1001 filmes.
Eu comprei um livrão na Livraria Cultura chamado "1001 filmes que você precisa ver antes de morrer". A parte sobre morrer me deixa, confesso, um pouco transtornada. O livro é em português de Portugal. Certamente lá eles lidam muito melhor com isso da morte, porque ficam fazendo piadinhas no editorial, do tipo "você vai morrer mais feliz" ou então "vamos lá, você não tem muito tempo". Péssimo gosto.
Como acontece com qualquer lista, as pessoas sentem-se fascinadas pelo livros assim que o enxergam, e os mais cabeçudos, ao final de uma folheada, certamente comentarão que não sei que filme deveria estar ali, e que é um absurdo tal outro ter sido escolhido.
Os filmes estão dispostos em ordem cronológica. Alguns ganham duas páginas, outros meia. Os textos não são sinopses, mas comentários em geral bastante relevantes, que falam sobre contexto histórico, subtexto, polêmicas, inovações.
Ótimo para quando não se sabe o que pegar na locadora (sobretudo quando sua família tem uma cujo acervo em relíquias é excelente).
Mas agora voltando aos portugueses: é, a língua deles é OUTRA. Bizarrice sem fim. Risadas incomparáveis. A hard day's night chama-se Os quatro cabeleiras do após-calypso. E outros títulos ENTREGAM o filme: Animal Farm é O triunfo dos porcos. E o melhor: Planeta dos macacos chama-se O homem que veio do futuro.

postado por Carol Bensimon as 11:46 | pitacos (8) | trackBack (0)

arquivos

insanus



Kongo.gif