Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« aguardo ansiosamente | o problema do brasil é falta de laço | web 2.0 com chimarrão »

o problema do brasil é falta de laço

Para o grupo formador de opinião, mudou o ideal de felicidade, que hoje é o bem-estar corporal, o prazer físico. Além desse ideal de felicidade sensorial, há uma idéia da vida como entretenimento. Ou seja, a pessoa deixa de pensar nas consequências morais do que faz. Quem compra droga simplesmente desliga o botão que avisa qual será a consequência disso. Parece que tudo é uma brincadeira. Multidões de pessoas que deveriam ter responsabilidade agem dessa forma. Na moral do espetáculo, o outro é sempre o responsável pelas mazelas e não eu. Eu estou corrompendo, sou venal, sou leviano, mas o que eu faço não tem nenhuma consequência. O que o vizinho faz com certeza terá. É uma posição típica dessa falta de compromisso.

Bem que o Guy Debord avisou.

O trecho acima, de uma entrevista do psicanalista Jurandir Freire Costa, expressa com toda clareza algo que sempre tentei comunicar, mas nunca consegui, a julgar pelos comentários de leitores aos meus posts sobre política e sociedade. Não se deixe enganar pelo título infeliz que o editor pôs na matéria, não é bem isso que Jurandir diz durante a conversa. Ele diz é que temos de parar de criticar a corrupção, a imoralidade e o egoísmo, apenas para em seguida sonegar impostos, subornar guardas de trânsito e tentar vencer a burocracia com a ajuda de amigos poderosos. Indignar-se e não ser o exemplo do cidadão que se quer para o Brasil é farisaísmo, é cinismo, é hipocrisia.

O Hermano também curtiu a entrevista, mais pelo lado do vácuo de autoridade que tomou conta da cultura brasileira. É outro aspecto importante. Hoje em dia, os pais parece que acham feio educar os filhos. Francamente, acho que as palmadas e castigos que levei, além de bem merecidos, colaboraram muito para que me tornasse uma pessoa útil à sociedade. Não que sejam a melhor forma de se educar alguém, porém não são fonte de trauma algum, se não passarem dos limites. E tem coisas que só na palmada se resolve.

Um sintoma da demência moral, aliás, é termos de agüentar uma campanha contra os castigos físicos protagonizada por ninguém menos que Xuxa, apresentadora de programas infantis famosa por filmar cenas eróticas com crianças e por beliscar os baixinhos mais exaltados em seu auditório.

26 de julho de 2007, 11:01 | Comentários (14)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:



OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.