Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


argentino é melhor em tudo

Sábado que vem embarco para Buenos Aires, passar quatro dias. Viagem que estive adiando há tempos, por um motivo ou outro. Aí, entrei no site oficial de turismo da cidade e fiquei estupefato com a qualidade das informações.

Informações bem organizadas, aliás, já que logo na capa é possível escolher um dos cinco tópicos que mais fazem sentido para um turista. Há tradução de tudo para o português brasileiro. Também é possível baixar o guia em PDF em 11 línguas diferentes e baixar guias em áudio para certos pontos de interesse. Até blog o site oficial da cidade tem.

Agora vejamos o guia oficial do principal destino turístico brasileiro, o Rio de Janeiro. Ao menos quero crer que este TurisRio seja o site oficial do turismo na cidade maravilhosa, e não essa porcaria da Prefeitura. O site de São Paulo, cidade com bem menos coisas para turista ver, é mil vezes melhor. Faz sentido. O Rio de Janeiro se considera a essência do Brasil. Basta comparar seu guia na Web com o guia de Buenos Aires e concluir qual povo é mais digno.

Enfim, se alguém tiver dicas de flânerie e gourmandise para a capital argentina para compartilhar, favor deixá-las nos comentários deste post até sexta-feira.

28 de agosto de 2007, 1:18 | Comentários (32)

pinta lá, magrão

PECHA KUCHA NIGHT PORTO ALEGRE - Vol. 2

26 DE AGOSTO (Domingo)
19h
OX - Ocidente

Renan Schmidt (Parafuso)
Ivana Verle + Zaracla
Camila Mazzini
Antônio Xerxenesky + Mari Dutra
Marcelo Guidoux Kalil + Val Kuhn
Milton Colonetti + Naja Band
Guilherme Dable
Viv e Os Timoneiros
Fernanda Chemale + Laura Leiner
Gilson Vargas + Gabi Bervian
Douglas Dickel
Geraldo Tavares
Marcelo Träsel + Tati Rosa + Pablo Sotomayor

Pecha Kucha?

25 de agosto de 2007, 18:20 | Comentários (1)

we love michael

cracha_rbs.jpg

A inacreditável circular acima, criada pelo setor de Recursos Humanos do grupo RBS, anda rolando entre jornalistas de Porto Alegre nas últimas semanas. Resolveram trocar todos os crachás com a mudança do logotipo -- que, aliás, parece feito no Web 2.0 logo generator ou pensado para alguma marca de cerveja. Dispensa maiores comentários.

24 de agosto de 2007, 10:06 | Comentários (12)

imprensa contra os blogs

Que Estadão que nada! Ataque aos blogs de verdade vem do Diário do Nordeste, jornal de Fortaleza afiliado à Rede Globo — que, aliás, usa muito o formato blog em seus veículos. Em um editorial de agosto, fazem parecer que os blogueiros são responsáveis por todas as mazelas culturais do mundo.

A pretensa democratização da mídia alegada pelos titulares de blogs estaria, pelo contrário, ocasionando o surgimento de nova oligarquia, pela qual inúmeras pessoas, em alguns casos agindo de má-fé, podem usar seu talento de persuadir a favor de causas desonestas. Sobretudo os mais jovens, pela natural falta de experiência característica da idade, tendem a acreditar em tudo aquilo que lêem, principalmente se as mensagens chegam numa linguagem que lhes pareça simpática e envolvente. Essas são as principais vítimas de blogs com intenções indisfarçáveis de fomentar preconceitos e disseminar tendências extremamente perniciosas à sociedade.

Na verdade, o editorialista do jornal cearense parece ter lido mal o livro de Andrew Keen — ou as entrevistas que ele deu à Época ou à Folha — e resolvido macaquear suas idéias para se defender do concorrente, o jornal O Povo, segundo conta Glaydson Lima. O blogueiro — ô raça! — também dá a entender que a publicação, pertencente ao Grupo Edson Queiroz, é pelego do clã Jereissati comprometido com interesses políticos. Sabendo disso, o trecho a seguir do editorial fica até engraçado:

O pior, no caso, é que também se constata a existência de blogs que, aparentando ser de indivíduos, são, na verdade, manipulados por grandes grupos ligados a objetivos inconfessáveis.

É, jornalistas nunca são guiados por objetivos inconfessáveis, não é? Os repórteres de jornais, redes de televisão e rádio ligados a políticos e a grandes grupos financeiros, especialmente, jamais se deixam influenciar por interesses escusos. Nunca os objetivos inconfessáveis de deputados, governadores ou empresários maculam a edição de uma notícia. Só essa plebe sem diploma de jornalismo que de repente tomou conta do espaço público comete erros ou distorce os fatos, pura e simplesmente.

Blogueiros não são piores nem melhores do que jornalistas. Como qualquer outro ser humano, têm seus preconceitos, opiniões e interesses e muitas vezes nem percebem que um texto está sendo guiado por eles. Por outro lado, os blogs são muito diferentes dos jornais e não deveriam representar uma ameaça. Se representam, é porque as empresas de comunicação do Brasil preferiram se restringir à irrelevância cultural do que investir em jornalismo de qualidade. Não estão falando a mesma língua do público. Não mostram os problemas que interessam de verdade aos cidadãos. De fato, em lugar de investir no jornalismo, as empresas têm cada vez mais reduzido suas equipes e as verbas para coberturas internacionais e reportagens longas. Para compensar, dão quinquilharias aos assinantes.

A vantagem dos blogs é poder cobrir as lacunas deixadas pela mídia. Se a Globo não mostra as competições de esgrima do Pan 2007, os que se interessam por esse esporte terão de buscar informação noutros lugares. Se os cadernos de gastronomia de sua cidade só elogiam todo mundo e reproduzem releases, crie um blog dedicado a isso. Se o jornal da sua cidade não dá notícias de seu bairro, publique-as na Web. A imprensa não tem como estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Se o Diário do Nordeste ou o Estadão acham isso ruim, que contratem mais repórteres e cubram todos os assuntos.

21 de agosto de 2007, 10:41 | Comentários (17)

iphone no brasil

O Eduardo Pellanda traz uma boa notícia aos macmaníacos: alguns hackers informaram no hackintosh que deram um jeito de o iPhone funcionar com as operadoras TIM e Claro. Finalmente os fãs de Steve Jobs poderão resolver a crise de abstinência que se abateu quando souberam que seria preciso ter uma conta na iTunes Store para registrar o telefone.

18 de agosto de 2007, 12:27 | Comentários (4)

1337

O Interney resolveu listar os 100 blogs brasileiros melhor classificados na ferramenta de buscas Technorati. Como era de se esperar, o portal capitaneado pelo Edney e pelo Inagaki está em primeiro. A surpresa é o insanus.org, onde estou orgulhosamente hospedado, ter ficado em 16º, logo à frente do Noblat, que amargou um 17º lugar. Interessante que os outros blogs de jornalistas famosos comeram poeira, mesmo tendo grandes grupos de mídia por trás.

16 de agosto de 2007, 22:17 | Comentários (1)

estadão contra blogs

Muita gente boa já escreveu sobre a recente polêmica causada pela campanha publicitária do Estadão. É na verdade irônico logo o jornal que tem o melhor caderno de tecnologia do Brasil aceitar uma campanha tão imbecil quanto a produzida pela agência Talent. O gerente de marketing que teve a infelicidade de aprovar essa campanha poderia ter ido se aconselhar com a equipe do caderno Link.

Por outro lado, não fico ofendido com a campanha, como a maioria dos colegas de blogosfera. Fico até feliz. Um dos maiores jornais do país reconhecer os blogs como inimigos é uma grande vitória para os blogueiros sérios. O Estadão está admitindo que muita gente aprendeu a publicar e buscar informações por si mesmas na Web. Isso parece deixar os diretores do jornal preocupados, mas não deveriam. Não é em busca de notícias gerais que o público vai até os blogs, mas sim em busca de opinião embasada ou, pelo menos, estimulante, e dados sobre assuntos que só vão chegar aos jornais daqui meses ou anos.

Isso não acontece por incompetência dos repórteres. Ocorre que um jornal precisa veicular informações que interessem à massa de leitores, não apenas a meia dúzia de aficionados por tópicos específicos. E no campo dos tópicos específicos, os blogs são e continuarão sendo imbatíveis.

Além do mais, o jornalismo não precisa competir com os blogs. Leitores de blogs em geral podem ser considerados internautas que têm a malandragem de lidar com a Web, e gente assim costuma ler sobre o mesmo assunto em várias fontes, seja na blogosfera, seja nas versões digitais da mídia tradicional. O Estadão parece ter errado a mira na hora de atingir o inimigo — e não é o único representante da imprensa a fazer isso, apenas o que causou mais estardalhaço até agora. Em vez de gastar pólvora com os blogs, a imprensa poderia usar seus recursos para criar formas de fazer com que as versões digitais de suas publicações passem a recuperar o lucro que estão perdendo com as versões impressas.

14 de agosto de 2007, 10:40 | Comentários (14)

pinta lá, magrão

instrucoes.jpg

Começa amanhã a nova temporada do espetáculo de dança dirigido por ninguém menos que Tati da Rosa, a Sra. Träsel. Apareçam lá e entrem com o pé direito em um novo mundo artístico. Confiem em mim, também nunca tinha assistido a uma peça de dança moderna até há alguns meses. E fiquem tranqüilos, ninguém vai tirar vocês da poltrona para "interagir" no palco.

Confiram o blog do projeto, também.

13 de agosto de 2007, 20:42 | Comentários (12)

duvido que funcione, mas...

boycott_beijing_03.jpg

...não custa nada divulgar a campanha pelo boicote às Olimpíadas de 2008 na China. Motivos para isso abundam, o governo chinês é uma ditadura e as organizações jornalísticas em especial estão preocupadas com o controle das informações que seus enviados podem sofrer.

Porém, a razão principal por que esse boicote seria muito bom é o fato de a realização de uma Olimpíada sob uma ditadura ser uma excrescência. Um evento que desde os gregos celebra a paz e entendimento entre os homens, incentiva a civilidade, acaba sendo usado para legitimar justamente o contrário desses ideais. Não é a primeira vez e infelizmente não será a última em que as organizações esportivas internacionais prestigiam governos que deveriam condenar.

Alguém aí pode até argumentar que será bom ter montes de repórteres enxameando a China, porque alguma informação pode acabar ganhando a luz do dia. Só há dois problemas nesse raciocínio: primeiro, importante mesmo seria essas informações chegarem aos próprios chineses, mas isso continuará não acontecendo, porque, mesmo se evitar controlar os jornalistas estrangeiros, o governo certamente continuará controlando os chineses. Segundo, mais relatos de ataques aos direitos humanos na mídia internacional farão pouca diferença, notícias sobre isso não faltam por aí e a ditadura chinesa continua firme e forte.

Só resta mesmo é promover um boicote a essas Olimpíadas e às empresas que patrocinam o evento, procurando tirar lucros mesmo sob risco de endossar um governo duvidoso. Se o tilintar das moedas é a única linguagem que entendem, que se silenciem as moedas.

10 de agosto de 2007, 10:22 | Comentários (22)

cadê a peta nessas horas?

cavalo1.jpg

Eram 7:30 da manhã. Chego na parada de ônibus em frente ao prédio de Biocências da UFRGS e me deparo com a cena da foto. Um carroceiro tenta tirar da pista um cavalo em estado deplorável, depois de aparentemente filmar ou fotografar um comercial com ele. O bicho está empacado. Uma senhora que parece ser a diretora ou produtora do comercial atravessa a rua, vem até o carroceiro e diz:

— E se fizer ela andar de ré, será que não dá?
— Sai do meio da rua, Verinha! — Grita alguém da equipe. Ela volta para perto do caminhão.

Nesse meio tempo, o carroceiro tira a sela e os arreios do animal e dá para ver algumas feridas no couro. O pêlo do cavalo também estava todo gosmento e ele parecia muito magro. Embora houvesse alguns cavaletes da EPTC no local, nenhum azulzinho aparece para organizar o trânsito.

8 de agosto de 2007, 17:32 | Comentários (9)

scrapertube

Depois dos scraper blogs, estaremos na iminência de uma praga de ladrões de conteúdo no YouTube? É o que parece, infelizmente. Os spammers costumam ser muito espertos em criar formas de usar as ferramentas para criar fazer com que o internauta mais desavisado caia em sua rede de links.

O que eles têm feito no YouTube é roubar os vídeos de pessoas como Lasse Gjertsen, refazer o upload para uma outra conta no repositório de vídeos e fingir ser o autor, recomendando um site qualquer. O usuário Gleaker13, por exemplo, oferece um link para um site que roda um script — ao menos, é o que parece, mas não sou louco de apertar o botão. Nesse caso, parece ser phishing, mas poderia muito bem ser um site com anúncios do Google Ads. Ou talvez até seja mesmo um jogo online, mas é plágio seguido de spam de qualquer forma.

Triste.

8 de agosto de 2007, 10:15 | Comentários (4)

retrato do bananão

Estava prestes a enviar um e-mail de desculpas ao governo e a Lula, ao ver a manchete da Veja da semana passada, mas nem o erro cometido pelo comandante do vôo TAM 3054 consegue eximir esse governo da parcela de culpa que se imaginava terem no acidente: a boa e velha falta fiscalização e planejamento. Em resumo, ausência de Estado.

O piloto cometeu um erro durante o pouso, deixando o manete em posição errada e impedindo o avião de frear — ao menos é o que as informações das caixas-pretas sugerem, mas a investigação da Aeronáutica ainda precisa comprovar. Isso já aconteceu duas vezes com o Airbus de mesmo modelo, uma em Taipei, outra em Manila. Nessas duas ocasiões, apenas três mortes. Motivo? Não existe uma megalópole em volta de uma pista curtíssima de aeroporto.

Como o Solon já apontou no caso da queda do avião da Gol, raramente um desastre aéreo acontece por uma causa isolada. Mesma coisa nesse caso. Os fatores envolvidos até agora no acidente parecem ser:

1. Erro do piloto.
2. Preguiça da Airbus em melhorar o sistema de travamento do reverso (se é que isso é possível).
3. Submissão ao lobby imobiliário pelo governo paulista, que permitiu até a construção de um hotel de 50 metros nas cercanias de Congonhas (Kassab, prefeito chegado num factóide, prometeu cassar o alvará).
4. Submissão ao lobby das companhias aéreas, que desviam até vôos Porto Alegre-Buenos Aires para São Paulo, porque é mais lucrativo.
5. Preguiça dos passageiros em pousar em Guarulhos e depois viajar até São Paulo, para evitar o congestionamento em Congonhas.

Onde entra o presidente? Não entra, esse é o problema. É verdade que a situação chegou a esse ponto por décadas de descuido. Mas essa explicação não serve. Se não queria resolver os problemas deixados pelos militares, por Sarney, Collor, Itamar e FHC, que Lula não tivesse se candidatado à presidência. E o governo nem mesmo pode se dizer surpreso com problema, porque o caos aéreo está instalado já há mais de um ano e nada foi feito para resolver.

Pior, quando Lula decidiu se meter, foi para quebrar a hierarquia da Aeronáutica e aprofundar ainda mais o problema com os controladores de vôo. Todas as medidas que foram tomadas pelo governo na semana do acidente deveriam ter sido tomadas há um ano, pelo menos. O fato de se ter resolvido agora desafogar Congonhas mostra apenas que o governo não teve vontade de fazer isso antes, porque não queria contrariar os interesses das companhias aéreas, nem irritar ainda mais os passageiros. Tentou evitar perdas maiores de popularidade. Inclusive, a rapidez com que as medidas foram anunciadas prova que os planos já deveriam existir, mas não foram concretizados sabe-se lá o porquê.

Isso sem falar na escolha de um político, em vez de um especialista em aeronáutica, para dirigir a agência responsável pelo setor, e na manutenção de um ministro da Defesa que se mostrou incompetente para eliminar o problema. Ambos se preocuparam apenas em jogar a responsabilidade um no outro pelas pendências estruturais. Pode até ser que exista um vácuo de responsabilidade hoje no setor aéreo, mas o responsável último pela aviação é o governo federal.

Repito: Lula e seus assessores e ministros poderiam ter começado a fazer algo para resolver a crise aérea há mais de um ano. Não fizeram nada. Agora que mais centenas de pessoas morreram, diz que, para variar, não sabia de nada. Trata-se em minha opinião de um irresponsável cuja única preocupação é se aferrar com unhas e dentes ao poder. Enquanto isso, algumas pessoas afirmam com a maior nonchalance que a mídia está se aproveitando do caso para derrubar o governo. Deve ser por isso que estão se adiantando às investigações e condenando os pilotos, o que livra a cara do governo. Aliás, é preocupante que o vazamento no mínimo impróprio de informações das caixas-pretas, que interessa apenas ao governo, tenha ocorrido em uma CPI cujo relator é do PT.

Para finalizar, dois comentários. Não critiquei a TAM por reconhecidamente adotar práticas selvagens de capitalismo, o que leva a esse tipo de coisa, porque no fim das contas esse é o papel de uma empresa. O papel dos governos é fiscalizá-las e não permitir que os interesses dos acionistas ponham os cidadãos em risco.

Em segundo lugar, engana-se quem diz que essa é uma indignação burguesa, porque só a classe média alta seria prejudicada pelo caos aéreo. Quando negócios deixam de ser fechados, cargas deixam de ser transportadas, investidores começam a procurar outros países porque o Brasil não oferece infraestrutura decente, o proletariado têm menos empregos à disposição.

7 de agosto de 2007, 15:10 | Comentários (11)

gaúcho é melhor em tudo
Como pode não ter nenhum representante gaúcho entre as 7 maravilhas do mundo moderno?

Isso é só mais uma prova de que o Brasil e o mundo morrem de inveja do nosso estado, o Rio Grande do Sul. Não vamos deixar barato. Vamos eleger as nossas próprias 7 maravilhas. Porque se é melhor aqui, automaticamente é melhor do mundo.

Sirvam nossas façanhas de modelo a toda Terra!

Vai lá e vota em qual das sete maravilhas gaúchas você acha que deveria ser a escolhida.

Certo que isso é gozação, mas como toda gozação eficiente, é um exagero baseado em traços de caráter bem reais da população do Rio Grande do Sul. Depois, reclamamos por ser motivo de chacota no resto do país.

4 de agosto de 2007, 15:06 | Comentários (23)

oh, meu deus! que capa horrenda!

Fui obrigado a arquivar para a posteridade essa inacreditável tentativa do jornal O Sul em parecer inovar a capa, publicando um infográfico da Folha Imagem em sua capa. A manchete — a de verdade, não a coleção de exclamações — num quadro laranja na margem esquerda é um primor em termos de uso do design gráfico para informar o leitor.

3 de agosto de 2007, 10:34 | Comentários (21)

o que todos estavam esperando

Depois de uma demora inexplicável, está no ar a versão oficial da minha dissertação: A pluralização no webjornalismo participativo: uma análise das intervenções no Wikinews e no Kuro5hin. Baixem, leiam as 271 páginas e confiram se valeu a pena o governo ter usado seu dinheiro para me manter dois anos dedicado aos estudos.

O Scribd, o serviço em que está hospedado o arquivo, é bem interessante. Promete ser um tipo de YouTube dos documentos. Você pode subir textos, imagens e áudio, definir palavras-chave, a forma como quer compartilhá-los e inclusive o tipo de direitos que prefere manter sobre a obra. Bem útil, sobretudo para PDFs imensos e pesados.

2 de agosto de 2007, 10:10 | Comentários (14)



banner%20chao.jpg
Você vota em Porto Alegre? Já tem candidato a vereador?

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:



OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.