a ajuda de amigos poderosos. Indignar-se e não ser o exemplo do cidadão que se quer para o Brasil é farisaísmo, é cinismo, é hipocrisia.

O Hermano também curtiu a entrevista, mais pelo lado do vácuo de autoridade que tomou conta da cultura brasileira. É outro aspecto importante. Hoje em dia, os pais parece que acham feio educar os filhos. Francamente, acho que as palmadas e castigos que levei, além de bem merecidos, colaboraram muito para que me tornasse uma pessoa útil à sociedade. Não que sejam a melhor forma de se educar alguém, porém não são fonte de trauma algum, se não passarem dos limites. E tem coisas que só na palmada se resolve.

Um sintoma da demência moral, aliás, é termos de agüentar uma campanha contra os castigos físicos protagonizada por ninguém menos que Xuxa, apresentadora de programas infantis famosa por filmar cenas eróticas com crianças e por beliscar os baixinhos mais exaltados em seu auditório.

26 de julho de 2007, 11:01 | Comentários (14)

aguardo ansiosamente

divulgacao magaiver

25 de julho de 2007, 11:13 | Comentários (1)

porco aranha! porco aranha! aí vem o porco aranha!

traselemspringfield.jpg

O negócio agora é criar memes. Depois de ver um post no Blogultura, resolvi copiar no Brasil. Fui falar com o pessoal do 100grana e eles tiveram uma idéia muito melhor: criar a imagem acima e chamar outros blogueiros para entrar na fila. Cada um dos convidados deve colocar seu avatar à frente ou atrás do meu (mas sem encoxar, por favor), convocar mais cinco blogueiros e pedir que eles façam o mesmo, até completar a fila na imagem.

Então, convoco para seguirem a corrente os próprios malucos do 100grana, que inventaram essa moda, o Inagaki, a Dani, a Nathy, o Caio e a Ju. Os avatares podem ser criados no site oficial do filme. Para pegar a imagem acima em alta definição, basta clicar nela. Se não tiver Photoshop, tente o Snipshot.


Quem não entendeu o título do post deve clicar aqui e ver o trailer até o fim.

24 de julho de 2007, 18:16 | Comentários (4)

vai dar merda

Legal esse protesto no Arroio Dilúvio, não? A Zero Hora e outros veículos de Porto Alegre também acharam.

A verdade, porém, é que mais uma vez todos jornalistas embarcaram em uma ação de marketing viral. Nesse caso, o principal produto a anunciar era um dos próprios autores da ação. Ambos são alunos do curso Perestroika. Felipe Anghinoni, um dos professores, é também diretor de criação da LiveAD. Pediu a um dos alunos que mostrasse algum talento para ser motorista de buzz. Segue relato do próprio Vinícius:

Eu precisava dum material diferente pra segunda, mas não tinha nada. Então saí da agência e fui pra Fabico. Na sinuca, contei pra dois colegas sobre o problema. Era fato que eu precisava de, no mínimo, uma matéria na Zero Hora. Começamos o brain. Eu e Pinho, Felipe Fornari. Ainda tivemos ajuda do Augusto, um colega da faculdade.

Poderiam ter parado por aí, mas arranjaram inclusive um cliente para aproveitar o eventual sucesso da ação: a revista O Dilúvio. Algo me diz que esse guri vai longe.

Em tempo: a verdadeira motivação não tira o mérito do protesto. Chamar a atenção para a quantidade de esgoto que o arroio despeja todo dia em nossa água de beber é importante, ainda que por tabela. Quando a propaganda pode aliar uma certa parcela de interesse público a seus objetivos, por que não fazê-lo?

24 de julho de 2007, 15:16 | Comentários (11)

erramos

Chamei os governantes do Brasil de assassinos por causa do acidente com o avião da TAM em Congonhas. Muita gente criticou o oportunismo da acusação. Tinham razão. Lula e seus assessores não são assassinos, são desumanos, como mostra esse vídeo. Sabe-se que somente seres humanos têm discernimento moral e, portanto, noção de que deixar seus semelhantes morrerem por omissão é assassinato, no fim das contas. Estava errado e peço desculpas.

20 de julho de 2007, 0:36 | Comentários (28)

assassinos!

Assim como o Demori, pensava ficar em silêncio sobre o acidente de ontem com o vôo 3054 da TAM, que bateu em um prédio ao pousar em Congonhas, matando todos os 176 passageiros e muitos ocupantes do edifício. Não há muito o que dizer que a capa do Insanus.org de luto já não diga, ou então os posts de colegas como o Alexandre, o Walter e até os guris do Impedimento. Pretendia também manter um silêncio em respeito ao amigo Daniel Cassol e diversas outras pessoas que perderam familiares na tragédia.

Porém, matérias como essa, mostrando que os homens públicos só querem tirar o seu da reta, irritam profundamente e forçam uma manifestação. O governo federal, responsável pelo sistema aéreo, está preocupado em terminar com dois anos de baderna nos aeroportos, agora que o segundo avião caiu matando todos os passageiros em menos de seis meses? Alguém foi demitido? O descendente japonês e comandante da Aeronáutica Juniti Saito prometeu cometer seppuku? Que nada:

Após o segundo acidente de grandes proporções em menos de dez meses, um ministro, que esteve no gabinete de crise instalado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que "independente de culpados, sabemos que muitas coisas recairão sobre nossas costas".

Outros interlocutores do Palácio do Planalto dizem que, no momento certo, o governo se defenderá politicamente. Contudo, o próprio presidente é que definirá qual será a estratégia e quem falará em nome do governo.

Por ora, o governo quer apenas evitar que a tese da "crônica da tragédia anunciada ganhe corpo" e prevaleça sobre as investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) e da Polícia Federal.

Os políticos brasileiros nem mesmo fingem mais que têm algum respeito pelo cidadão. Faz tempo, aliás. Jamais me imaginaria dizendo isso, mas Lula está fazendo o pior governo que tive a chance de acompanhar nos meus 28 anos. O presidente é ignorante e não tem a menor vocação para estadista. Não consegue nem demonstrar autoridade e cortar algumas cabeças em meio ao fiasco que se tornou a aviação nacional. Ao contrário, como em todos os outros problemas que surgiram durante os dois mandatos, prefere enfiar a cabeça num buraco -- ou numa garrafa de caninha, vá saber -- e fingir que as dificuldades vão desaparecer se o PT conseguir convencer a opinião pública de que ninguém no partido e no governo tem nada com isso.

A verdade, porém, é que Lula é um assassino. Já parou para pensar nisso, presidente? Você tem centenas de mortes nas costas, por ser um irresponsável incompentente e ter deixado o caos aéreo chegar nesse ponto. Seus ministros são assassinos. Seus comparsas políticos são assassinos.

A oposição não é melhor do que o governo e provavelmente está apenas dando três dias de luto antes de se aproveitar dessa nova tragédia para tentar tomar o poder ao PT nas próximas eleições. Serão assassinos, porque em vez de procurar soluções, apenas atravancarão ainda mais o desenrolar de um governo já vagaroso. Vão chamar um monte de gente para depoimentos inúteis na CPI, gastar horrores de dinheiro do contribuinte e recuar antes de indiciar qualquer pessoa importante, porque quase todos têm o rabo preso.

O governo, que deveria equilibrar os interesses econômicos e políticos com o bem público, é refém desses interesses. Assassinos. O parlamento, que deveria fiscalizar o governo, parece mais com um bazar em que todo mundo apregoa um monte de mentiras o tempo inteiro e negocia até a mãe, se alguém quiser comprar. Assassinos. A justiça não prendeu até hoje, nem nunca prenderá, os corruptores e lobistas que levam a esse tipo de tragédia (alguém aí lembra da cratera do metrô?), já que nem mesmo os corruptos são levados aos tribunais. Assasinos. Já o povo vai chiar por alguns dias, dizer que já basta, exigir honestidade e competência do governo, pôr a culpa em tudo e em todos, mas nas próximas eleições vai votar nos mesmos palhaços e vai continuar dando uma gorjetinha ao guarda da esquina para se livrar de uma multa. E ainda vão se achar espertos, os otários.

Isto é, tudo continuará na mesma. E isso quase me entristece mais do que pensar na dor dos familiares, porque faz ter a certeza de que muitos brasileiros ainda terão de sentir dores semelhantes, até onde a vista alcança, porque somos comandados por assassinos.

19 de julho de 2007, 0:44 | Comentários (27)

por que nunca terei nada da apple

Antes de mais nada, admita-se: a Apple faz computadores muito simples de usar, que funcionam decentemente a maior parte do tempo e ainda por cima são muito, muito bonitos. São feitos com componentes de primeira linha e os periféricos se integram perfeitamente uns com os outros, assim como os programas. O sistema operacional também é bastante estável.

Ainda assim, não pretendo comprar nada dessa empresa, se ela continuar a trabalhar com o único objetivo de prender seus clientes às suas lojas e assistências técnicas -- talvez esse seja um dos casos em que "usuário" é mesmo a palavra mais adequada para cliente.

Veja o caso do iPhone: a bateria só pode ser trocada enviando-se o aparelho para a Apple, supõe-se que por uma módica quantia. Além disso, os usuários são obrigados assinar a AT&T, considerada uma das piores operadoras de telefonia, só porque há um acordo entre as duas corporações. Isso sem falar que a Apple sempre arriou as calças para os interesses da indústria de entretenimento, inserindo DRM em tudo. Particularmente, não gosto de ter o Steve Jobs me dizendo de quais empresas serei cliente.

É bem verdade que, conhecendo um pouco melhor a comunidade de usuários, descobre-se a existência de pessoas dedicadas a criar hacks e aplicativos que permitem burlar algumas das restrições impostas pela Apple a seus usuários. Só que, se as pessoas têm de sair correndo atrás desse tipo de programa, de que adianta seus produtos serem "intuitivos"? Melhor ter um PC, com muito menos restrições e muito mais pessoas trabalhando para quebrá-las.

Por outro lado, não é verdade que os sistemas da Apple nunca travam e não têm falhas de segurança. Tendo usado Macs nos últimos tempos, posso atestar que eles travam, sim, e bastante.

Mas por que esse ataque à Apple? Bem, ontem resolvi dar mais uma chance ao iTunes, programa que sempre me encheu o saco por conta do problema de sincronização de pastas. Explicando melhor: incomodava o fato de ter de reacrescentar uma MP3 à biblioteca de músicas toda vez que mudava o arquivo de lugar ou criava uma nova pasta via Windows Explorer. Pior: ficava com uma duplicata errada do mesmo arquivo na biblioteca, e era preciso apagá-la à mão.

Um amigo nerd, porém, lembrou-me da possibilidade de isso ser feito automaticamente. Como, de fato, o iTunes é melhor para gravar discos em MP3 e tem uma interface amigável, pensei em testar novamente. Baixei os absurdos 55Mb do programa e instalei. Pedi que sincronizasse minha pasta de músicas e... Bem, vejam por si mesmos:

folder.jpg

O iTunes simplesmente criou uma pasta nova, com subpasta, para cada arquivo com um nome de artista diferente. Como tenho várias coletâneas reunindo artistas diversos, minha pasta esmeradamente organizada se tornou a maior avacalhação. Pior: não faço idéia a qual disco pertencem algumas das músicas, então nem que me desse o trabalho de reorganizar tudo conseguiria fazê-lo decentemente. Depois criticam os programas da Microsoft por tomar decisões que os usuários não aprovaram...

Enfim, tentei recuperar o sistema, mas a pasta ficou na mesma. Se alguém tiver uma solução melhor para o caso, por favor explique nos comentários. Por enquanto, só vejo a possibilidade de gravar as coisas mais importantes e baixar de novo o resto, esvaziando completamente a pasta. Ou, claro, usar o iTunes para o resto da vida.

Se isso não for suficiente, aqui vai mais uma historinha sobre a Apple: recentemente, a placa lógica do Powerbook da minha senhora estragou. Ela enviou o computador à Soma, uma assistência técnica com atendimento medieval, mas que detém o monopólio da Apple aqui em Porto Alegre. Algumas semanas depois, finalmente conseguiram dizer qual era o problema. Nesse meio tempo, ela ressucitou um iBook antigo, para ao menos poder acessar o correio eletrônico.

Só que o cabo de força deu um curto-circuito e, claro, nenhum eletricista tinha condições de consertar, como sugeri. Foi preciso comprar um novo, pela bagatela de R$ 150, para não ficar sem computador -- quanto custa um cabo de força para PC, R$ 20? R$ 30? O Powerbook estragou há uns dois meses e nada de a Soma conseguir trazer a placa lógica dos Estados Unidos, que de qualquer maneira custaria R$ 1600 (preço pelo qual é possível comprar um PC notebook chinfrim ou um PC desktop de primeira linha, sem monitor).

Há a possibilidade de um amigo trazer de Nova York, mas parece que a assistência técnica não aceita usar peças não importadas por ela mesma. Isso sem falar em várias outras incomodações menores com a Soma, que nem vale a pena relatar aqui. E não se trata de um caso isolado. Para comparar, quando o gravador de CD do meu PC estragou, bastou ir à esquina comprar um novo, pegar uma chave phillips e ligar os fios nos lugares certos.

Em resumo, nunca terei nada da Apple porque gosto de ter controle total sobre meu computador. Para quem entende de informática um pouco, as restrições de um Mac são um inferno tão grande quanto os constrangimentos de um programa da Microsoft. A diferença é que para PCs existem centenas de alternativas, para Macs, não. Mas reconheço que, para usuários iniciantes, editores de vídeo e diretores de arte, são computadores bem melhores. E bonitos.

14 de julho de 2007, 18:50 | Comentários (52)

sindicalize-se

Enquanto os duendes que fazem o Movable Type -- ferramenta por trás deste blog -- rodar direito corrigem o problema dos feeds RSS pela metade, fizemos a nossa parte e criamos uma conta no Feedburner. Para receber os posts em seu agregador de conteúdo preferido, basta copiar este link, ou então clicar no botão laranja ali na barra de endereços de seu navegador. Para os que já assinam, sugiro atualizar o endereço, até porque assim o contador na coluna da direita fica mais cheio.

13 de julho de 2007, 15:24 | Comentários (5)

tipo colômbia

malvados.jpg

O problema de trabalhar com marketing viral é que o sujeito começa a ficar paranóico. Tudo que acontece, pensa que é alguma ação deliberada para gerar mídia espontânea. Por exemplo, a pichação acima parece coisa do Dahmer e seus amigos arruaceiros.

A foto é do Globo, webjornal para o qual não crio links em protesto contra seus textos protegidos de CTRL+C e das notícias que entram em arquivo fechado após alguns dias, duas medidas totalmente anti-blog.

ATUALIZAÇÃO: Parece, mas não é. Após um contato via e-mail, o Dahmer responde que recebeu muitos parabéns, mas não é responsável por essas pichações.

12 de julho de 2007, 10:35 | Comentários (14)

falando em ser bom cidadão...

...incomodar a Net é sempre uma forma de aprimorar a vida em sociedade. Anda rolando por aí um e-mail que fala dos telefones de suporte da empresa de TV a cabo e acesso à Internet. O número que os operadores dão é sempre o 4004-7777 e variações. A questão é que esse é um telefone pago. A tal corrente, em tom de teoria da conspiração, diz que a empresa não divulga o 0800, uma exigência do Procon, mas na verdade ele pode ser encontrado no site.

Em todo caso, está bem escondido e é meio confuso, porque o telefone que dão para a Central de Relacionamento é o 4004, pago -- deve ser por isso que os atendentes deixam você mofando por horas com o fone no ouvido --, enquanto o 0800 está listado como "Telefone Exclusivo NET Vírtua SCM", seja lá o que isso for. Podem não estar fazendo nada francamente ilegal, mas estão dificultando o acesso a um serviço obrigatório. Qualquer pessoa com alguma noção de arquitetura de informação botaria o número logo na página principal, bem grande. Mas também, isso não é exclusividade da Net. Desafio os leitores a encontrarem o 0800 do Terra a partir da página principal, por exemplo.

Enfim, o número grátis é 0800 701 03 58. Se é para fazer o cliente perder tempo, que ao menos eles paguem por isso. Agora, se quer MESMO resolver seu problema, vá direto na ouvidoria.

11 de julho de 2007, 10:41 | Comentários (15)

seja um bom cidadão: use um guarda-chuva compacto

As chuvas começam a encharcar Porto Alegre por mais um inverno e os guarda-chuvas hipertrofiados começam a pulular como cogumelos nas calçadas. São guarda-chuvas com um diâmetro quase duas vezes o normal, sempre usados por apenas uma pessoa. Em certas calçadas mais estreitas, é impossível transitar. Esses guarda-chuvas são mais ou menos como os SUVs: ocupam muito mais espaço do que o necessário, bloqueiam a visão de quem vem atrás e em geral os idiotas que os dirigem andam sozinhos, quando poderiam levar um time de futebol inteiro.

Esse tipo de comportamento egoísta é coisa típica do Rio Grande do Sul, onde ninguém liga o pisca-pisca quando vai fazer curvas e as pessoas se trombam o tempo inteiro na rua da Praia porque nenhuma quer arredar o pé e dar passagem. É duro morar em um Estado onde todos se acham melhores e mais importantes do que os outros. A Prefeitura deveria aproveitar alguma blitz nos camelôs e recolher todos esses monstrengos.

9 de julho de 2007, 20:33 | Comentários (47)

buzzzzzzzzz

Hoje foi lançado mais um diretório de blogs brasileiros, o Buzzca. É coisa do pessoal da Riot, agência de marketing viral em que trabalha o Inagaki. Fizeram um bom trabalho. Um dos grandes acertos é a categorização bem extensiva e de fácil acesso, na capa, porque quem entra em um diretório de blogs está procurando justamente por isso. Também dá para votar nos blogs cadastrados, mandando-os para o topo da lista [até o fechamento dessa edição, este blog era o terceiro colocado, ajudem ali!], ou publicar comentários sobre eles. Por outro lado, falta um feed de últimos posts, como o do BlogBlogs. Para ver essa informação, é preciso ver o perfil de cada blog. De repente, poderia estar no lugar da tag cloud. Nunca entendi por que tantos sites de Web 2.0 dão importância a isso.

2 de julho de 2007, 17:02 | Comentários (5)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:



OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.