edifício yacoubian.
O Edifício Yacoubian é sem dúvida o primeiro filme egípcio que eu assisti. Tendo quase toda a minha família materna nascido e vivido em Alexandria, e Alexandria e o Egito dos "bons tempos" sendo constantemente lembrados em qualquer conversa, isso soa como um pecado. Mas talvez não, se eu pensar que, depois da expulsão de 1957, nunca mais colocaram os pés lá, e tudo o que dizem é que hoje a coisa degringolou: confeitarias mais luxuosas que as parisienses no meio da favela total. Pois bem. O Edifício Yacoubian foi meu primeiro confronto com o Egito real, e Egito é igual ao Brasil, só que o fanatismo religioso deixa tudo com mais cara de aberração.
Estranho ver o cotidiano de uma sociedade muçulmana. Ok, sabemos como funcionam mulheres de burka no Afeganistão ou com o chador na Oxford Street e portanto tentando mostrar riqueza e bom gosto só através das suas bolsas e dos seus óculos escuros. Mas o que soa esquizofrênico no Cairo é a ocidentalização (mulheres de mini-saia) convivendo com os valores mais arcaicos do mundo, sobretudo no que se refere às mulheres.
Embora o filme traga toda uma gama de personagens, cada um com seus conflitos (é a adaptação de um livro, e tem 160min de duração), todas as tramas tratam basicamente da relação entre sexo e poder. Mulheres que, por um empreguinho merreca, têm que se sujeitar aos abusos do patrão, ou a ser a prostituta secreta de um rico corrupto, unidos estranhamente pelos laços de um segundo e simultâneo matrimônio - com a aprovação de Deus. Ou um gay que trabalha num conceituado jornal e precisa comprar sujeitos heteros e pobres com vinho e comida cara em troca de um pouco de sexo. E a solução para não ser explorado parece ser somente matar ou roubar. Enquanto isso, a corrupção rola solta (repetitindo, Egito = Brasil), mas sob a presença constante da religião, e Deus é evocado até no momentos das maiores falcatruas.

Recomendo muito. Para quem mora em Porto Alegre, o filme está passando no AeroGuion.

postado por Carol Bensimon as 14:57 | pitacos (3) | trackBack (0)

arquivos

insanus



Kongo.gif