Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« pinta lá, magrão | estadão contra blogs | 1337 »

estadão contra blogs

Muita gente boa já escreveu sobre a recente polêmica causada pela campanha publicitária do Estadão. É na verdade irônico logo o jornal que tem o melhor caderno de tecnologia do Brasil aceitar uma campanha tão imbecil quanto a produzida pela agência Talent. O gerente de marketing que teve a infelicidade de aprovar essa campanha poderia ter ido se aconselhar com a equipe do caderno Link.

Por outro lado, não fico ofendido com a campanha, como a maioria dos colegas de blogosfera. Fico até feliz. Um dos maiores jornais do país reconhecer os blogs como inimigos é uma grande vitória para os blogueiros sérios. O Estadão está admitindo que muita gente aprendeu a publicar e buscar informações por si mesmas na Web. Isso parece deixar os diretores do jornal preocupados, mas não deveriam. Não é em busca de notícias gerais que o público vai até os blogs, mas sim em busca de opinião embasada ou, pelo menos, estimulante, e dados sobre assuntos que só vão chegar aos jornais daqui meses ou anos.

Isso não acontece por incompetência dos repórteres. Ocorre que um jornal precisa veicular informações que interessem à massa de leitores, não apenas a meia dúzia de aficionados por tópicos específicos. E no campo dos tópicos específicos, os blogs são e continuarão sendo imbatíveis.

Além do mais, o jornalismo não precisa competir com os blogs. Leitores de blogs em geral podem ser considerados internautas que têm a malandragem de lidar com a Web, e gente assim costuma ler sobre o mesmo assunto em várias fontes, seja na blogosfera, seja nas versões digitais da mídia tradicional. O Estadão parece ter errado a mira na hora de atingir o inimigo — e não é o único representante da imprensa a fazer isso, apenas o que causou mais estardalhaço até agora. Em vez de gastar pólvora com os blogs, a imprensa poderia usar seus recursos para criar formas de fazer com que as versões digitais de suas publicações passem a recuperar o lucro que estão perdendo com as versões impressas.

14 de agosto de 2007, 10:40 | Comentários (14)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:



OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.