Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« efeméride ibero-americana | mais sinais da relevância dos blogs | arte imita a vida »

mais sinais da relevância dos blogs

Fantástica a história do blog americano Engadget, que está sendo investigado pela SEC. Motivo? Uma informação de que o lançamento do iPhone seria adiado, bem como o novo sistema operacional da Apple, causou uma queda nas ações da empresa durante 6 minutos, até que a informação, recebida de alguém dentro da fabricante de eletrônicos de luxo, fosse corrigida. O problema é que a queda foi de US$ 4 bilhões e causou prejuízo a muita gente.

Isso mostra a relevância que os blogs vêm adquirindo no ambiente midiático contemporâneo, para o bem e para o mal. Se uma informação publicada em um blog gera todo esse caos entre os investidores, é preciso levá-los bastante a sério — embora alguém que tome decisões sobre dinheiro baseado em notícias de blogs, fóruns, wikis e quetais mereça é levar surra com um gato morto, até miar. Levanta também uma preocupação: o uso de blogs alfa para manipular a opinião pública. Não seria surpresa se descobrirem que o autor do boato faturou com ações da Apple. Ainda pior, não seria surpresa descobrir que alguém invadiu uma conta de e-mail da empresa para enviar a informação falsa.

Hmmm... Por sinal, vocês sabiam que uma plataforma da Petrobras vai afundar na segunda-feira, assim que abrir o pregão? Se fosse você, leitor, venderia todas minhas ações no primeiro minuto.

19 de maio de 2007, 19:53 | Comentários (9)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif


OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.