Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« dez dicas para não fazer um blog | a imprensa nunca tem culpa | medo e delírio no festival do anchieta »

a imprensa nunca tem culpa

O filho do casal de idosos morto em São Paulo passou ontem o dia inteiro como suspeito de parricídio. Agora, a polícia voltou atrás e tirou o homem da lista de suspeitos. Além da dor da perda dos pais, o homem ainda teve de agüentar o linchamento moral de ser considerado um dos piores tipos de criminosos, senão o pior. Sua casa amanheceu pichada com palavras como "assassino".

Nem vale a pena entrar no mérito da notícia em si. Crimes passionais ou familiares não contribuem em nada para o interesse público — embora possam ser muito interessantes para o público. Ao contrário de um caso como o da Escola Base, que atingia uma comunidade considerável, esse parricídio não influi em nada fora do círculo familiar. O valor informativo para o cidadão é nulo. Notícias sobre assaltos a banco ou ladroagem de uma maneira geral ao menos permitem conhecer pontos críticos e formas de se proteger. Parricídio é apenas circo.

Como não podia deixar de ser, os jornalistas se apressaram a limpar a própria barra após a lambança. Um repórter do Jornal Hoje perguntou ao delegado se não havia sido uma irresponsabilidade indicar o filho como um dos suspeitos. Este deu uma resposta meio enviesada, sugerindo que não foi irresponsabilidade. E deve ter razão. O mais provável é que tenham falado em diversas linhas de investigação. Os repórteres, obviamente, escolheram a mais saborosa para noticiar. Qual a graça de outro casal de velhos morto por assaltantes? Já um caso de parricídio fornece meses e meses de tragédia grega para narrar, como até hoje demonstra o caso de Suzane Richthofen. No entanto, as matérias sobre o assunto jogam a culpa apenas nas declarações da polícia, não na descontextualização malfadada feita pelos repórteres.

Isso lembra um artigo do blog especializado em neurociência Mixing Memory. O autor, Chris, chocado com as declarações de um colega em uma matéria sobre o assunto, chega à conclusão de que os repórteres escrevem sobre uma pesquisa quando "conseguem fazer o autor dizer alguma bobagem". É triste, mas o blogueiro tem razão na maioria dos casos. Devido aos constrangimentos de tempo e espaço da narrativa jornalística, é preciso fazer com que as fontes simplifiquem o assunto o máximo possível, de preferência em uma frase. Melhor ainda se for uma frase de efeito, que renderá boas "aspas" no texto, vídeo ou áudio. Além disso, repórteres não aceitam "não" como resposta. Enchem o saco do entrevistado até que ele solte alguma declaração. Se ainda assim não diz nada, a pessoa pode contar com toda má vontade do mundo por parte da mídia.

Como se sabe, nada é simples. As coisas são complexas e sempre existem ressalvas, poréns e exceções. O problema é que o jornalismo odeia a complexidade. Contradição é coisa para as ciências e as artes. No jornal, só se tem espaço para um aspecto do assunto ou, no máximo, dois lados de uma mesma questão. É preto ou branco. Todos os 256 tons de cinza existentes na vida real ficam de fora.

O que houve no caso do casal de idosos mortos em São Paulo, portanto, faz parte da rotina jornalística. O delegado falou algo, os repórteres destacaram a informação de seu contexto e publicaram. Infelizmente, dessa vez a coisa andou para outro lado e a descontextualização se mostrou um erro com conseqüências graves. Na maior parte das vezes isso não acontece e alguns repórteres conseguem mostrar a complexidade das questões, mesmo com todos os constrangimentos impostos pelo tempo e pelo espaço. O único problema é que, quando as coisas dão errado, os jornalistas sempre tentam se eximir, dizem que estavam apenas relatando os fatos e deixam a batata quente na mão das fontes que viram suas declarações usadas de forma simplificadora.

Em vez de culpar o delegado Rodolfo Chiarelli, a mídia deveria fazer um mea culpa e pedir desculpas ao pobre sujeito que foi acusado injustamente.

18 de novembro de 2006, 14:30 | Comentários (12)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif


OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.