Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« por que nunca terei nada da apple | assassinos! | erramos »

assassinos!

Assim como o Demori, pensava ficar em silêncio sobre o acidente de ontem com o vôo 3054 da TAM, que bateu em um prédio ao pousar em Congonhas, matando todos os 176 passageiros e muitos ocupantes do edifício. Não há muito o que dizer que a capa do Insanus.org de luto já não diga, ou então os posts de colegas como o Alexandre, o Walter e até os guris do Impedimento. Pretendia também manter um silêncio em respeito ao amigo Daniel Cassol e diversas outras pessoas que perderam familiares na tragédia.

Porém, matérias como essa, mostrando que os homens públicos só querem tirar o seu da reta, irritam profundamente e forçam uma manifestação. O governo federal, responsável pelo sistema aéreo, está preocupado em terminar com dois anos de baderna nos aeroportos, agora que o segundo avião caiu matando todos os passageiros em menos de seis meses? Alguém foi demitido? O descendente japonês e comandante da Aeronáutica Juniti Saito prometeu cometer seppuku? Que nada:

Após o segundo acidente de grandes proporções em menos de dez meses, um ministro, que esteve no gabinete de crise instalado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que "independente de culpados, sabemos que muitas coisas recairão sobre nossas costas".

Outros interlocutores do Palácio do Planalto dizem que, no momento certo, o governo se defenderá politicamente. Contudo, o próprio presidente é que definirá qual será a estratégia e quem falará em nome do governo.

Por ora, o governo quer apenas evitar que a tese da "crônica da tragédia anunciada ganhe corpo" e prevaleça sobre as investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) e da Polícia Federal.

Os políticos brasileiros nem mesmo fingem mais que têm algum respeito pelo cidadão. Faz tempo, aliás. Jamais me imaginaria dizendo isso, mas Lula está fazendo o pior governo que tive a chance de acompanhar nos meus 28 anos. O presidente é ignorante e não tem a menor vocação para estadista. Não consegue nem demonstrar autoridade e cortar algumas cabeças em meio ao fiasco que se tornou a aviação nacional. Ao contrário, como em todos os outros problemas que surgiram durante os dois mandatos, prefere enfiar a cabeça num buraco -- ou numa garrafa de caninha, vá saber -- e fingir que as dificuldades vão desaparecer se o PT conseguir convencer a opinião pública de que ninguém no partido e no governo tem nada com isso.

A verdade, porém, é que Lula é um assassino. Já parou para pensar nisso, presidente? Você tem centenas de mortes nas costas, por ser um irresponsável incompentente e ter deixado o caos aéreo chegar nesse ponto. Seus ministros são assassinos. Seus comparsas políticos são assassinos.

A oposição não é melhor do que o governo e provavelmente está apenas dando três dias de luto antes de se aproveitar dessa nova tragédia para tentar tomar o poder ao PT nas próximas eleições. Serão assassinos, porque em vez de procurar soluções, apenas atravancarão ainda mais o desenrolar de um governo já vagaroso. Vão chamar um monte de gente para depoimentos inúteis na CPI, gastar horrores de dinheiro do contribuinte e recuar antes de indiciar qualquer pessoa importante, porque quase todos têm o rabo preso.

O governo, que deveria equilibrar os interesses econômicos e políticos com o bem público, é refém desses interesses. Assassinos. O parlamento, que deveria fiscalizar o governo, parece mais com um bazar em que todo mundo apregoa um monte de mentiras o tempo inteiro e negocia até a mãe, se alguém quiser comprar. Assassinos. A justiça não prendeu até hoje, nem nunca prenderá, os corruptores e lobistas que levam a esse tipo de tragédia (alguém aí lembra da cratera do metrô?), já que nem mesmo os corruptos são levados aos tribunais. Assasinos. Já o povo vai chiar por alguns dias, dizer que já basta, exigir honestidade e competência do governo, pôr a culpa em tudo e em todos, mas nas próximas eleições vai votar nos mesmos palhaços e vai continuar dando uma gorjetinha ao guarda da esquina para se livrar de uma multa. E ainda vão se achar espertos, os otários.

Isto é, tudo continuará na mesma. E isso quase me entristece mais do que pensar na dor dos familiares, porque faz ter a certeza de que muitos brasileiros ainda terão de sentir dores semelhantes, até onde a vista alcança, porque somos comandados por assassinos.

19 de julho de 2007, 0:44 | Comentários (27)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:



OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.