métodos sinestésicos.
Li tempos atrás algumas dicas do escritor Chuck Palahniuk para o bem escrever, e uma delas era: antes de sentar na frente do computador e escrever tal cena, você tem que tê-la "vivido" na sua cabeça uma porção de vezes. Na época eu já estava fazendo isso, e acho que todo mundo que tem alguma intenção de escrever literatura não pode deixar de fazê-lo. E no entanto creio que a parte mais divertida é ter a imagem mental da cena e começar a escolher o que se vai usar. Se a cena é numa praça, o que vou dizer sobre ela para evitar cair em generalizações, quer dizer, para que seja essa praça única? E outra: esses detalhes vão me ajudar a alcançar o tom que pretendo dar à cena, ou estão enfraquecendo esse tom? (sim, não riam, daqui a uns anos, gostaria de dar uma oficina literária - mas chega de contos. Seria de narrativa longa. O que já tangencia demais o assunto e deixo pra outro post).
No processo de transferência da imagem mental para a imagem literária, essa segunda uma seleção de elementos da primeira, uma coisa que me ajuda às vezes é ouvir a música certa enquanto penso e/ou escrevo. Por música certa entendo uma música que de certa forma tenha a melodia próxima à cena que estou escrevendo. Em outras palavras: se essa cena literária fosse uma cena de filme, essa música poderia estar tocando no fundo.
A isso chamam de "sinestesia", e também a minha playlist para esse fim tem o mesmo nome. Não é uma coisa que funciona com todo mundo - e em parte estou escrevendo isso para descobrir como funciona com vocês - mas eu percebi que tenho a tendência a fazer essa aproximação desde que ouvia Acorns & Orioles (Guided by Voices) dois anos atrás e pensava Hm, eu quero que minha novela soe assim. Quando estava escrevendo os últimos parágrafos dessa, aliás, ouvi muitíssimas vezes Cortez the Killer (Neil Young), até poder colocar o ponto final e revisar. E essa semana, prum conto ambientado numa fazenda que mandei ao Paraná, fiz soarem os grilos de Yo la Tengo em Green Arrow.

postado por Carol Bensimon as 17:28 | pitacos (7) | trackBack (0)

arquivos

insanus



Kongo.gif